Corações divididos

agosto 13, 2014


Texto Base: Marcos 14:43-52

Introdução:

Na época do Profeta Elias o povo de Israel estava divido entre Deus e Baal. Líder Leia: 1Rs 18:20-2. Existe um adágio popular que diz: “coração divido não tem dono.” Jesus advertiu os discípulos em Lc 16: 13 “Que nenhum servo pode servir a dois senhores, não podemos servir a Deus e a mamom”.  Não podemos possuir um coração dividido entre Deus e outras coisas, a bíblia diz que o Senhor não divide a sua glória com ninguém.

Vamos ver as consequências de ter um coração divido.

1º O coração dividido de Judas.

Sabemos que Judas tinha motivações diferentes das de Jesus. Enquanto o Senhor pensava num reino espiritual estabelecido no coração das pessoas, Judas buscava um reino terreno.

No começo de seu ministério, contudo, vemos Judas pregando o evangelho, curando e libertando as vidas juntamente com os outros discípulos Ler: Mateus 10:1. Além disso, Jesus não o chamaria para uma obra tão importante se não visse nele qualidades especiais.

Num determinado momento, porem, ele descuidou do seu coração, permitindo render-se pelas antigas raízes de cobiça e avareza. Satanás encheu sua alma e ele se perverteu. “Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus…” (João 13:2).

O seu coração dividido entre as coisas de Deus e a cobiça pelas coisas terrenas deu lugar à ação maligna em sua vida. O inimigo se aproveitou de sua inclinação para o mal naquela área não tratada e o destruiu.

2º O coração dividido da multidão.

Muitos dos que vieram prender Jesus com espadas e porretes também estavam com Ele no pátio do templo em outras ocasiões. Isso mostra que também estavam divididos em seus corações acerca d’Ele.

Eles ouviam todos os dias maravilhados pela sua sabedoria e autoridade com que falava Ler: Lucas 4:36, mas em pouco tempo se deixaram se influenciar pelas as autoridades religiosas da época.

Na parábola do semeador encontramos as seguintes ilustrações: “Outras pessoas são como as sementes semeadas junto as pedras, quando ouvem a mensagem elas aceitam logo com alegria; mas depois de pouco tempo essas pessoas abandonam a mensagem porque ela não criou raízes nelas. E, quando por causa da mensagem chega os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.” Ler: Marcos 4:16-17.

Quando as raízes da palavra não se aprofundam, ficamos a mercê das influências externas deste mundo. Precisamos de experiências espirituais com Deus. Elas nos ajudam a firmar convicções que nortearão nossas decisões, se nosso coração estiver em Deus, iremos ter um relacionamento com o Senhor pautado nos seus princípios. Ver: Mt 6:33

3º O coração dividido dos discípulos.

“Então todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram.” Essa declaração revela-nos o quanto eles também estavam divididos. Quando viram que não havia mais possibilidade de livramento, temeram por sua segurança e o deixaram.

Eles seguiam a Jesus enquanto suas próprias vidas não estavam em jogo; do contrário, teriam que avaliar o que seria mais importante.

“Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira.” Ler: Mateus 10:39.

Podemos ficar divididos entre o reino de Deus e nossas próprias vidas, incluindo: pai, mãe, mulher, marido, filhos, bens, conforto e etc.

Saber valorizar todos eles é muito importante; mas, colocar Deus acima de tudo, é, sim, o grande desafio. Ler: Mateus 10:35-39.

Conclusão.

Judas estava dividido entre o Reino de Deus e a cobiça das coisas materiais. Muitas pessoas ficam entre as tradições religiosas, dogmas e Cristo; enquanto outras se detêm na dúvida entre o caminho de fidelidade a Deus e o senso de preservação da própria vida.

Aplicação.

Identifique sua mente quais sejam as áreas da vida cristã nas quais você se vê dividido entre o que a palavra de Deus diz e o que o mundo afirma. Busque orientação do seu líder espiritual que o ajudará a se posicionar corretamente em cada ponto de conflito.

Líder Comunique a programação da IBB/CZS:

 

AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

 

Imprimir

Comentários