DEUS CONHECE OS SEUS 

março 3, 2021


Texto IITm 2:19 “O Senhor conhece quem lhe pertence.

QUEBRA GELO: Comece o estudo fazendo uma perguntando aos presentes: Você conhece muitas pessoas? Quantas pessoas você acha que conheça você de verdade? Ouça as respostas e depois faça mais uma pergunta:

E Deus conhece você?

INTRODUÇÃO:

O texto que lemos como base para nossa ministração em  I Tm 2:9, o Ap. Paulo diz que: Deus conhece quem lhe pertence.

O ser humano, por mais cético que possa parecer, sabe que há um ser criador de todas as coisas e que há alguém acima do nosso entendimento, conhecimento e alcance.

As religiões ensinam o homem a procurar Deus tentando subir para um estágio elevado de espiritualidade através de penitências, sofrimentos, carmas, pseudo-reencarnações e outras tragédias do cansaço inútil.

A bíblia diz no Evangelho de  Lucas 13:25-27, falando sobre a salvação e o arrebatamento da Igreja, o Senhor diz que haverá de dizer aos que se perderão: Não os conheço, nem sei de onde são vocês… Não os conheço, nem sei de onde são vocês Duas vezes Ele se referiu a pessoas a quem Ele não conhece e nem sabe de onde são! Mas Deus não é onisciente? Ele não sabe de tudo? Como Ele pode não conhecer pessoas?

A resposta está nos significados do verbo conhecer na Bíblia. Em I Timóteo 2:19 e em Lucas 13:25-27, conhecer significa “ter aliança”. Sim, na Bíblia o verbo conhecer é por vezes usado como sinônimo de intimidade e de aliança conjugal. Assim, Deus somente conhece quem é dele! Quem tem aliança com Ele!

Como fazer para que Deus conheça uma pessoa? Como já dissemos, “conhecer” é um verbo usado por vezes em relação ao casamento.No Evangelho de Mateus 22:1-14, temos uma Parábola que trata de um casamento e explica o que Deus exige para estabelecermos aliança com Ele.

A Parábola do Banquete de Casamento descreve a aliança de Jesus com a Igreja.

Os primeiros convidados desprezaram a honra do convite e perderam a chance. Foram os judeus que perseguiram a Jesus e também a Sua Igreja.

Diante da atitude dos judeus, a oportunidade de participar da celebração de Jesus com a Igreja foi oferecida aos “gentios” (a forma bíblica de referir-se a quem não era israelita) e que no NT refere-se a todos os pecadores.

O dono da festa (Deus Pai) manda seus servos saírem por caminhos e valados em busca de todos os que desejarem participar. Observe no verso 10 que até “gente má” teve oportunidade de entrar para o casamento. Mas havia uma condição: para entrar na celebração era imprescindível mudar de roupas e usar veste nupcial.

No evangelho segundo escreveu são Mt 22:11, o Senhor conta que uma pessoa estava no salão sem as vestes e que este teve que ser expulso, amarrado e lançado nas trevas, onde há choro e ranger de dentes.

Trocar as vestes significa ARREPENDER-SE DOS PECADOS e mudar de  vida. Deus conhece como dEle pessoas que, através de Jesus, arrependem-se dos seus pecados e mudam as vestes.

Em Isaías 64:6, o profeta afirma que somos “impuros” e que mesmo os nossos “atos de justiça” são verdadeiros “trapos imundos”. Esta é a figura profética descrita por Isaías: enquanto não nos reconhecemos pecadores, somos como que pessoas vestidas de roupas esfarrapadas e muito sujas.

Jesus veio chamar as pessoas ao arrependimento de seus pecados (Lc 5:32). Ele veio oferecer vestes limpas, aliança com Deus. Quem se reconhece pecador e aceita esta mudança, torna-se conhecido por Deus.

CONCLUSÃO: Talvez até hoje você ainda não seja computado como um dos que Deus já conhece. Mas hoje é o dia da oportunidade de você se reconhecer um pecador, arrepender-se e pedir a Jesus que salve sua vida.

O nosso Deus é um Deus que quer ser conhecido pelo seu povo, Ele não se esconde e além disso Ele procura o homem, aleluia!

Quando afirma que deseja ouvir de nós: Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR é sinal de que quer ser encontrado, conhecido por nós, mas como conhece-Lo

DESAFIOS.

LIDER peça para todos discipulo da célula baixar o app da igreja Batista do Bosque/CZS e acompanhar  a programação da IBB/CZS:

Atenção: Crianças e  Idosos (60 anos) e pessoas do grupo de risco, e que apresente sintomas de gripe ou resfriado  devem acompanhar nossos  nossos cultos on line.

  1. Plano 40  das 05 ás 06h no templo;
  2. Por motivo do Decreto Governamental onde estabelece lockdown no finais de semana e feriado, nosso Culto de Celebração será nas Sextas-Feiras ás 19h,
  3. Dia  21 Ceia do Senhor inscrições pelo app
  4. dias 17 3 18 de Abril   aniversario de 12 anos  da IBB CZS  Algo Novo com Lukas Agustinho e banda, inscrições no app
  5. 13 e  14 de Maio Conferencia de Casais (A arte de permanecer casados e Felizes) com Pr. Mac Anderson vagas limitadas inscrições no app.

Imprimir

Comentários