Cooperando com o Milagre de Deus na minha Vida

outubro 22, 2018


Texto: II Reis 4:1-7

1 – Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: “Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos”.

2 – Eliseu perguntou-lhe: “Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? ” E ela respondeu: “Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite”.

3 – Então disse Eliseu: “Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas.

4 – Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo”.

5 – Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam.

6 – Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: “Traga-me mais uma”. Mas ele respondeu: “Já acabaram”. Então o azeite parou de correr.

7 – Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: “Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar”.

Quebra-gelo: Líder pergunte para os discípulos, visitantes da célula:

 “Quem passou uma luta neste ano que humanamente falando não teria solução?

INTRODUÇÃO:

Esta narrativa bíblica que lemos, nos fala de um drama vivido por uma viúva de um dos discípulos do profeta Eliseu.

O texto nos fala do milagre da multiplicação do Azeite, este milagre que foi realizado pelo profeta Eliseu nos revela a importância de sermos discípulos, de estarmos debaixo de uma cobertura espiritual, de termos mentores sobre nossa vida.

 A bíblia diz p ara crermos nos profetas do Senhor. Ler 2Cr 20:20, vamos aprender com a viuva como receber o milagre de Deus em meio as lutas, em meios as adversidade da nossa vida:

1 – ONDE TEMOS PROCURADO AJUDA 

 O verso. 1 diz que uma mulher esposa de um dos discípulos do profeta Eliseu buscou o socorro no profeta Eliseu, pois o seu esposo havia falecido e tinha deixado uma divida, que acabaria tendo que entregar seus filhos aos credores para que fossem seus escravos, como pagamento da divida.

Esta viuva vivia um dilema, estava enfrentando uma luta. Seu marido havia morrido, era o provedor,  e a viúva que estava desesperada bateu na porta  do o profeta Eliseu para pedir ajuda.

Quantas pessoas que no momento da luta, busca uma resposta no álcool, nas drogas, na prostituição, no ocultismo! A pergunta que não quer calar é:  Onde você tem buscado ajuda? Quem é a voz profética que você ouve? Eva ouviu a serpente e foi expulsa do jardim!

A viúva, recebeu direção para exercitar sua fé, recebeu instruções específicas de como agir diante daquele problema, que humanamente falando era insolúvel.

2 – COOPERANDO COM O MILAGRE: 

o verso 2  diz: O  profeta Eliseu pergunta à viúva, que te hei de fazer? Que representa: Em que posso te ajudar?

Esta mulher para receber  seu milagre, ela tomou algumas atitudes, ela abriu o coração para o profeta,  ela obedeceu o profeta, ela carregou vasilhas vazias…outra revelação está no vs. 2 quando Eliseu pergunta: “O que é que tens em casa?” e a viúva responde: “Tua serva não tem nada em casa senão uma botija de azeite”. Há momentos na vida, em que olhando para as coisas que estão ao nosso redor, sentimos não termos mais ao que recorrer. Esta viuva estava sem perspectiva de dias melhores. É como a situação daquela mulher: seu marido morreu, ela não tinha dinheiro para pagar suas dívidas, sua família estava ameaçada, mas ela tinha fé, e fé no Deus único, o Deus que se compadece dos aflitos.

Aprenda um principio espiritual você coopera com o milagre, quando você crê que Deus pode agir em teu favor. Cooperar com Deus é quando eu faço a minha parte, vou para igreja, célula, discipulado. O que é para o homem fazer Deus não faz. Ex: Carregar vasos vazios é lado humano, multiplicar o azeite é o lado divino e  parte de Deus

A única botija de azeite que havia em sua casa, significa o último e principal recurso que temos, a presença e a unção do Espírito Santo que jamais abandona aqueles que crêem em Jesus. Por vezes, mesmo estando na presença de Deus nos sentimos fracos, com nosso testemunho incompleto, mas é nestes momentos que podemos olhar em redor e ver que há outras pessoas em condições piores do que nós e que precisam receber a unção que está em nós. Há muitas “vasilhas vazias” em nossas famílias, no nosso trabalho em nossa vizinhança e não são poucas (muitas vidas que precisam de um milagre de Jesus).

Quando nos dispomos a transmitir a outros, aquilo que temos recebido do Senhor, então a unção que está em nós se multiplica.

No mundo fomos ensinados a viver de forma independente, mas hoje Deus quer nos ensinar a viver sob a orientação de seus servos os profetas  (líderes espirituais que Deus nos dá para zelarem por nosso bem estar espiritual.

No mundo fomos ensinados a resolver nossos problemas sozinhos, mas hoje Deus quer nos ensinar a sermos humildes e pedirmos ajuda àqueles que são líderes, para que também aprendamos a trabalhar em equipe.

Conclusão:

Segundo a orientação do profeta Eliseu, a viúva e seus filhos fizeram um trabalho conjunto que os salvou (vs. 5). Precisamos aprender que ninguém conquista nada sozinho. Nós precisamos um dos outros.

 No mundo fomos ensinados a guardar, reter e nos apegarmos ao que possuímos, dispondo tudo unicamente para os nossos próprios interesses, mas hoje Deus vai nos ensinar a derramar da vida de Deus que há em nós, sobre outros, pois isso fará multiplicar- se tudo o que somos e tudo o que temos.

Jesus o capacitará a pagar todas as suas dívidas, suprirá para sempre suas necessidades e derramará sobre você a unção da multiplicação para que através da sua vida muitas outras sejam alcançadas e cheias da glória de Deus.

Atenção líderes:

1) Faça apelo e consolide os novos;

2)  Ore pela necessidade de todos presentes;

3) Desafio: Peça que também cada um deles pense em três pessoas que estão precisando de um milagre da parte de Deus em sua família, e peçam a Jesus que os traga à próxima célula.

LIDER passe a programação da IBB/CZS:

-  Rede Kids dia 26 de outubro das 18h as 19h30min

- Intercessão diária Café com Deus das 05 ás 06h no templo ;

- Quarta-Feira as 19h Culto Passos de Fé;

- Sexta-Feira as 21h Vigília;

- Sábado as 19h Rede de Jovens Radicais;

- Culto celebração das Células: das 10h15min ás 11h30 e das 18h as 19h30

 

Imprimir

Comentários