Galgando o monte da comunhão

agosto 13, 2014


Quebra-Gelo: Lideres pergunte para os discípulos da célula: Você já teve uma experiência com Deus que marcou a sua vida?

Texto: Marcos 9:1-8

1 Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder. 2 E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles; 3 E as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear. 4 E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus. 5 E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. 6 Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados. 7 E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi. 8 E, tendo olhado em redor, ninguém mais viram, senão só Jesus com eles.

Introdução:

O texto que acabamos de ler tem como protagonista Pedro, Tiago e João, os discípulos de Jesus que tiveram uma experiência inesquecíveis com o poder de Deus no monte da transfiguração. Suas vidas foram marcadas pelo que viram e ouviram naquele lugar.

Na nossa vida cristã nós temos o privilégio de termos algumas experiências com Deus, seja um livramento, uma cura, uma porta de emprego. Vamos ver três passos para termos uma experiência com Deus.

1º Pagando um preço para subir.

A experiência sobrenatural que os discípulos tiveram só pôde acontecer quando eles se dispuseram a subir o monte na companhia de Jesus. A subida não foi fácil; demandou esforço, determinação disciplina e fé, mas conseguiram cumprir a missão até o fim, mesmo não sabendo o que o aguardava.

Estar disposto a subir o monte (não necessariamente literal) significa prontidão em deixar de lado muitas outras coisas, talvez importantes também, mais não prioritárias diante do desafio de estar com o Senhor. Subir o monte significa pagar um preço para buscar a presença de  Deus, ainda que todas as demais coisas tenham de esperar.

Precisamos valorizar nossas experiências de intimidade e comunhão com o Senhor, para as quais deveríamos dedicar atenção especial. “Fechar a porta” para todos os demais convites ao redor, a fim de se buscar uma experiência mais sublime que venha do Alto, é por demais necessário.  Ler: Mateus 6:5-8

2º Mudando o foco da morte para a glória.

Seis dias antes da maravilhosa experiência da transfiguração, Jesus os advertira acerca do sofrimento, rejeição e morte que o aguardava, vindo depois sua ressurreição. Mais discípulos ficaram tão inquietos com o tema “morte” que não conseguiram absolver  a visão da ressurreição e da glória por vir.

Ainda que necessária, a morte de Jesus não deveria ser o foco de toda atenção; e, por isso, Ele os levou ao monte da transfiguração. Os discípulos tinham de vislumbrar a gloria que o seu Senhor amado seria revestido e, então, perceba o quanto sua renuncia inicial seria recompensada. Jesus não queria que eles tivessem somente vista para o preço a ser pago; havia algo mais glorioso a ser ocupado em suas mentes e a alimentar seus sonhos.

Com base que tiveram no monte, enfrentaram reinos, feras, perseguições e tudo mais, por que conservaram em seus corações o quadro da “…chegada do reino de Deus com poder”  Ler: Marcos 9:1;ICoríntios 15:50-58

3º “Mestre, bom é estarmos aqui”.

Essa foi a declaração de Pedro quando viu Moisés e Elias com Jesus. Agora ele estava convencido do quanto valera a pena ter deixado a vida contida ao pé do monte, para galgar níveis mais elevados de comunhão com Deus.

Toda a preocupação terrena havia cessado naquela hora. Pedro e seus amigos se sentirão recompensados por todo o esforço feito para chegar aquele lugar.

Precisamos entender que Moisés representa a lei; e Elias, os profetas. Portanto, toda a Escritura do Antigo Testamento estava ali representada.

Hoje, nosso Monte da Transfiguração é aquele no qual podemos chegar para aprofundar nossa relação com Deus por meio da oração e da vida devocional. Como consequência, temos os nossos olhos abertos para entender as Escrituras de uma forma mais profunda. (Romanos 11:33-36)

CONCLUSÃO:

A subida ao Monte da Transfiguração exigiu esforço e determinação por parte dos discípulos; o que foi recompensado pelas as experiências espirituais que marcam suas vidas. Ali puderam ver a glória futura, além do sofrimento momentâneo. Eles viveram agradáveis momentos de comunhão com Deus, disponíveis também a todos nós.

APLICAÇÃO:

Identifique alguma atividade espiritual que você tenha dificuldade para realizar,  Seja a hora do  devocional, ou a leitura  da Bíblia, ou mesmo ir ao templo nas celebrações, redes ministeriais, passos de fé.

Ore pedindo ao Espirito Santo que traga um bálsamo  ao seu coração  para você poder subir ao monte da transfiguração.

 

AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários