Discípulo segundo o coração de Deus

agosto 13, 2014


Texto: Jo 8:31,32

Líder, comece essa ministração perguntando aos presentes na célula o que eles entendem por crente, religioso e discípulo e pergunte em qual dessas três classes de pessoas eles se encontram.

Explique então qual é a diferença.

O crente, como a própria palavra diz, é aquele que crer, porém, não tem compromisso com o reino de Deus, com a noiva (igreja), nem tão pouco com o Senhor Jesus.

O religioso é aquele que defende uma religião e princípios meramente religiosos que muitas vezes não tem base bíblica. O religioso vive baseado em usos e costumes. Sua preocupação é agradar seu líder e guardar seus princípios religiosos.

O discípulo, por sua vez, é aquele que é crente, tem uma religião (congrega), mas acima de tudo sua preocupação é agradar e guardar os ensinamentos de seu mestre, ou seja, JESUS.

Costumo dizer que todo discípulo é um crente, mas nem todo crente é um discípulo. Há muitas pessoas que crêem em Jesus, mas não querem guardar Seus ensinamentos e fazer Sua vontade.

As pessoas a quem Jesus falava no texto citado, acreditaram em Jesus. Elas eram crentes em Jesus e no decorrer do texto você vai perceber que elas declaravam serem filhas de Abraão, ou seja, elas declaravam ter uma religião guardar as leis.

Porém, Jesus disse-lhes: “se permanecerdes nas minhas palavras sois verdadeiramente meus discípulos”. Jesus estava dizendo: tem que ser mais que crente e religioso, tem que ser discípulo. E Jesus dá as características de um discípulo, segundo o coração de Deus.

I – O DISCÍPULO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS PERMANECE NA PALAVRA.

O discípulo de Jesus está extremamente preocupado em obedecer à palavra. A palavra de Deus precisa habitar em nós – Cl 3:16 – “Habite ricamente, em vós a palavra de Cristo…”. A palavra de Deus nos guarda do pecado – Sl 119:11 – “guardo no coração a tua palavra para não pecar contra Ti.” Precisamos viver a palavra – Tg 1:22 – ” tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vos mesmo.” Todas as coisas vieram à existência pela palavra de Deus e quando todas as coisas não existirem mais, ainda assim a palavra de Deus irá permanecer. Precisamos desejar ardentemente a palavra, pois ela nos dá crescimento espiritual.

II – O DISCÍPULO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS É LIVRE.

Jesus se fez escravo para que fôssemos livres. Foi à liberdade que Cristo nos chamou. Aquele povo era escravo não apenas do pecado mas também da religiosidade. O apóstolo Paulo, escrevendo aos gálatas, diz: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois firmes e não vos submetais de novo a jugo de escravidão.” – Gl 5:1. Porém, Paulo adverte no verso 13: “… porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne;…”. Somos livres, libertos pela verdade e o discípulo de Jesus não pode se esquecer disto.

III – O DISCÍPULO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS NÃO É ESCRAVO DO PECADO.

Alguém já dizia que “não somos pecadores lutando para ser santos, mas santos lutando contra o pecado”. Isso é uma grande verdade. João escreve dizendo que “se

dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos”. Ser discípulo de Jesus é não viver mais na prática do pecado. Somos chamados a viver uma vida de santidade – “as coisa velhas já passaram, e tudo se fez novo” – precisamos andar em novidade de vida.

CONCLUSÃO

Você é crente, religioso ou você é um genuíno discípulo de Jesus? Só você pode responder a essa pergunta. Só você pode tomar essa decisão. Jesus voltará para buscar os Seus verdadeiros discípulos.

Líder ore e faça o apelo.
AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários