A fé prática

agosto 13, 2014


Texto base: Tiago. 1:19-27.

Líder, pergunte aos presentes se eles se consideram pessoas que vivem uma Fé prática.

Introdução:

Vivemos num tempo em que há uma grande distância entre o dizer e o fazer, pregar e praticar, e dar exemplo. Que Deus nos ajude a viver na prática de sua palavra.

Fé prática na vida pessoal

1. Prontos para ouvir (v.19b)

A bíblia dá mais valor a quem sabe ouvir que a quem sabe falar. Ela manda o filho ouvir a instrução do pai (Pv 1:8),ouvir as palavras do sábio (Pv 22:17) e diz que melhor a repreensão dos sábios do que a canção dos tolos (Ec 7:5).

É comum vermos pessoas tendo tempo pra ouvir falar de muitas coisas, política, esporte, novelas, filmes, da vida alheia, porem observamos que tais pessoas não tem a mesma disposição para ouvir a palavra de Deus. Jesus disse “quem è de Deus ouve a palavra de Deus”

É importante também saber ouvir a palavra de Deus (Joao 8:47).Ouvir não é escutar, mas ouvir tem relação com atenção, obediência e prática. Quem assim o faz é considerado prudente (Mt 7:24) e sábio (Pv 8:33).

2.Tardios para falar (v.19c)

O ditado popular afirma: “Quem muito fala, muito erra”. E a bíblia assevra solenemente:’…o homem de entendimento cala-se.” (Pv 17:28). E mais: “Até o tolo,quando se cala será reputado por sábio” (Pv. 17:28).

Existem muitas pessoas angustiadas porque falam de mais, e a bíblia afirma isso, Pv.21.23 ” o que guarda sua boca e sua língua, guarda sua alma da angustia”.

Muitos pais no momento de desequilíbrio emocional falam sem pensar e liberam palavras de maldições sobre os filhos, casamentos estão sendo dissolvidos por conta de palavra imprudentes, Deus escolheu eu e você para que, de sua boca saia só palavras que venham abençoar outras pessoas. “palavras são sementes”.

3.Tardio em irar-se (v.19c)

A ira traz muitos males e perdas. A bíblia nos ensina sabiamente:  “irai-vos e não pequeis,não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Ef 4:26).Isso significa que você não pode nutrir sentimento de ira, isso poderá te levar a prejuízos espirituais, Jesus, no templo, virou mesas e expulsou cambistas, mas não pecou. Moisés, ao ver a idolatria do povo com o bezerro de ouro, quebrou as tábuas da lei e puniu os idólatras, mas não pecou.

Se ire contra o pecado, contra sua vida inerte espiritual, contra os demônios que tem destruído muitas famílias. se levante pra fazer a diferença em nome de Jesus.

4. Rejeitando toda imundícia (v.21)

Aqui imundícia é sinônimo de pecado, iniquidade, pensamentos maus, mentiras, adultérios etc. Devemos evitar  as portas por onde essa imundícia entra na nossa vida, como TV, más companhias e leituras não construtivas, e atentar para o que diz Sl 101:3.

5. Recebendo a palavra com mansidão (v.21)

Devemos receber a palavra com mansidão, ainda que seja uma exortação que não queríamos ouvir, o salmista Davi nos orienta a guarda a palavra no coração para não pecar, ou seja quando a palavra de Deus tem espaço prioritário em nossas vidas, o pecado se torna mas fácil de ser combatido,(salmos 199.11).

Portanto em todas as situações que você esteja ou venha passar: ouça, guarde e pratique a palavra de Deus. Não abra mão disso, pois os céus e a terra passarão, porem a palavra de Deus permanecera para sempre, Mt 24.35.

Fé prática na vida social

A prática da Palavra na vida pessoal certamente modificará a vida social.

1.Fé e obras

A fé sem obras pode salvar? Tiago faz uma pergunta incisiva (Tg 2:14).Após exemplificar o caso de um irmão ou irmã necessitados e despedidos sem ter suas necessidades satisfeitas, Tiago afirma categoricamente que a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. “Ele desafia alguém a mostrar a fé sem obras e garante que pode mostrar a fé pelas obras. Após citar o exemplo de Abraão, Tiago ensina que a fé coopera com as obras e que pelas obras temos nossa fé aperfeiçoada, moldada pelo Senhor”.

2. Religião pura .

Dentre outros pontos, o autor diz que a religião pura é visitar órfãos e viúvas, que representam, também, todos os necessitados, os famintos, os carentes físicos e emocionais. Quem  quer praticar a religião pura precisa cuidar do corpo tanto quanto da alma e do espírito.Jesus pregou a maior mensagem, mas multiplicou o pão duas vezes, alimentando os famintos.Além disso,a ordem que ele deu aos discípulos foi “…dai-lhe vos de comer.” (Mt 14:16). “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho para morrer na cruz”, ou seja, ele provou na pratica, vendo nossa necessidade de salvação  ele agiu, sendo assim precisamos fazer  algo pelos necessitados.

Conclusão: devemos viver uma vida que agrade a Deus, e que venhamos mostrar através de uma vida pratica os frutos dessa vida.

 

AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários