Fim do Tempo da Humilhação

outubro 16, 2018


Texto: I Samuel 1:17-18

Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
E disse ela: Ache a tua serva

Quebra-Gelo: Líder comece essa ministração perguntando aos presentes na célula, se alguém já foi humilhado em alguma área de sua vida??

Introdução:

Estes versículos narram a benção do Sacerdote Eli sobre a vida de uma mulher chamada Ana.

Ana era esposa de Elcana, da tribo de Efraim. Homem bom e que adorava ao Senhor. Porém Ana era estéril, o que dava a possibilidade de seu marido ter uma segunda esposa para gerar descendência. Apesar da esterilidade de Ana, seu marido a amava e a tratava demasiadamente bem, tanto que todas as vezes que subiam a cidade para adorarem a Deus e oferecerem sacrifícios, Elcana dava a sua mulher porção dobrada dos alimentos.

Penina, a segunda mulher de Elcana, provocava constantemente Ana pelo fato dela não ter filhos, o que a deixava extremamente triste.

Nestas ocasiões, Ana chorava muito e não comia. Seu marido de todas as formas tentava consolá-la, mostrando que apesar de não ter os filhos que queria, tinha seu marido que a amava muito, certa ocasião ele chegou a dizer: Você tem a mim, não te sou eu melhor que 10 filhos?

Se parássemos a história por aqui, já nos identificaríamos com Ana. Alguém que conhece ao Senhor anda com o Senhor, mas enfrenta uma humilhação em alguma área da sua vida, existe áreas da sua vida que são infrutífera? Tem uma situação que a angustia, que a faz chorar. É afrontada por pessoas que apontam sua esterilidade, assim como muitas vezes perguntam onde está o nosso Deus, se tal coisa ainda não aconteceu, o porquê não aconteceu.

Porém neste momento, Deus aparece na figura de Elcana, seu marido, sendo aquele que traz o consolo, o alimento (que representa força) em dobro, demonstra Seu amor por nós e nos revela algo importante em um relacionamento com Ele: Sua presença vale mais que 10 bênçãos que podemos alcançar!

Pense: Até que ponto uma benção vale mais do que o Autor dela? Isso nos ensina três coisas:

1.    Não temas diante de circunstancias ou pessoas que venham afrontar sua fé!

2.    Deus está escrevendo uma história em nossas vidas que Ele conhece o final!

3.    Caminhe na força (alimento) que Ele te dá! Deus nos ensina a usarmos armas espirituais para conquistarmos em nossas vidas.

Ana usou estas armas. A Bíblia nos conta que ela se levantou para orar e chorar, e fez um voto diante de Deus, mas o interessante é que ela usa um termo pela primeira vez em uma oração: Senhor dos Exércitos! Até este momento ninguém tinha orado assim na bíblia.

O Senhor dos Exércitos é aquele que nos conduz nas batalhas do dia a dia. Portanto é necessário fazer guerra (batalha espiritual) contra as adversidades, não ficarmos passivos assistindo tudo o que acontece ou deixa de acontecer, mas nos tornarmos guerreiros espirituais, crendo que nosso General irá a frente nos concedendo vitórias!

Existe o tempo do choro e desabafo sim, mas algumas pessoas param neste momento, se esquecendo de que servem a um Deus Todo Poderoso!

Ana em sua oração disse que se Deus a concedesse um filho, ela o devolveria ao Senhor, em outras palavras: todas as bênçãos que eu receber não são maiores do que o Senhor na minha vida, tudo vem de Ti! Quando nos levantamos em batalha por um objetivo, sem esquecermos que nosso maior alvo é Cristo, Ele mesmo direciona pessoas que liberarão a palavra que se cumprirá!

O sacerdote veio e profetizou, ela creu e se alegrou, acabaram as lágrimas e os jejuns, veio o tempo de descansar em Deus!

Qual o resultado desta história: Ana deu luz a um filho que se chamou Samuel, que quer dizer: Do Senhor o pedi! Você vai gerar muito Samuel, pois vai pedir e Deus vai conceder!

Samuel se tornou o último juiz e o primeiro profeta de um novo tempo que se iniciava em Israel! Ana nem imaginava que poderia ter um filho, quanto mais alguém que viria ungir os primeiros reis de Israel, inclusive o próprio Rei Davi! Sua vida nas mãos de Deus fará diferença na história! A bíblia diz que Ele sabe qual o fim que desejamos, Ele deseja também nos ver felizes e supridos. Seremos usados por Deus através de uma visão que nos conduz a relacionamentos! Mudar sua vida faz parte do plano Divino para que o nome d’Ele seja conhecido!

Conclusão:

Peça hoje para ter Cristo como principal alvo de Sua vida, usar armas espirituais para vencer as  adversidade que trazem humilhação.  e nunca se esquecer de que é na força d’Ele que vem a vitória

- Líderes Comunique a sua Célula a Programação da IBB/CZS:

- Casamento Coletivo dia 19/10, inscrições na Secretaria da IBB;

- Intercessão diária no templo das 05h ás 06hs;

- Quarta-Feira as 19h Culto Passos de Fé;

- Ceia do Senhor dia 21/10  manhã as 10h15min e noite das 18h as 19h30min;

- Sexta-Feira as 21h Vigília;

- Sábado as 19h Rede de Jovens Radicais;

Imprimir

Comentários