Coração dividido, Deus ou mamon?

outubro 20, 2014


Coração dividido, Deus ou mamon?

 

Marcos 10:17-22

 

Versículo para Memorizar:

“Jesus olhou para ele com amor e disse: -Falta mais uma coisa para você fazer: vá venda tudo que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.”

Introdução

Diante da pergunta feita por um certo jovem acerca da vida eterna, Jesus ministrou sobre os ídolos do coração. Seu ensino revelou o quanto podemos estar enganados sobre os nossos verdadeiros valores.

1º – “Bom mestre…”

Assim que o jovem se aproximou de Jesus, saudou-o com as palavras “Bom mestre”. Logo, o Senhor identificou que havia algo de errado com aquela saudação. Não que ela não refletisse a verdade, mas porque revelava o terrível engano no qual aquele homem estava vivendo.

Ao chamar Jesus de bom, ele queria dizer que um homem pode ser bom. Se um homem pode ser bom, então ele próprio poderia. E por que teria o direito de ser bom? Por que se achava guardador dos mandamentos.

Percebendo que o senso de justiça própria que o jovem rapaz possuía em seu coração, nunca o levaria a um genuíno arrependimento, Jesus interveio. Ele afirmou que não há ninguém que seja bom, se não Deus. Fazendo isso desmontou qualquer possibilidade de se tentar angariar a salvação baseado nas obras de justiça (Romanos 3:20-23)

2º – “Você conhece os mandamentos?”

Jesus perguntou sobre isso e ele respondeu que os guardava desde sua infância. “Não mate, não cometa adultério, não roube, não acuse os outros com falsidade, não engane os outros, respeite o seu pai e sua mãe”. Por isso achava-se no direito de ter a vida eterna ou de ser chamado de bom moço.

Porém, faltava-lhe cumprir um dos mandamentos mais importantes; o qual só veio à tona quando Jesus pediu: “Vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.” A tristeza diante do desafio de entregar tudo o que tinha, revelou todo o seu problema.

Faltava-lhe, portanto, o primeiro de todos: “Não terás outros deuses além de mim.” (Êxodo 20:3). O amor ao dinheiro era o seu grande ídolo e, por isso, foi desafiado a entregá-LO (1º Timóteo 6:10).

Naquele instante, todo o senso de justiça própria caiu por terra. Seus olhos se abriram para perceber que ele não era tão reto quanto parecia.

3º – “Terá riquezas no céu”

Jesus queria que os valores no coração daquele jovem fossem investidos. Seus olhos deveriam se voltar urgentemente para os bens espirituais ao invés dos terrenos. Teria de haver uma real conversão que o desprendesse das riquezas passageiras deste mundo, sem a qual ele nunca conheceria a Deus de fato.

Em Lucas 12:16-21, encontramos a parábola do “rico insensato”. Nela, Jesus ensina sobre um homem que investiu em seus celeiros, aumentando-os cada vez mais. Ele trabalhou com a expectativa de ainda poder viver muitos anos para desfrutar dos seus bens, sem saber que naquela mesma noite Deus lhe pediria sua alma. Ele teria de lidar coma triste realidade de haver planejado sua vida somente para este mundo, e não para o vindouro. Jesus conclui a parábola dizendo: Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.”

“As coisas terrenas que se vêem são temporais, mas as espirituais que não se vêem são eternas”(2º Coríntios 4:18).

Conclusão

O amor ao dinheiro que o jovem possuía, o impedia de perceber o quanto estava longe da salvação. Sem se dar conta do fato, já havia quebrado o primeiro mandamento há muito tempo. Ele precisava se libertar daquela prisão para poder realmente conhecer a vida eterna.

Aplicação

Neste momento de reflexão procure avaliar sobre os possíveis ídolos que seu coração possa estar abrigando. Talvez não estejam relacionados ao dinheiro, mas a algum outro valor do qual você necessita de libertação. Ore ao Senhor, pedindo perdão por eles, e receba a benção espiritual  para sua vida.

AGENDA SEMANAL

  • Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;
  • Intercessão diária no templo da IBB/CZS;
  • Quarta-feira Culto Passos de Fé;
  • Sexta-feira Vigília;
  • Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;
  • Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30hs AS 14:30hs de Segunda a Sexta;
  • Programa Jovens Radicais aos sábados 13:00hs;
  • Discipulado 144, dia 20 de outubro, 19:30hs no templo IBB;
  • Seminário da visão celular dias 14,15 e 16 de novembro com Pr. Edizio Cerqueira, IBCI – Gama/DF;
  • Reencontro dia 19, 20 e 21 de dezembro;

Líder direcione seus discípulos ao culto de celebração das células aos domingos.

 

Imprimir

Comentários