Aprendendo com as tempestades da  vida

maio 28, 2015


Texto: Marcos 4:35-41

Introdução:

Este texto que acabamos de ler no Evangelho de Jesus Cristo segundo escreveu o Ap. Marcos no cap. 4 nos  fala do momento  que os discípulos tinham passado o dia inteiro ouvindo o Mestre e fazendo a sua obra, mas isso não os isentou da tempestade. Eles amavam a Jesus e tinham deixado tudo para segui-lo, mas isso não os poupou da experiência de enfrentar uma grande tempestade no mar.

Neste Texto  nós aprendemos que  as tempestades da vida podem até  nos abalar, mas não podem nos destruir. Elas podem frustrar os nossos planos, mas nunca os planos de Deus. Elas podem nos tirar bens materiais como no caso do profeta jonas, mas jamais nos impedirão de tomar posse da nossa promessas de Deus.

Vamos aprender algumas lições importantes neste texto:

1º – As tempestades da vida são perigosas

Marcos diz que se levantou grande temporal de vento, e as ondas batiam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água Ler: Mc 4:37. As tempestades da vida também são ameaçadoras. Elas são perigosas.

Muitas vezes, as tempestades chegam de forma tão intensa que deixam as estruturas da nossa vida abaladas. Põem no chão aquilo que levamos anos para construir. É um casamento edificado com abnegação e amor, que se desfaz pela tempestade da infidelidade conjugal. De repente, uma doença incurável abala a família, um acidente trágico ceifa uma vida cheia de vigor, um divórcio traumático deixa o cônjuge ferido e os filhos amargurados.

2º – As tempestades da vida são inesperadas

As tempestades não mandam um mensagem no whatassap ou SMS  ou no seu facebook que vão chegar; elas chegam de surpresa, nunca ninguém esta preparado para enfrentar uma tempestade espiritual, os discípulos conheciam o mar da Galiléia eles era pescadores profissionais mais não estavam esperando assim é na vida espiritual as vezes é  um acidente, uma enfermidade, uma crise no casamento, um desemprego, uma traição, uma descoberta de que o filho  dependente químico ou  é homossexual.

3º Jesus nunca nos  prometeu uma  vida cristã mar de rosa ou   caminhada cristã  calma e fácil

Não podemos nos iludir com a teologia do triunfalismo,  Jesus nos advertiu que o reino de Deus é tomado pelo esforço, e que no mundo teríamos aflições,   com com tudo isto Ele nos garante chegada do outro lado com segurança.  Jesus não nos promete ausência de luta, mas a certeza da vitória.  Quando o medo assolar a sua fé, tome posse  desta palavra profética. Quando as pessoas à sua volta disserem para você que a situação está perdida e que não existe mais solução,  lembre-se que não existe nada demasiadamente  impossível para o nosso Deus. Ele é poderoso, Ele   caminha sobre as ondas da nossa vida .

Existem lutas que esquecemos que o nosso Deus peleja por nós, os discípulos se entregaram ao medo porque se esqueceram de que Jesus estava com eles. O criador do céu e da terra estava no mesmo barco e por isso, o barco não podia afundar. O Criador do vento e do mar está conosco, não precisamos temer as tempestades da vida.

Quando os discípulos noutra ocasião enfrentaram a fúria desse mesmo mar, Jesus apareceu a eles andando sobre as águas e dizendo-lhes: “Não tenham medo, sou eu”, ou seja, “Não tenham medo, pois Eu estou aqui”.

Queridos, as tempestades virão. Elas podem ser maiores do que nossas forças. As coisas podem fugir do nosso controle. Mas o Senhor do céu e da terra, prometeu estar conosco sempre. Ele é o nosso refúgio e libertador. Sendo Ele o nosso guia e protetor nada precisamos temer.

Enquanto a tempestade assolava com toda fúria o barco, Jesus estava dormindo. Será que Jesus sabia que a tempestade viria? É óbvio que sim. Ele sabe todas as coisas, nada o  pega de surpresa. Aquela tempestade estava na agenda de Jesus. Mas, se Jesus sabia da tempestade, por que dormiu? Ele dormiu por duas razões: dormiu porque descansava totalmente na providência e cuidado do Pai; dormiu porque sabia que a tempestade seria pedagógica na vida dos seus discípulos.

Aquele que estava no barco com os discípulos é o Criador da natureza. As leis da natureza estão nas suas mãos. Ele controla o universo. A natureza ouve a sua voz e lhe obedece.  Seguimos e servimos o Senhor que tem todo poder e autoridade no céu e na terra. Ele trabalha em nosso favor. Nós somos dele. Ele cuida de nós. Quem tocar em nós, toca na menina dos seus olhos.

Conclusão:

Lembre-se nao importa o tamanho da tempestade se Jesus está no barco da sua vida, Ele tem poder para dar ordem ao mar e ao vento, por isto acalme seu coração. O texto diz que Jesus repreendeu o vento e o mar, e eles se aquietaram e se emudeceram. Depois disso, não vemos mais Jesus adormecido em meio ao rugido da tempestade, mas a tempestade, agora, é que está adormecida aos pés do Senhor que lhe dera a ordem.

Ele tem poder para repreender também os problemas que nos atacam, a enfermidade que nos assola, a crise que nos cerca, as aflições que nos oprimem.

Aprendemos mais na tempestade do que nos tempos de bonança. Foi através do livramento da tempestade que eles tiveram uma visão mais clara da grandeza de Jesus.

Líder ore, com os presentes e dê oportunidade para entregarem suas vidas para Jesus. Faça o apelo e consolide os novos, ore pelos visitantes.

AGENDA SEMANAL IBB/CZS

Culto Celebração das Células – Domingo 19:30hs no templo da IBB/CZS

Culto passos de fé, Quarta-feira às 19:30min no templo da IBB/CZS;

Intercessão de Segunda à Sexta-feira, 06h/7h e dás 18hs/19h;

Rede Jovens Radicais, Sábado às 19:30min no templo da IBB/CZS;

Revolução 300;

Treinamento Capacitação destino com os Prs. Eduardo e Seleide da IBCI/DF: dias 29, 30 e 31 de Maio as 19:30hs no templo da IBB/CZS

Campanha da aquisição do terreno para o nosso templo 300 Valentes;

Líder direcione seus discípulos para o culto de celebração das células aos domingos.

Imprimir

Comentários