Arrependimento a chave do reino de Deus

agosto 13, 2014


Quebra-gelo: Quando um assassino é preso, muitas vezes eles se dizem arrependidos…  Mas alguns destes “arrependidos”, ao receberem liberdade, cometem o mesmo crime. O que você acha, houve de fato arrependimento? Por quê?

Texto bíblico: Mateus 3: 1-2 e 8-9; Mateus 21: 28-32

Introdução: João Batista, com seu discurso, apontava para um novo tempo que estava chegando “está próximo o reino dos céus”. Mas, aqueles que desejavam entrar neste novo de Deus, precisavam sinalizar com o ARREPENDIMENTO! O sinal de quem se arrependia era expresso, e confirmado publicamente, pelo batismo. Quem tomava esta decisão, estava consciente de que, o modo que viviam não agradava a Deus, e então, precisariam mudar seu modo de viver. Precisamos entender o que é arrependimento, essa palavra vem do original grego Metanoya, que significa mudança de mente, mudança de atitude.

Desenvolvimento: A pessoa que se arrepende, precisa expressar, não só com palavras, mas com atitudes (verso 9). O arrependimento é diferente de remorso. João repreendia o povo, porque eles se amparavam no fato de serem “filhos de Abraão”; o que trazendo para a nossa realidade, são os que pensam que não precisam mudar nada e nem se arrepender de nada, afinal “sou filho de Deus” “Sou povo de Deus” “estou sempre na igreja e leio a Bíblia”. Isto é importante, mas não basta! João, em outras palavras, estava dizendo: “Não se escondam atrás de argumentos”! “CHEGA DE DESCULPAS”! É preciso mudar de vida, de sentido, de rota, se arrepender, voltar para Deus, e produzir frutos que demonstrem isso. JESUS revela claramente nessa parábola, que mesmo sendo filhos de Deus, estamos passíveis de erros; pois somos falhos. Porém, na parábola dos dois filhos, o segundo teve a atitude correta. Ele se arrependeu (mudou de atitude), e obedeceu ao Pai. (líderes, leiam o texto com a célula: Mateus 21: 28-32). JESUS afirmou para aqueles que pensam que por serem filhos de Deus, não necessitam de arrependimento, “publicanos e as meretrizes vos precedem no Reino de Deus” (vers.31).

Conclusão: Quais as áreas da sua vida que você precisa de arrependimento? Sabemos que o arrependimento traz perdão, refrigério, paz e gera frutos expressos em mudança de atitude e de vida.  O Rei Davi, escreve o Salmo 51 no pior momento da sua vida, depois de ter cometido adultério com Bateseba, aqui vemos o arrependimento genuíno que vem acompanhado de confissão de pecado.  Quando nos arrependemos de nossos pecados, experimentamos o perdão de Deus, e Sua presença; e mais, “tempos de refrigério”. Um tempo novo, e de paz, na presença do Senhor. Sem arrependimento não há paz, mas, angústia e aflição. Não há perdão, mas culpa, opressão e o peso do pecado.
AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários