Convide Jesus para seu Barco

junho 21, 2017


Texto: Mateus 14.22-33

22 – Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.
23 – Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, 24 – mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele.
25 – Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar.
26 – Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma! ” E gritaram de medo.
27 – Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!
28 – ” “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.
29 – “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus.
30 – Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!
31 – Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, porque você duvidou? ”
32 – Quando entraram no barco, o vento cessou.
33 – Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

INTRODUÇÃO

Como lidar com problemas e ou dificuldades que estão além das nossas forças? O texto que lemos  nos mostra como o desânimo e o medo se apoderam de nós em meio a uma tempestade, além disso, observamos como Deus pode ser nosso socorro bem presente quando clamamos a Ele com fé. vamos aprender como vencer as tempestades espirituais.

I-VENCEMOS AS TEMPESTADES DA VIDA POR MEIO DO “ÂNIMO”

Os discípulos estavam fazendo a travessia do mar da Galiléia quando foram surpreendidos por uma tempestade provavelmente criada por uma inversão térmica. Em meio a tudo o que se passava, Jesus surge diante deles de uma forma inusitada: “…andando por sobre o mar” (v. 25). Nunca houve nada igual na história de Israel ou dos profetas. Moisés abriu o mar Vermelho, o profeta Eliseu fez o machado flutuar, mas ninguém na história da bíblia sagrada  nunca andou sobre as águas!

Às vezes, um fato novo pode causar confusão em nossa mente. Os discípulos estavam tão apreensivos que não conseguiram identificar Jesus. Já era cerca de quatro horas da manhã (v. 25), quando eles tiveram a visão de um ser que qualificaram de “fantasma” (v 26).  A bem da verdade, o medo dá lugar a todo tipo de superstições e crendices.

A primeira palavra de Cristo para os Seus discípulos em meio àquela borrasca foi: “Tende bom ânimo” (v. 27). Problema, luta e dificuldade enfrenta-se com o ânimo ou a auto-estima em ordem. Desanimamos quando nos deparamos com um desafio que está além das nossas forças ou capacidade e, nessas horas nossa vontade é de largar tudo e fugir. Nos momentos  das lutas, devemos ter em mente a seguinte declaração de Paulo: “…tudo posso naquele que me fortalece” Fp 4:13.

II – QUANDO CRISTO  ESTÁ NO BARCO DA NOSSA VIDA, NENHUMA TEMPESTADE É GRANDE DEMAIS!

A presença de Deus no meio do Seu povo é uma REALIDADE. Um dos nomes de Jesus Cristo é “Emanuel”, que significa Deus está conosco. O salmo 91 retrata uma situação de luta extrema na vida de qualquer servo de Deus, mas no versículo 15 o Senhor declara: “…na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei”.

A presença de Deus conosco faz a diferença em qualquer situação. A Bíblia afirma inúmeras vezes que Ele sempre está presente para salvar, curar, transformar a maldição em benção, mas nós é que muitas vezes não o temos o discernimento da sua presença.

A segunda palavra de Cristo para os Seus discípulos foi: “sou eu” (v. 27), A presença de Deus com o Seu povo é uma promessa solene, que se cumpriu primeiro em Cristo – Emanuel.

Nesta narrativa, encontramos o segredo para percebermos a presença de Deus em qualquer situação: orar com sinceridade e fé. As vezes, nos momentos mais difíceis da nossa vida, parece que estamos sós, abandonados, mas o texto em estudo diz que Pedro clamou: “Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem!” (V. 28,29).

CONCLUSÃO

Quando enfrentamos uma fase difícil na vida, normalmente achamos que estamos sozinhos . Em outros casos, ouvimos tantas vozes que não conseguimos distinguir a voz de Deus nos dizendo: como disse Jesus “Estou aqui, não tenha medo, eu te socorro”. E, pois nosso desafio, tirar os olhos da tempestade e fixá-los em Cristo, em Sua Palavra e promessas.

AGENDA SEMANAL IBB/CZS

•  Rede de Casais dia 26/05 Sexta-Feira  as 19h30min;
• Dois Cultos de Celebração das células aos domingos  ás 10h15m manhã e ás19h
•Quarta-feira – Culto Passos de Fé ás 19h;
•Sexta-feira  Vigília das 19h ás 21h;
•Rede de Jovens aos sábados as 19:30min;
•Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RÁDIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30min AS 14:30min de Segunda a Sexta;

Imprimir

Comentários