Aliança o segredo da conquista

agosto 13, 2014


Texto: Josué 1: 1-9

Introdução:

O livro de Josué nos fala muito de conquistas. Depois de 40 anos perambulando pelo deserto, enfim o povo de Deus se via diante de um futuro promissor. Assim acontece também com  todo aquele que decide viver os projetos de Deus pra sua vida: o deserto termina e começa um tempo novo.

A vida com Deus não é, de forma alguma, uma vida livre de problemas, essa teologia triunfalista sem o preço da cruz, nós não concordamos, Jesus disse no mundo teríamos aflição.

As pessoas que não têm o senhorio de Jesus em suas vidas, por vezes vivem como aquele povo, andando em círculos ano após ano, sem uma visão clara do que Deus projetou para as suas vidas.
O Senhor Deus te convida a uma vida abundante: com lutas, mas também com muitas conquistas, desertos mais com a certeza da conquista da terra que mana leite e mel.

Hoje você vai entender que para conquistar em todas as áreas na nossa vida, é preciso decidir andar em ALIANÇA!

I – O que é uma aliança

Aliança é um compromisso, uma disposição de andar junto em toda e qualquer circunstância. A melhor imagem pra isso é a aliança do casamento. Aquele anel de ouro que usamos na mão esquerda simboliza que estaremos junto com o nosso cônjuge na alegria e na tristeza, na saúde e na doença….. (aos casados que fizeram este pacto… lembra??)
Infelizmente hoje em dia a palavra ” compromisso ” não é muito valorizada. As pessoas querem tudo “sem compromisso”. E, por vezes, agem assim também para com Deus: “Eu vou à igreja de vez em quando, vou à célula quando me convém, mas não quero compromisso…” Com Deus não é assim. Quem não aprende a andar em aliança não conquista as promessas.

II -  Preciso me aliançar com Deus

Leia Josué 1: 6-9. Deus aqui faz uma aliança com Josué. Da parte de Josué ele deveria ser forte, corajoso e obediente a toda a lei de Deus. Da parte de Deus, Ele estaria sempre com Josué e lhe daria vitórias.

A aliança com Deus é a mais importante aliança que alguém pode fazer na sua vida. É um compromisso: EU SOU TEU SERVO E O SENHOR É O MEU DEUS. È isso que Deus espera de cada um de nós: um compromisso de andar com Ele em fidelidade e obediência por todos os dias da nossa vida.
Seu relacionamento com Deus não pode ser um “flerte”. Precisa ser um “casamento”.
Tem muita gente que na semana tem um “flerte” com Jesus, freqüentam células, cultos, e no final de semana tem um “caso” com satanás, fazendo tudo que não agrada a Deus.

Tanto isso é verdade que a Bíblia chama a igreja de noiva de Cristo. Deus escolheu a figura do casamento pra simbolizar como Cristo quer relacionar-se com o seu povo: um relacionamento sério, de compromisso e fidelidade.

Não há como conquistar se não estivermos verdadeiramente aliançados com Deus. Deus precisar ser o seu Deus em todos os dias, em todas as situações, aconteça o que acontecer, até o fim da sua vida. É pra gente assim, que vem a promessa: Eu estarei com você por onde você andar.

III – Preciso me aliançar com o povo de Deus

Josué jamais poderia conquistar sozinho. Ninguém chega no topo sozinho, “Quem chega no topo sozinho, fez algumas coisas errada no caminho” John Maxwell.

A promessa era para o povo de Deus e não para um homem em particular. Assim é que Josué, além de estar aliançado com Deus, também se aliançou com o povo e o povo com ele.
Leia Josué 1:16-18. Observe que o povo decidiu andar junto com alguém que lhes apresentou um projeto de Deus pras vidas deles. Eles sabiam que Josué era um homem de Deus e que, se andassem com ele, teriam vitória.

Hoje, Deus tem um povo aqui na Terra que é representado pela Igreja de Jesus Cristo. A igreja é a materialização de Cristo na Terra. Em I Cor 12, o apóstolo  Paulo chama a igreja de corpo de Cristo. Assim, não é possível ter um compromisso com Jesus Cristo, mas não querer ter um compromisso com o Seu Corpo que é a igreja.

Estar aliançado com a igreja de Jesus só vai lhe trazer bênção e segurança. Há duas imagens na Bíblia que nos ajudam a entender melhor a importância de estar ligado a igreja de Jesus.
Uma delas é a idéia do exército. Deus é chamado mais de 200 vezes de Senhor dos Exércitos e há muitos textos bíblicos que nos comparam a soldados  ( II Tim.2:3,4; Efésios 6:11). Pois imagine um soldado que decide lutar sozinho, longe dos companheiros. Claro que esse soldado estará muito mais próximo do fracasso e da morte do que aquele que está junto com o exército.

A outra imagem é a do rebanho. Jesus se auto intitula em João 10 de ” O bom pastor” e nós, suas ovelhas. Pois uma ovelha que não anda junto com o rebanho também está fadada a ser atacada por um predador, cair numa armadilha e morrer facilmente. Junto com o rebanho, e com o pastoreio, ela estará alimentada e segura.

Pois se você quer conquistar as promessas de Deus nesse ano é preciso estar aliançado com Ele e com o Seu povo. Rejeite o modelo “sem compromisso”. Deus quer ser o seu Deus como foi o Deus de Josué.

Ore com seus discípulos, levando-os a reafirmar que eles têm uma aliança com Deus. Fale sobre a importância de eles estarem juntos, ajudando um ao outro na comunhão da célula, do discipulado da igreja. Ore pela igreja junto com eles.

AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários