Andar com Deus o Segredo da vitória.

maio 22, 2017


Andar com Deus o segredo da vitoria.

TEXTO Gn 6:9 “Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.”

INTRODUÇÃO Há um ditado bem conhecido que diz: “Diz-me com quem andas e te direi quem és”.

O texto acima fala de um homem que “andava com Deus”, em meio à corrupção e violência dos homens do seu tempo.  Todos haviam corrompido seu caminho na terra A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.

Mas Noé não andava só nem mal acompanhado. Em um versículo está a sua biografia: “Noé andava com Deus”. Isso diz tudo. Essa característica fez a diferença para Noé e sua família. Noé conquistou a salvação para si e sua família, enquanto os demais pereceram. A vida de Noé revela uma história de intimidade e de vitórias com Deus. Assim, devemos entender que andar é bem diferente de vaguear.

Vaguear é viver ociosamente, errante e sem direção; é caminhar para a morte (Nm 32.13).

Andar, ao contrário, é dar passos firmes no rumo certo (Pv 4:10-12 e Sl 81:13-16).

Por isso que o proverbista Salomão nos  manda ensinar a criança, não no caminho que ela quer, mas no que ela deve andar (Pv 22.:6).

A Bíblia diz que “como o pássaro a vaguear, assim a maldição sem causa não se cumpre” (Pv 26.2).

Mas Jesus nos chama para andar com ele: “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 11.28 e 4.19). Andar com Jesus é viver pela fé. A bíblia diz, as más conversações corrompem os bons costumes, ou seja não podemos ser influenciados e sim influenciar!!!

Vejamos, então, na experiência de Noé, o que acontece quando andamos com Deus.

1º – Quem anda com Deus confia nas suas instruções

Se Jesus é o Senhor então convém seguir seus mandamentos. Depender do Senhor é fundamental.

Vemos que Noé creu em Deus e fez tudo conforme a sua instrução. Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Hb 11:7.

Jesus também não veio para fazer a sua própria vontade, mas a do Pai. Em Noé vemos que seguir a Palavra de Deus é uma questão de vida ou de morte.

Para Noé foi fundamental confiar e agir de acordo com as orientações do Senhor.

2º – Quem anda com Deus nunca é esquecido

Deus sempre se responsabiliza por nós quando seguimos sua palavra. Por isso Deus não se esqueceu de Noé, de sua família, nem dos animais que estavam com ele na arca. Ler: Gn 8:1 E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas. Deus também não se esqueceu de José quando estava numa prisão no Egito. Na verdade, como uma mãe, com seu filho que ainda mama, Deus nunca esquece Ler: Is 49:15.

Aos que andam com Ele o Senhor diz: “de maneira alguma te deixarei; nunca, jamais te abandonarei”  Hb 13:5.

3º – Quem anda com Deus tem aliança eterna com Ele

Deus sempre usa algo firme para garantir que cumprirá suas promessas: a aliança Ler: Gn 6:1).

Deus renovou suas alianças com Noé. E ainda hoje Deus traz isso à lembrança.

Para isso Deus colocou o seu arco nas nuvens (o chamado arco-íris), como sinal da aliança com Noé e sua descendência, de que nunca mais destruiria a terra com dilúvio (Gn 9.12-15).

Por isso Jesus também fez uma aliança eterna com os homens, na cruz do calvário. A aliança para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Por essa aliança somos feitos filhos de Deus e herdeiros de Deus

Conclusão

Com quem você está andando? As pessoas que você anda, te aproxima de Deus ou te afasta de Deus? Será que você está selecionando bem seus amigos? No tempo de Noé todos haviam corrompido seu caminho. Há dois mil anos Jesus viu as multidões cansadas e exaustas, como ovelhas que não têm pastor Ler: Mt 9:36).

Quem anda com Deus não teme o futuro e suas ameaças, pois sabe para onde vai (1 Ts 4.1). Mas, se você ainda não anda com Jesus, o Deus revelado, estás caminhando para a morte, pois só Jesus é “o Caminho, a Verdade e a Vida” Jo 14:6.

A arca de Noé foi um tipo de Cristo. Então é tempo de parar de vaguear e passar a andar com Deus, andando com Jesus. É tempo de priorizar as coisas de Deus em tua vida, apartando-se do mal e de muitas distrações, pois assim como foi nos dias de Noé, assim também é nos dias atuais. Hoje a arca é Jesus, pois At 16.31 diz: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” Portanto, se você entende que Jesus é o único caminho, então por que não o aceitas, agora mesmo, de todo o teu coração? Não ande mais sozinho ou mal acompanhado. Faça como Noé: ande com Deus! E andar com Deus é andar com Jesus.
Ore com os pressentes e dê oportunidade para entregarem suas vidas a Jesus.

Faça o apelo e consolide os novos, ore pelos visitantes.

AGENDA SEMANAL IBB/CZS
•  Rede de Casais dia 26/05 Sexta-Feira  as 19h30min;
• Dois Cultos de Celebração das células aos domingos  ás 10h15m manhã e ás19h
•Quarta-feira – Culto Passos de Fé ás 19h;
•Sexta-feira  Vigília das 19h ás 21h;
•Rede de Jovens aos sábados as 19:30min;
•Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RÁDIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30min AS 14:30min de Segunda a Sexta;
•Programa Conexão Jovens Radicais aos sábados 13hs;
• 16,17  de Junho Seminario Lider Curado com  Pr. Daniel Batistela & Pra. Fatima Batistela e Equipe
Entrada Franca
Sexta ás  das 19h30 ás 21h30min
Sábado das 16h ás 18h e das 19h30 ás 21h30min

Imprimir

Comentários