O amanhã Pertence a Deus

novembro 18, 2015


Texto: Lucas 12:13-21

E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.

Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Introdução: 

 Essa parábola surgiu dentro de um contexto interessante: era comum que os judeus procurassem os rabinos para que estes julgassem as suas causas. Considerando que Jesus fosse um desses mestres da lei, um homem o procura pra que Jesus intervenha num caso de divisão de herança entre irmãos.
(Desde aquele tempo herança gerava problemas familiares)
Jesus então aproveita pra nos dar um precioso ensino sobre o perigo de ter a vida regida pela ganância ou pelo amor ao dinheiro. O homem da parábola foi chamado de LOUCO por agir assim. Que Deus nos livre dessa loucura!

  1. O homem rico era louco porque não entendia que tudo o que ele tinha vinha de Deus

A Bíblia diz no Salmo 24:1: Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”, ou seja, na verdade TUDO O QUE NÓS TEMOS NÃO É REALMENTE NOSSO, mas nos está “emprestado”. Deus é o dono de tudo o que há. È uma loucura pensar diferente.
Casa, carro, emprego, bens…tudo está nas mãos de Deus. Até os nossos familiares e filhos, que nos são tão preciosos, na verdade são de Deus. A nossa saúde e a nossa própria vida também pertencem ao Senhor.  A maior prova de que Deus é o dono de tudo é o fato de que Ele pode pegar pra si na hora que Ele quiser.
Disse Jesus em Mateus 6:27: “ Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”. Não caia na loucura e na soberba de pensar que você é dono da sua própria vida porque não é. Portanto, cuide muito bem de tudo o que Deus lhe confiou, a começar pela sua vida e pela sua família!

  1. O homem rico era louco porque era avarento
    Avareza é o amor ao dinheiro. Veja o que a Bíblia ensina sobre isso: “ …o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.  Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” ( I Tim 6:10 )

Que terrível é o engano das riquezas!! A Bíblia tem toda razão: por causa de dinheiro as pessoas matam, roubam, traem, mentem, enganam, ou seja, se atormentam com muitos sofrimentos. Quem ama o dinheiro torna-se escravo de um demônio chamado Mamom. Esse demônio prende as vidas das pessoas fazendo com que estas se tornem egoístas, cobiçosas e, pior, distantes de Deus.

Quem é servo de Mamom muitas vezes nem tem tempo pra Deus porque só pensa em trabalhar e adquirir riquezas. Seu coração está nos bens que possui e naqueles que quer possuir. Quem ama o dinheiro, muitas vezes, se torna egoísta. Veja a atitude do homem da parábola: ao perceber que tinha riquezas em abundância, nem cogitou dividir com aqueles que não têm, mas sua idéia foi armazenar pra si mesmo. Assim é quem está dominado por Mamom: nunca está satisfeito com o que tem e quer armazenar cada vez mais.

O homem da parábola que Jesus contou era rico, porém a avareza não é um pecado apenas dos ricos. Há pessoas que têm muito pouco, mas também estão nesse engano: correndo atrás das riquezas, amando o dinheiro. Isso é uma loucura, já que “ Nada trouxemos para esse mundo e nada poderemos levar” ( I Tim 6:7)

  1. O homem rico era louco porque não pensou na eternidade

O homem dessa história teve um fim muito triste. Ele não reconheceu a necessidade de ser rico para com Deus. Sem que ele menos esperasse, chegou o dia da prestação de contas: “ essa noite pedirão a tua alma”, ou seja, ele iria morrer naquela noite!

Todas as pessoas um dia serão chamadas por Deus  e terão que prestar contas do que fizeram com as suas vidas. Ninguém sabe quando isso acontecerá, já que não há idade pra morrer. Por isso é preciso estar preparado.

È uma loucura passar a vida preocupado com as coisas dessa vida e não se preocupar com a eternidade. Só há uma maneira de garantir uma eternidade segura, com Deus: através de uma aliança com Jesus Cristo. E isso só pode ser feito enquanto temos vida. Depois da morte, diz a Bíblia, vem o juízo e nada mais podemos fazer.
O dia de acertarmos a nossa vida com Deus se chama HOJE. Ninguém sabe quando lhe pedirão a alma por isso não vale a pena adiar o nosso compromisso com Deus através de Jesus. De que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? – perguntou Jesus em Mateus 16:26?
Através dessa parábola, examine-se a si mesmo: será que você tem sido louco de não reconhecer que tudo o que você tem na verdade pertence a Deus? Será que você tem sido louco de cair no engano das riquezas? Será que você tem sido louco de não se preocupar com a sua eternidade?

Líder Ministre com amor e autoridade nas vidas dos seus discípulos pra que haja conversão, libertação e cura! Você será o instrumento de Deus pra que isso aconteça!

Comunique a sua Célula a Programação da IBB/CZS:

- Sala de Pré-Encontro inicio 26/10 as 19h na IBB
- Encontro de Homens dias 27, 28 e 29 de Novembro vagas limitadas.
- Encontro de Mulheres dias 04, 05 e 06  de dezembro vagas limitadas.
- Conferência de Louvor e Adoração com Pr. Judson Oliveira do Ministério Judá  de Belo Horizonte,  dias 18 e 19 de dezembro  ás 19h30min inscrições R$ 20,00 com os líderes de células e  na secretaria da IBB.
- Intercessão diária no templo;
- Culto Passos de Fé, Vigília;
- Rede de Jovens as 19:30h;
- Celebração às 19h30min;

 

Imprimir

Comentários