Decidido a seguir a Jesus

outubro 26, 2015


Texto: Lucas 9.59-60:  59 A outro disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. 60 Jesus lhe disse: “Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”.

INTRODUÇÃO:

O texto que lemos no Evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas fala de um homem a quem Jesus lançou um convite: “siga-me”. Outros homens ouviram de Jesus o mesmo chamado. Pedro, André, Tiago, João e Mateus são alguns dos homens que ouviram Jesus dizer as mesmas palavras: “siga-me”. Este homem de  Lucas 9:59 que  a bíblia não menciona seu nome,  teve a maior oportunidade de sua vida, teve a chance de fazer parte da equipe  apostólica  que seguia Jesus.

Podemos até imaginar que planos o Senhor deveria ter para aquele homem caso atendesse ao chamado. Poderia ter se tornado um grande líder, ou um apóstolo aos gentios, ou um grande líder na Igreja.
Esse homem teve a chance de seguir Jesus. Todos já tivemos a nossa chance, de seguir a Jesus, Porém, muitas vezes como esse homem, nós procrastinamos. Procrastinar significa “deixar para depois”, “adiar”, Infelizmente, não são poucas as pessoas que se especializam em arrumar “boas” desculpas para não aproveitar as oportunidades que Deus lhes dá, muitos falam, sou muito novo, para seguir a Jesus…não tenho tempo para ir na célula, ainda não curtir nada…existem muitos argumentos para não seguir  a Deus.

Naquela época as pessoas eram enterradas no mesmo dia em que faleciam. Vamos pensar: Se o pai do homem houvesse de fato falecido, ele deveria estar no enterro naquela hora e não na estrada vendo Jesus passar. Não faria sentido, ser literal o enterro do pai. Além disso, é mais provável que esta fosse uma expressão idiomática muito usada naquela região nos dias de Jesus e ainda hoje (como na Síria e Iraque), que queria dizer: “Deixe eu cuidar de meu pai que está na velhice. Quando ele falecer eu vou lhe seguir”.

Só que ninguém engana Jesus. Nós não conseguimos enganar Jesus. Podemos até enganar pessoas, Jesus não. Quando dizemos em nosso coração: “preciso primeiro fazer isto ou aquilo”, Jesus responde da mesma forma: “Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus!”. Pessoas que nada tem a ver com Jesus são pessoas espiritualmente mortas. Elas não tem Jesus como prioridade, por isso ficam entre elas, vivem entre elas. Elas podem até viverem assim, mas nós não! Jesus não deve estar em 2º lugar no coração daqueles que se dizem cristão.  Ele é o 1º lugar no coração de um seguidor verdadeiro.

Este homem estava simplesmente afirmando que sua prioridade era outra, antes de seguir Jesus ele tem obrigações familiares que o ocuparão durante algum tempo. Terminadas estas obrigações, aí quem sabe, poderá seguir Jesus. Pensando nisso, surge uma preocupação: É mais ou menos o argumento comum de muita gente que diz, antes de seguir Jesus, precisa construir a sua casa, quero casar primeiro, quem sabe criar os seus filhos, viver a vida, ganhar dinheiro, conquistar títulos, talvez curtir a vida viajando para determinados lugares, alguns dão a desculpa do trabalho, da faculdade, escola, do tempo… ai quem sabe depois que terminar, cumprir, eliminar, aliviar o tempo… ai quem sabe depois eu sirvo, eu faço, eu participo, eu apoio. Alguns até dizem: Vou orar por isso! Fico pensando como deve ser essa oração.

Aqui aprendemos com este homem que:

1º – Uma desculpa envolvendo o compromisso familiar: O homem que recebeu de Jesus a convocação de segui-lo alegou a responsabilidade de “sepultar o pai”. Ou seja, ele pediu para Jesus adiar o chamado até que seu pai morresse. Nada nos leva a pensar que o pai estivesse sendo velado, ou doente, ou idoso. Entendemos que o homem queria deixar para adiar o  chamado de Jesus.

Pouco tempo depois Jesus ministrou sobre o preço de ser discípulo. Em Lucas 14:26, Ele esclareceu: Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.

Um dos maiores profetas de todos os tempos em Israel foi Eliseu, discípulo de Elias. Quando o profeta Elias foi até a casa de Eliseu e lhe deu o sinal do chamado do Senhor para o ministério profético, a reação pronta de Eliseu foi pedir permissão para despedir-se dos pais. Ele não colocou qualquer impedimento, mas obedeceu prontamente (I Reis 19.20).

2º – Jesus falou sobre dois tipos de “mortos”: Diante da desculpa que o tal homem elaborou para não atender ao chamado, Jesus teceu o seguinte comentário: deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos. (v. 60). Mortos sepultando mortos. Quem são os “mortos” que sepultam mortos? São as pessoas que não têm Jesus como Salvador e Senhor.

Por exemplo, em João 3:36, lemos que somente as pessoas que crêem ou confiam em Jesus como Salvador têm vida eterna: Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.

Assim, os “mortos” que enterram mortos são as pessoas que ainda não crêem em Jesus e que por isso ainda permanecem sob a ira de Deus.

3º – Vá e proclame o Reino de Deus: No final do verso 60 fica claro qual era o propósito de Jesus para aquele homem a quem Ele chamava. Que ele, sendo um discípulo, se tornasse um proclamador (ou arauto) do Reino de Deus. Não sabemos qual foi a atitude do tal homem. Jesus insistiu com Ele no chamado. Porém, Lucas não nos conta no Evangelho qual foi a resposta do homem à insistência de Jesus.

Que coisa! Jesus ainda insistiu com ele. Talvez este seja o caso de alguém que está hoje aqui na célula. Vem resistindo e procrastinando em face à insistência do Senhor.

Anuncie que hoje é dia de, finalmente, a pessoa que procrastinava render-se a Jesus. Jesus quer fazer dele um discípulo, um seguidor dos Seus passos, e um proclamador do Reino de Deus.

Justamente aos “mortos” é que devemos proclamar o Reino de Deus. A mensagem que devemos proclamar é que os “mortos” (os que ainda não creram em Jesus) podem receber a vida eterna se decidirem deixar o mundo e receber o Reino de Deus.

CONCLUSÃO:

Observe em Lucas 10:9 o recado que Jesus mandou a todas as pessoas das cidades para onde Seus discípulos foram enviados: O Reino de Deus está próximo de vocês.

Quais tem sido suas prioridades? Que lugar Jesus e o reino de Deus ocupam em seu coração?

Líder: Conclua esta ministração levando todas as pessoas presentes na sua célula a declarar a Jesus que não procrastinarão mais. Que se dispõem a segui-lo. Que aceitam a vida. E que se dispõem a anunciar a todos que ainda não têm vida que o Reino de Deus está próximo.

Líderes Comunique a sua Célula a Programação da IBB/CZS:
- Sala de Pré-Encontro inicio 26/10 as 19h na IBB
- Encontro de Homens dias 27, 28 e 29 de Novembro vagas limitadas.
- Encontro de Mulheres dias 04, 05 e 06  de dezembro vagas limitadas.
- Conferencia de Louvor e Adoração com Pr. Judson Oliveira dias 18 e 19 de Dezembro inscrições R$ 20,00 na secretaria da IBB.
- Intercessão diária no templo;
- Culto Passos de Fé, Vigília;
- Rede de Jovens as 19:30h;
- Celebração às 19h30min;

Imprimir

Comentários