As quatros propostas de Faraó

agosto 13, 2014


TEXTO: Êxodo 8:28 Então disse Faraó: Eu vos deixarei ir, para que ofereçais sacrifícios ao Senhor vosso Deus no deserto; somente não ireis muito longe; e orai por mim.

INTRODUÇÃO: De acordo com a palavra de Deus existem três lugares que o crente pode estar

1° – Egito: Quando você pratica algo fora da vontade de Deus Se eu ainda estou praticando as mesmas coisas que antes da conversão significa que ainda estou no Egito. O Egito na bíblia significa mundo. Se estivermos praticando as mesmas coisas que o mundo pratica, péssima noticia, estamos ainda no Egito.

2° – Deserto: Quando você é tentado, mas não pratica. Existe uma diferença, entre ser tentado e ceder a tentação. Ser tentado não significa que pecamos, mas ser tentado pode nos levar ao pecado.

3° – Canaã: Quando você está vivendo a palavra de Deus. Deleite, prazer e alegria, Reino de Deus.

No lugar onde você estiver ali você se alimenta no deserto você passa fome, Se estivermos ainda no Egito, temos que ter atitudes bem diferentes da que se estivermos no deserto ou em Canaã.

As nossas atitudes revelam onde estamos. Ninguém sai do Egito em partes, aos pedaços, ou você já saiu ou ainda está lá. Ou seja, saiu, está livre do pecado. O pecado agora é acidente. Os que vivem no Egito, Deus ama, mas não há alegria no Senhor Por você ainda estar lá no governo de faraó, Deus não está alegre. E quando não há alegria do Senhor, ficamos fracos, porque a alegria do Senhor é a nossa força. (Ne 8:10)

Deus se alegra em ver seus filhos na obediência, vivendo para Ele, automaticamente ele se alegra e essa alegria nos dá força. Todos nós, no passado, fomos escravos de “Faraó”, no mundo. Éramos escravos da bebida, das drogas, da lascívia, do dinheiro e, enfim, de todo tipo de pecado. Mas um dia, Deus mandou Moisés a Faraó, com a seguinte ordem: Deixa o meu povo ir. (Moisés, naturalmente, simboliza Jesus.) Infelizmente, muitos de nós diante das intimidações e pressões, temos cedido e negociado com Faraó que é uma tipologia do diabo. Como o diabo não muda, ele vai continuar nos fazendo as mesmas propostas que fez no passado a Moisés. Vejamos:

1. Sirvam ao seu Deus no Egito. (Ex 8:25) A primeira proposta que Faraó sugeria que o povo servisse a Deus, desde que não deixasse o Egito. O nosso adversário, no mundo espiritual, não se importa quando servimos a Deus no “Egito”. Entretanto, essa política de boa vizinhança entre a Casa de Deus e o “mundo” tem sérias implicações: Em primeiro lugar, para servir a Deus, não precisamos da Igreja. O inimigo usa até mesmo as pessoas para nos convencerem de que podemos servir a Deus em nossa casa, através de programas evangélicos, sem nenhum prejuízo à nossa fé ou vida espiritual.

Em segundo lugar, podemos servir a Deus e ao “mundo, ou seja, ser um crente normal, sem parecer que é de fato é um cristão. Você pode ser crente, desde que não seja um desses fanáticos e estressados, diz o diabo. Por último, fortalece a visão de que a Igreja é uma prestadora de serviços espirituais. Precisamos entender que as coisas espirituais nunca são neutras. (Lc.11:24,25,261 Co 11:28,29,30)

2. Sirvam ao seu Deus fora do Egito, mas não muito longe. (Ex 8:28) “Cuidado com o fanatismo”, ou “Você está sendo exagerado…”, ou “Não seja extremista…” Temos que ser equilibrado, não podemos ser extremista. Na verdade, por mais que nos empenhamos para ser equilibrados, ainda corremos o risco de ser apenas mornos. Apesar de gostarmos muito da

palavra equilíbrio, não podemos esquecer que mornidão nada mais é que equilíbrio térmico, ou seja: um pouco de água fria com um pouco de água quente. O problema é que água morna (crente morno) produz vômito em Deus.(Ap.3;16) Ser cristão é estar alinhado e comprometido com a pureza, a santidade e a integridade do Senhor.(Mt 6;24 Mt12;30)

3. Sirvam ao seu Deus, mas deixem a família fora disso.(10:11) Caso falhem as artimanhas de “Faraó” para nos impedir de sair do “Egito”, certamente ele apelará para a intimidação, fazendo ameaças à nossa família. Ele não se “opõe” a que você sirva a Deus, desde que deixe para trás filhos e cônjuge. Infelizmente, muitos irmãos têm deixado o diabo roubar-lhes os próprios filhos. Precisamos parar de barganhar com Faraó, e posicionar-nos para lutar e defender o nosso direito de servir a Deus com a nossa família, sem ingerência alguma do diabo.

4. Sirvam ao seu Deus, mas deixe os seus bens fora disso.(Ex 10:24) Não precisamos negociar coisa alguma com “Faraó”. Você não precisa aceitar a idéia de que Deus quer a pobreza e a miséria para você. “Faraó” fez tudo para impedir que o povo levasse seus bens, mas Deus não permitiu, e ainda fez mais: fez com que cada egípcio presenteasse os hebreus com ouro e prata. Cremos que é esta mesma atitude que Deus espera de nós hoje. Não ceda nem um centavo para o diabo. Vamos servir a Deus com os nossos bens. A maneira bíblica de vencer “Faraó”, nesta questão, é entregar ao Senhor os nossos bens. Quando entregamos nossas ofertas, destronamos “Faraó”. E os mais importantes, abrem-se portas para que a bênção financeira venha sobre nós. Analisando as propostas de Faraó, descobrimos que o inimigo sempre cede aos poucos, mas cede. Por isso, precisamos permanecer na posição correta e tomar cada parte da herança que nos pertence. Portanto, pare de negociar com “Faraó”; não aceite nenhuma de suas propostas.

CONCLUSÃO: Que cada um de nós possa dar o melhor a DEUS servindo com tudo que temos e somos sei deixar que faraó influencie as nossas vidas. O SENHOR tem para nós vida abundante com benção para os seus filhos.

Ore com os pressentes e dê oportunidade para entregarem suas vidas a Jesus.

Faça o apelo e consolide os novos, ore pelos visitantes.
AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários