Como receber as promessas

agosto 13, 2014


Texto: Números 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?

Deuteronômio 28:1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

Quebra-Gelo: Lideres pergunte para os discípulos e visitantes da célula: se alguém já recebeu uma promessa que não foi cumprida, ou já prometeu algo e não cumpriu?

Introdução:

Segundo o dicionário, PROMETER significa obrigar-se moralmente a fazer ou dar alguma coisa. Todos nós já fizemos e recebemos promessas. Infelizmente, nem todos cumprem o que prometem. Na nossa sociedade, em todos os negócios que vamos realizar, temos que nos cercar de mecanismos de segurança ( documentos, garantias, recibos, códigos de defesa…. ) porque não podemos confiar na palavra das pessoas.

Mas em Deus nós podemos confiar. Ele é um Deus de promessas, que jamais mentiu. A Sua Palavra contém centenas de promessas e Ele é fiel pra cumprir cada uma delas. Vamos relembrar algumas promessas de Deus e a condição para alcançá-las.

1. As promessas da Palavra são condicionadas

Todas as pessoas gostam de ler aqueles versículos bíblicos que trazem promessas de paz, conforto e segurança. São os versículos que gostamos de memorizar, de escrever nos lugares visíveis, de guardar no nosso coração. Não há nada de errado nisso, porém é preciso lembrar que as promessas de Deus são condicionadas!

A expressão SE aparece em muitas delas, ou seja: SE não fizermos a nossa parte, a promessa é anulada na nossa vida. E isso não acontece porque Deus mentiu ou

porque não foi capaz de cumprir a Sua Palavra. Mas porque não cumprimos o pré-requisito.

O capítulo 28 do livro de Deuteronômio é um excelente exemplo dessa condição no cumprimento das promessas de Deus. Nesse capítulo, Deus, através de Moisés, faz promessas maravilhosas para o seu povo, mas faz também exigências, sem as quais as promessas não se cumprirão.

Somos o povo de Deus hoje, por isso, podemos entender que essa palavra é pra nós também.

2. O que Deus promete

a. Deus promete bênçãos na nossa família:” Os filhos de seu ventre serão abençoados” ( v.4)

b. Deus promete bênçãos de prosperidade: ” O Senhor lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra” (v.11)” Vocês emprestarão a muitas nações, mas de nenhuma tomarão emprestado” ( v.12 )

c. Deus promete livramento contra os nossos inimigos: ” O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão.” ( v.7 )

d. Deus promete nos colocar em lugar de honra e não de vergonha: ” o Senhor fará de vocês a cabeça das nações e não a cauda…. vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo” ( v.13 )

e. Deus promete abençoar todas as áreas da nossa vida: ” Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem” ( v. 6 )

1. Quais as condições

” SE vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos”. É assim que começa o texto de Deuteronômio 28, colocando uma condição.

A condição que Deus coloca pode ser resumida em duas palavras: FIDELIDADE e OBEDIÊNCIA. É isso que Deus espera de um povo para poder abençoá-lo.

Fidelidade é o compromisso de não trocar Deus por nada nem por ninguém. Em qualquer circunstância ou situação, Deus precisa continuar sendo o seu Deus. E lembre-se: a Deus ninguém engana, Ele conhece os corações e sabe exatamente quem é fiel e quem não é.

A sua fidelidade a Deus e a sua igreja sempre será testada. È na hora do teste que você precisará permanecer firme e ser aprovado. Deus tem todo o interesse de abençoar os fiéis.

Obediência é a outra condição. Aqueles que querem viver suas vidas debaixo dos seus próprios preceitos e conceitos, sem se importar com o que Deus diz a respeito não serão abençoados. Deus tem uma vontade e ela precisa ser obedecida.

A nossa obediência também será testada quando um mandamento de Deus se opuser à nossa vontade. È fácil ser obediente quando concordamos com o que a Bíblia diz. Mas, por vezes obedecer traz dores difíceis de suportar.

Mas, sempre vale a pena. Há recompensa para aqueles que, mesmo contra a sua vontade, obedecem a Deus.

As promessas estão aí para serem cumpridas na sua vida. Decida-se por ser obediente e fiel!

Conclusão:

Líder, Ore com os discípulos levando-os a renovarem seus votos de fidelidade e obediência a Deus. Lembre-os que para obedecer aos mandamentos é preciso conhecê-los. Logo, eles precisam ter gosto por estudar a Bíblia a fim de conhecer mais da vontade de Deus.
AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários