Da fornalha para a vitória

abril 28, 2017


TEXTO: Daniel 3:1-6

1 – O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de babilônia.
2 – Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitàes, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
3 – Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitães, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei 4 – Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.
4 – E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas:
5 – Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.
6 – E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.

INTRODUÇÃO:

Servir a Deus é um grande privilegio, mas também um grande desafio. A nossa vida espiritual não é uma colónia de féria, mais um campo de batalha.  A cada instante somos tentados a  abandonar os caminhos do Senhor nosso Deus, abrir mãos das promessas, dos nossos valores e princípios espirituais. Diante disso quando nos posicionamos de forma coerente com a Palavra de Deus,  somos perseguidos, difamados, injuriados muitas vezes, mas a certeza é que o nosso Deus é conosco para nos livrar.

No capitulo 3 do livro do profeta Daniel nós iremos aprender  como podemos vencer os desafios espirituais em meio as as lutas e  tribulações da nossa vida.

I. Fidelidade ao Senhor V.12

12 – Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.  Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se intimidaram diante da fornalha, mas permaneceram fiéis ao Senhor.
Da mesma forma não devemos desanimar, abandonar a fé ou temer diante das dificuldades, pois, o Senhor guarda os seus fieis.
II. Não ter medo e nem vergonha de testemunhar do  Evangelho V. 16,17
16 – Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
17 – Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.

Os três jovens não tiveram medo e nem vergonha do Deus que serviam. Eles sabiam em que criam.
Foram capazes de suportar esta grande perseguição por amor a Deus. O Apostolo Paulo dizia que não se envergonhava do evangelho Romanos 1:16.

III. Intimidade com Deus V.18

18 – E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

Os amigos de Daniel não mudaram sua opinião, não negociaram sua aliança com Deus. Tudo isso devido sua grande intimidade que possuíam com o Senhor, quanto mais intimidade mais fortes estaremos diante das batalhas espirituais.

Eles não temeram ser lançados na fornalha. Eles viviam de acordo com a vontade de Deus.  Importando mais agradar a Deus do que aos homens, chegaram a desobedecer os decretos do Rei.

Precisamos  ter essa intimidade com Deus através de sua palavra João 14:21, pela oração Jeremias 33:3, pela comunhão Mateus 18:20 e adoração Efésios 5:18-2).

IV. Deus nunca nos abandona V. 24, 25
24 – Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
25 – Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.

Quando somos fieis ao Senhor Ele nunca nos desampara.  A bíblia diz que Ele Protegeu e cuidou de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego dentro da fornalha.  Ele é o nosso Deus e também se compadece de nós seja qual for a circunstância adversa que estivermos enfrentando (Isaías 43:1-3). Somos amados de Deus e nunca esquecidos (Isaías 49:15).

Deus operou um milagre dentro de uma terra estranha (Cativeiro Babilônico) demonstrando sua soberania, seu poder e grandeza. Somos alvo do amor de Deus. Quando confiamos em Deus e dedicamos nossas vidas, Ele nos livra de qualque fornalha. Em Efésios 3:20 Diz: Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Nosso Deus é um Deus mais que abundante e sempre faz mais do que pedimos. Os três esperavam de Deus a Libertação mas Deus fez mais, Deus não nos livra da fornalha, mais nos livra dentro da fornalha.

CONCLUSÃO

Quando somos fieis ao Senhor as adversidades são oportunidades para demonstrar nossa fidelidade a Deus. Pois Ele é fiel e sempre cumpre sua Palavra. Portanto não temamos as fornalhas da vida, mas usufruamos da fidelidade e dos livramentos do nosso Senhor!

Comuniquem a programação da IBB/CZS:

• Culto Passos de Fé das 19h ás 21h;
• Sexta-Feira: Vigilia as 22h;
• Rede de Jovens aos sábado ás 19h30min;
• 1º Culto de Celebração das 10:15min ás 11:30min  da manhã 2º Culto das 19h  ás 21h

Imprimir

Comentários