Marchando diante dos problemas

agosto 13, 2014


Texto:   Ex 14:10-16; 21-22

Quebra-Gelo: Pergunte para seus discípulos e para os visitantes da  célula: quantos já tiveram uma experiência de esta cercados de problemas?

Introdução:

No texto que lemos  Êxodo 14  temos a narrativa da libertação povo de Israel  da escravidão do Egito. O texto  relata um dos mais importantes momentos da história de Israel.

Depois de mais de 400 anos de escravidão que o povo de Deus  passou no Egito,  Deus usa o seu servo Moises para tirar o seu povo do jugo de faraó.

Faraó não queria permitir a saída do povo foi preciso Deus derramar a sua ira enviando sobre a terra do Egito 10 grandes pragas.

Depois disto faraó não resistiu mais e eles Saíram do Egito, cerca de  600 mil homens fora mulheres e crianças, debaixo da cobertura espiritual de Moisés.

Caminharam pelo deserto, encontrarão o mar vermelho à sua frente e pararam. Faraó saiu atrás do povo com o seu exército para matá-los.

Nesta experiência do povo de Israel, vamos tirar alguns ensinamentos para a nossa vida:

Aqui encontramos algumas símbolos: Egito representa o mundo, Faraó representa o diabo, o deserto e o mar vermelho representa os problemas que enfrentamos na nossa vida.

Existem momentos na nossa vida que nos encontramos cercados de problemas na saúde, no casamento, na familia, problemas financeiros,  e  nossa na frente o mar vermelho, algo que achamos que é insolúvel.

Como Deus agiu naquela situação? Como isso pode nos ensinar hoje?

1. DEUS CONFRONTA  A INÉRCIA DO SEU POVO Ler: vs 15.

Você já passou por situações tão delicadas que ficou paralisado?

Não ia para frente e  nem para trás!

Assim muitos de nós ficamos sem ação diante de situações difíceis que acontecem na sua vida.

Moisés levou o povo seguindo a nuvem que Deus enviou, e eles  pararam diante do mar vermelho e começaram a murmurar a lamuriar diante de  Moisés:

Porque nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Seria melhor servir aos egípcios do que morrer no deserto. Verso 11-12.

Diante da situação de ver o exército de Faraó chegando e o mar vermelho à sua frente  o povo ficou inerte e começou a reclamar!

Quantos de nós já passamos por isso, diante dos nossos problemas, em vez de macharmos só murmuramos.

Nesse momento Deus exorta o povo:

Porque clamas a mim? Diga ao povo de Israel que marchem!

Às vezes, o problema é tão grande que ficamos como que paralisados, sem ação, inertes, assim como Israel diante do mar Vermelho.

Neste momento, Deus nos dá um confronto um tratamento de choque: Ei  o que você está fazendo aí parado?

- Porque clamas a mim? Diga ao povo de Israel que marchem!

Quer ver um exemplo de alguém que não ficou paralisado diante da situação? Jó 1:20-22

Diante da noticia de que todos os seus bens tinham se acabado e seus filhos haviam morrido Jó tomou uma atitude, não ficou parado.

Devemos nos levantar e agir.

Levantar significa se colocar em um plano mais elevado, erguer-se, pôr-se em pé, sair de uma posição e ir para outra em um plano mais alto.

Diante do nosso mar vermelho de problemas não podemos ficar   sem perspectiva   de vida, olha para traz não resolve.

É exatamente isso que devemos fazer em meio às lutas da vida, agir, tomar uma atitude, mudar de posição, levantar-se.

Jó se levantou para cair aos pés do Salvador, faça o mesmo.

A beira do mar vermelho o  povo de Israel ficou inerte e começou a murmurar, questionar aquela situação para Moisés! Verso 11.

Tem momento que temos que parar e quem sabe orar pedindo a direção de Deus, mas há momentos que não pra ficar orando é pra agir, oração é uma junção de duas palavras ORAR  E AGIR.

2. DEVEMOS FAZER A NOSSA PARTE ler:   verso15

Quantas vezes em meio às dificuldades, esperamos que Deus faça tudo, precisamos intender que Deus trabalha em parceria com o homem, faça sua parte  que o Senhor vai fazer a dele.

No mesmo versículo 15 temos uma outra aplicação para a resposta de Deus: – Diga ao povo que marche

Em meio às dificuldades:

Sempre há uma parte da solução que cabe a nós, a nossa parte Deus nunca faz. participar da celula orar, ter fé, profetizar a vitória.

A parte que cabia ao povo naquele momento era marchar:

- Diga ao povo que marche, disse Deus!

A parte de Deus era  abrir  o mar

A  parte do povo era marchar!

A pergunta é,  Você está fazendo a sua parte?

Deus certamente está fazendo a dele!

A bíblia nos mostra algumas situações que Deus agiu de acordo com ação do homem.

Derrubar o gigante é a parte de Deus = lançar a pedra com a funda foi a parte de Davi.

Derrubar as muralhas de jerico é a parte de Deus = rodear as muralhas foi a parte de Josué  e do povo.

Mandar  fogo do céu é a parte de Deus= desafiar os profetas de Baal é foi a  parte do profeta Elias.

Fechar a boca dos leões é a parte de Deus = orar 3 vezes ao dia mesmo debaixo de ameaças é foi a parte de Daniel.

Gritar por misericórdia no caminho de jerico é a parte do cego Bartimeu = ter a visão restaurada é a parte de Deus.

Diga para seu irmão: Faça sua parte! Que Deus vai fazer a dele!

 

Conclusão:

Aprendemos nesta ministração que devemos marchar diante dos problemas,  e fazer a nossa parte crendo que o livramento vira da parte de Deus,  Vemos  Deus agindo naquela situação difícil em que o seu povo estava cercado pelos inimigos e tendo o mar vermelho a sua frente.

A  porta que Deus vai abrir para você, só entra você, Faraó e seus cavaleiros tentaram passar no mar mas eles não sabiam que aquele caminho Deus fez para seu povo, e eles morreram afogados.

Líder ore pelos discípulos e  visitantes da sua célula, faça o apelo e consolides os novos.

 

AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários