Atitudes para ter uma vida de vitórias

fevereiro 29, 2016


Quatro  Atitudes  para ter uma vida de vitórias

TEXTO: 2Cr 21:20 Jeorão tinha trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Morreu sem que ninguém o lamentasse, e foi sepultado na cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis.

Quebra-gelo: Líder Comece a reunião de célula perguntando aos presentes se podem lembrar de alguém, que já não viva mais próximo ou que já tenha morrido, por quem sintam saudades.

Introdução:

Dê oportunidade para que as pessoas compartilhem brevemente as respostas. Em seguida, introduza a ministração da célula apresentando o triste relato bíblico acerca do rei Jeorão, que morreu depois de reinar oito anos.

A Bíblia registra que ninguém lamentou por sua morte (outras traduções da Bíblia dizem que “ninguém sentiu saudades” do rei). Faça então a pergunta aos presentes: se você morresse hoje, quantas pessoas lamentariam por isso? Quantas pessoas sentiram mesmo saudades de você?

Ninguém lamentou pela morte de Jeorão. Como pode, alguém viver quarenta anos nesta terra, sendo rei de uma nação e terminar sua vida assim? A Bíblia aponta para pelo menos quatro erros de Jeorão, que servem de alertas para nós.

1º. ERRO -  O Rei Jeorão abandonou o Senhor, o Deus de seus antepassados. Ler: (2Cr 21:10) Esta é a pior escolha que alguém pode fazer em sua vida, abandonar o Senhor. Pior ainda que, conforme o verso 11, o rei de Judá ainda influenciou muitas pessoas a deixarem a fé em Deus e a servirem a falsos deuses. Uma vida  de vitorias começa com a decisão de apegar-se a Deus.

2º. ERRO -  O rei Jeorão desprezou a Palavra de Deus. Ler: (2Cr 2:12). O maior profeta de Israel naquele tempo era Elias, que vivia no reino do norte (Israel havia se dividido após a morte do rei Salomão, entre Judá (Sul) e Israel (Norte). Elias enviou uma carta ao rei de Judá, com uma palavra direta de Deus chamando o rei ao arrependimento e à mudança de vida. A atitude do rei Jeorão foi de ignorar completamente a mensagem do Senhor.

A Bíblia ensina que para ser abençoado, o homem deve conhecer e praticar as Escrituras. O Salmo 1.2-3, afirma: A sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera.

Você quer prosperar em tudo o que fizer? Então é preciso apegar-se a Deus e à Palavra do Senhor.

3º.  ERRO – O rei Jeorão odiou seus irmãos e os matou. Ler (2Cr 21:4) Não houve uma razão para a malignidade praticada pelo rei Jeorão. Ele simplesmente matou seus seis irmãos, provavelmente, para ficar com os bens que seu pai havia repartido. Quem quer ser abençoado pelo Senhor precisa amar seus irmãos e servi-los. O Salmo 133.1 diz: Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! Este Salmo nos ensina que quando nos unimos aos nossos irmãos o Senhor se agrada e concede bênçãos específicas (vide v. 3).  Com base em I Coríntios 11.30, entendemos que as contendas entre irmãos são capazes de reter bênçãos e atrair doenças e dores.

Uma vida abençoadora depende da sua disposição em ser amável para com seus irmãos em Cristo.

4º. ERRO – O rei  Jeorão constituiu um péssimo casamento. Ler: (2Co 21:6). A mulher com quem o rei Jeorão casou-se, Atalia, era filha de Acabe e Jezabel, reis do reino do norte. Jezabel era uma adoradora de um deus chamado Baal e perseguia os profetas do Senhor. Atalia, certamente, influenciou rei Jeorão para o mal. Por isso uma série de tragédias incorreram sobre a família do rei Jeorão (vs. 9, 10, 16 e 18). Até seus filhos foram raptados e levados como escravos. Uma doença terrível o assolou, levando-o a morte. A Bíblia afirma que não fosse a promessa que Deus fizera ao rei Davi, nenhum filho de Jeorão teria sobrevivido.

Para que sua vida seja uma bênção você deve servir ao Senhor com sua família. Se ainda não se casou, sua meta deve ser a de unir-se a um cônjuge cristão e de Deus. Se já tem uma família, deve ser de ganhar sua casa para o Senhor. Ler: At 16:31;Js 24:15

Conclusão: Todos temos a chance de construirmos uma história de vida com Deus, uma vida pautada em vitórias. Fazendo as escolhas corretas, dando os passos certos, deixaremos um legado de bênçãos nas vidas de muitas pessoas, a começar por nossos filhos e discípulos. Apegue-se ao Senhor, à Sua Palavra, ame seus irmãos e sirva a Deus com sua família.

AVISOS IMPORTANTES:

Comunique a sua Célula a programação do mês de março da IBB/CZS

- 29 de fevereiro inicio da sala de Pré-Encontro: dias segunda, terça, quinta e sexta-feira ás 19h na IBB
- dia 07  Macro-Discipulado 144 na IBB ás 19h30min
- dia 11  Rede de Homens Noite das torcidas  ás 19h30 min na IBB
- dia 13  inicio da Escola Capacitação Destino, inscrições na secretaria da IBB
- dia 18  Rede de Mulheres Tema: As Quatro Estações ás 19h30 min l IBB- dia 20 – Ceia do Senhor ás 19h30min na IBB
- dias 25, 26 e 27 de março  Encontro com Deus Homens
A maior experiência da sua vida Valor: R$ 140,00 na secretaria da IBB Vagas limitadas
-  Intercessão diária, Culto Passos de Fé, Vigília, Rede de Jovens
- Culto de Celebração  19h30min
- Escola de Líderes, sábado às inicio NÍVEL II, domingo dia 15/08/11 às 8h30m
- PROGRAMA DA IBB CZS VIVENDO EM FE, RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H DE SEGUNDA A SEXTA;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13h AS 14h TODOS OS SÁBADOS.

 

Imprimir

Comentários