Cuidado para não cair

janeiro 20, 2017


Texto: Lucas 22:31-34;44-46;54-60

Introdução:

Esse texto que lemos mostra que satanás o inimigo das nossas almas estava com sede em Pedro, ele não queria Pedro convertido, ele queria acabar com Pedro antes, queria destruí-lo, Jesus intercede por Pedro, roga pela sua vida e impede a ação do inimigo, Jesus conta esse fato a Pedro e o alerta: Pedro você ainda não se converteu, quando você se converter será um servo meu que estará sempre fortalecendo os seus irmãos, Pedro ouve as palavras de Jesus e não se vê na situação que Jesus disse que ele estava, pelo contrário, ele se vê pronto, convertido e preparado para ir com Jesus para a prisão e para a morte.

O Ap. Pedro já estava andando com Jesus fazia três anos, ele convivia todos os dias com o Senhor, fazia parte do grupo de discipulado de Jesus. Pedro, porém, tinha um grave problema, ele não dava muita atenção para os ensinamentos do mestre, ele gostava de ver os  milagres e prodígios, gostava da presença de Jesus como aquele que o protegia de tudo e de todos.

Esse comportamento de Pedro sinaliza a sua não conversão, como pode um convertido ignorar as palavras de Jesus? Como pode alguém que se diz servo de Jesus desconsiderar o que Ele diz? Jesus diz a ele: cuidado, você nem convertido é, e ele responde: Estou pronto. Veja que fato interessante, Pedro estava pronto somente para negar Jesus, e achava que estava pronto para ir com Ele para a prisão e para a morte, isso mostra que a sua afirmação era fruto da soberba e da presunção.

Pedro não compreendia nada da missão de Jesus, ele ainda era uma pessoa centrada em si mesma, vaidosa, desejando ter o controle das situações, o que Jesus dizia ele não levava muito em consideração, quem não dá plena atenção para o que Jesus fala, não o serve como deveria. Jesus encerra a conversa dizendo: “Pedro eu te afirmo que hoje, você me negará três vezes que me conheces, antes que o galo cante”. E aconteceu exatamente como Jesus falou.

A Bíblia nos adverte: “Aquele que está de pé, cuide que não caia” (I Co 10:12). Não há nada pior do que ver um crente desviado, perdendo a vida de Deus e chorando o seu fracasso. Mas isso quase nunca acontece de repente. Há sempre um processo que vai nos desviando pouco a pouco.

O exemplo de Pedro, discípulo de Jesus, pode nos ensinar muito sobre isso. Apesar de amar tanto ao Senhor, ele o negou e acabou chorando amargamente. Vamos aprender com a experiência do Apostolo Pedro, o que pode nos levar a uma queda espiritual.

I. PEDRO CONFIOU EM SÍ MESMO (vs. 31-33) – Mesmo diante de uma advertência de Jesus de que ele seria tentado, Pedro demonstrou uma auto-confiança perigosa. Quando não reconhecemos nossas fraquezas e achamos que nossa firmeza é suficiente, damos oportunidade para o inimigo nos apanhar de surpresa – Jr 17:5.

II. PEDRO RELAXOU EM TEMPO DE GUERRA (vs. 45-46) – Aquele era um momento de muita guerra espiritual, mas enquanto Jesus orava, Pedro e os demais estavam dormindo. Isso os fragilizou. Por isso temos que nos aperceber quando a igreja ou nós mesmos como indivíduos estamos debaixo de um ataque maligno. Nestes períodos, não podemos relaxar e temos que redobrar a oração – II Sm 11:1-4 (Davi, homem de Deus, caiu em adultério porque relaxou, enquanto deveria estar na guerra).

III. PEDRO TENTOU SEGUIR JESUS DE LONGE (vs. 54) – Às vezes somos tentados com a ilusão de que podemos seguir Jesus de longe, sem muito compromisso, sem nos expormos ou nos tornarmos radicais. Isto é um engano. Quem tenta viver assim fica exposto às influências do mundo e do pecado.

IV. PEDRO ACEITOU PARTICIPAR DO AMBIENTE DOS PERDIDOS 

(vs. 55-57) – Ao se assentar entre os incrédulos sem assumir sua postura cristã, Pedro se expôs às pressões do mundo. Da mesma forma, muitos crentes se enfraquecem porque começam a andar e ser influenciados por más companhias ou pessoas que não querem nada com Deus – Sl 1:1.

V. PEDRO PERMITIU QUE SUA LINGUAGEM FOSSE CORROMPIDA 

(vs. 57-60) – Ele começou com a mentira e terminou xingando e praguejando. Aos poucos foi deixando de falar como um crente, e passou a usar o mesmo tipo de linguagem do mundo. Por isso caiu e acabou chorando amargamente.

CONCLUSÃO: “A vida com Deus é uma preciosidade que não podemos negociar. É terrível ver alguém se afastando do Senhor, assim como é triste ver alguém que nunca provou do poder e do amor de Deus em sua vida. Se você está assim, hoje é dia de convidar Jesus para ser seu Senhor e Salvador e nunca mais se afastar dele.”

Líder ore pelas pessoas que já tomaram decisões precipitadas e estão sofrendo, e ministre para tomar a maior decisão da sua vida, receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Lideres comunique a programação da IBB/CZS:

• Capacitação Destino nível II e III  no templo da IBB das 08h ás 10h da manhã;

• Cultos de Celebração 1º Culto ás 10h:15m 2º Culto das 19h ÁS 21h;

• Culto Passos de Fé das 19h ás 21h;

• Sexta-Feira: Vigilia as 22h;

• Rede de Jovens aos sábado ás 19h30min

 

Imprimir

Comentários