Célula Lugar de Milagre

abril 12, 2017


Texto: Joao 5:1-8

1 Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

Quando lemos o Evangelho de Jesus segundo escreveu  João  no capítulo 5, encontramos uma história muito conhecida que na sua  epígrafe ja diz a cura do paralítico de Betesda.
Aqui nós vem um homem que está à espera de um milagre.  Quanto aqui nesta noite está esperando um milagre, uma intervenção da parte de Deus em alguma área da sua vida ? Este paralítico está condenado a passar o resto dos seus dias nessa condição.

Este milagre  do cap. 5 de  João  tem como cenário o Tanque de Betesda que significa Casa de misericórdia divina

O próprio texto afirma que “Nestes, jaziam uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse” (v. 3-4).

Naquela época Existia uma crença judaica  que dizia que em certo tempo  descia um anjo dos céus e  movia as aguas do tanque e o primeiro que mergulhava era curado que qualquer enfermidade.
E isto gerou expectativa em muitos enfermos, provocando assim um ajuntamento de pessoas que estavam desenganadas pela medicina e aguardavam unicamente uma intervenção divina para solução de seus problemas.

A Bíblia diz que Jesus desce ao encontro de um homem. Quem era este paralítico?  Quais os estigmas que ele carregava? Ele era um colecionador de fracassos: Estamos diante de um homem que sabe exatamente o significado da palavra fracasso, derrota.

São 38 anos de tentativas frustradas. São 38 anos de experiências negativas, são 38 anos de humilhação. O histórico desse homem está marcado por decepções.  Há 38 anos esse homem vê pessoas sendo curadas, mas ele não alcança a cura.  Há 38 anos ele testemunha outras pessoas sendo beneficiadas pelo movimento das águas, mas ele  continua esperando o seu milagre.

Muitas pessoas se encontram nessa mesma condição.

Estão há tanto tempo esperando um milagre de Deus em suas vidas. O texto diz que aquele Paralítico sofria a dor do ABANDONO.

Quando Jesus lhe dirige a seguinte pergunta: “Queres ser curado?” (v.6) ele responde: “Não tenho ninguém…”(v. 7).

Vivemos uma época onde as pessoas vivem uma crise de rejeição, o paralítico diz: Eu não tenho ninguém, por que estou invalido, por que estou nestas condições, e  não tenho nada para oferecer. Parece que estou vendo, aquele homem vomitando:  Eu  lembro quando eu era uma pessoa normal,  quando eu tinha dinheiro, minha casa vivia lotada, meu celular não parava de tocar, eu recebia muitos convites.

Mas agora eu vivo a dor do abandono. Não tenho ninguém se quer para me colocar no tanque. Esse homem verbaliza sua realidade de abandono.

Não há nada mais terrível do que o sentimento do abandono.  Pior do enfrentar uma doença é enfrentar  uma doença sozinho.  Pior do que estar no hospital, é estar no hospital sozinho.  A pior coisa na vida é você enfrentar uma guerra e não ter ninguém ao seu lado para lutar.

Portanto, se você é alguém enfermo, doente, alguém que está a espera de um milagre…, você está no lugar certo nossa célula é um lugar. Você está em Betesda! A palavra Betesda significa Casa de Misericórdia. A nossa célula é lugar de misericórdia, a nossa célula é lugar de milagre.

O que te trouxe nesta célula foi a busca do seu milagre.

Conclusão:

Após confessar diante de Jesus sua condição e real necessidade, o paralítico de Betesda finalmente, após 38 anos de espera, alcança um milagre.

Contudo, dessa vez um anjo não desceu do céu para agitar a água; foi o próprio Deus quem desceu do seu trono de glória para encontrar-se com ele.

Lider: Orem por milagres, lembrando que o maior milagre é  a salvação de um pecador, faça apelo.

Comuniquem a programação da IBB/CZS:

• Cultos de Celebração CEIA do Senhor dia 16/04 1º Culto ás 10h:15m 2º Culto das 19h ás 21h Preletor: Pr. Agostinho Ribeiro;
• Culto Passos de Fé das 19h ás 21h;
• Sexta-Feira: Vigilia as 22h;
• Rede de Jovens aos sábado ás 19h30min;
• 14 de Abril Macro Discipulado com Pr. Agostinho Ribeiro,
• Propósito  de 52 dias de oração das 05h ás 06h; início dia 06 de março termino 26 de abril;
• 21/04 Festa das Águas, Faça sua inscrição na secretaria da IBBCZS. Local: Rancho Vó Isaura, um dia de Laser.

Imprimir

Comentários