Jesus, a fonte de água viva

agosto 13, 2014


Texto: João 4:14-15 e João 7:37-38

1. Abertura: boas vindas, louvor e oração.

Objetivo: Apresentar Jesus como a Água Viva de que tanto necessitamos.

Quebra-gelo: Você sabia que a água representa 70% do peso corporal de uma pessoa? Por isso, sem alimento uma pessoa até pode resistir por 40 dias, mas sem água, por apenas três dias. A falta de água no organismo reduz o volume de sangue, provoca perda da coordenação motora, desmaios e cãibras. Há estimativas da ONU de que anualmente, 5 milhões de pessoas no mundo morram em decorrência de enfermidades causadas por água contaminada. Todas as pessoas necessitam beber de 2 a 3 litros de água por dia!

Introdução:

O texto que acabamos de ler no livro de João nos mostra Jesus como a água que pode saciar a sede da nossa Alma.

Em João 4:14-15, nos mostra o encontro de Jesus com a mulher Samaritana no poço de Jacó. Possivelmente você está num poço agora mesmo, na sua família, no seu trabalho. Há jovens que não sabem que profissão seguir, que fazer no que diz respeito ao casamento, ou como resolver os problemas em que se vêem envolvidos: encontram-se num poço sem água. Porque não vem ao poço que Jesus lhe oferece, para beber a água viva que Ele dá? A sua sede só poderá ser verdadeiramente acalmada com esta água viva.

Quem sabe se não anda loucamente de um lado para o outro, à procura de algo que possa satisfazer a terrível necessidade espiritual que somente Deus pode satisfazer. Jesus disse que Ele é a água da vida, é a água viva que entrará no seu coração para acalmar a sede que tem.

Jesus disse: “Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede.” Os que bebem a água das drogas voltarão a ter sede. Os que bebem as águas da mentira voltarão a sentir-se sedentos. Os que bebem as águas da religiosidade voltarão a ter sede. Podem beber todas as demais águas que se oferecem nos dias de hoje, e voltarão a ter sede. No entanto, se beber as águas vivas que Jesus dá, não voltará a ter sede. Jesus disse: “a água que eu lhe der será nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

Todas as pessoas podem ter a vida eterna ao beber a água da fonte de Jesus. Já experimentou? Não me refiro a ser membro de uma igreja, ao batismo. Estou falando de ter uma relação com Jesus Cristo todos os dias, uma verdadeira experiência viva com Ele.

A mulher disse-lhe: “Senhor, dá-me dessa água”. Deve dizer o mesmo: “Dá-me dessa água da vida, Senhor Jesus, desejo perdão para meus pecados, quero ter a certeza que vou para o céu. Quero uma nova vida porque estou cansado da que tenho levado até agora. Estou cansado do labirinto em que me encontro, quero outra coisa na vida”. Nunca encontrará o que deseja até que venha a Jesus Cristo.

Jesus disse que se deseja que essas águas vivas entrem no seu coração e na sua vida e os mude, tem que nascer de novo. Jesus disse: “Eu Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas… aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”. Aquele que quer da água da vida és tu. Vem como estás, vem a Jesus Cristo. Depois de receberes a Cristo, entrega-lhe a tua vida.

Transição: Existe uma sede que é da alma, uma sede que somente pode ser saciada em Jesus Cristo.

1. VOCÊ TEM SEDE DE DEUS!

a) Leia com seus discípulos: Sl 42:1,2 Como suspira a corça pelas correntes de águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? Sl 63:1 Ó Deus, tu és o meu Deus Forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti, meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.

b) Como as pessoas demonstram que têm esta sede de Deus? A religiosidade é a principal demonstração. O jovem rico era muito religioso e praticava boas obras, porém sentiu que lhe faltava algo. Sua religiosidade não saciava sua sede espiritual e, ainda, encobria seu amor pelas riquezas – Lc 18:18-23.

2. JESUS, A FONTE DE ÁGUA VIVA!

a) Leia Ap 22:17 e enfatize o convite do Senhor: aquele que tem sede venha e beba de graça da água da vida!

b) Sugiro que aqui você utilize uma ilustração para fazer um apelo aos seus discípulos. Pegue uma jarra com água limpa. Um copo sujo e um copo limpo. O copo sujo ilustra o ser humano contaminado pelo pecado. O copo limpo, a vida perdoada e purificada pelo Senhor. A jarra, o Senhor que promete nos saciar e nos encher. Você pode estender a ilustração, mostrando que você que recebe a água faz com que outros a recebam e recebe ainda mais do Senhor… (use da criatividade que o Espírito lhe dá!).

Conclusão: Graças a Deus pela água da vida que inundou nossas vidas. Em Jesus temos um manancial de águas onde podemos nos abastecer! Aleluia! (Você poderá inovar neste estudo trazendo uma garrafa de água potável que distribuirá aos presentes como uma confirmação de que cada um já matou sua sede em Jesus).

Termine com Oração, louvor e ofertório.

Não esqueça de preencher o envelope relatório e encaminhá-lo o quanto antes à Igreja.
AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários