Matador de gigante é meu nome

novembro 3, 2015


Texto: 1 Samuel 17:33-47 NVI

Respondeu Saul: “Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade”. Davi, entretanto, disse a Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho,eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo.
Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.
O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu”. Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor esteja com você”.
Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado”. Assim tirou tudo aquilo, e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu. Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. E disse a Davi: “Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? “E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e disse: “Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo! “E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”.

Introdução:

Esta narrativa da palavra de Deus é muito conhecida, fala do grande duelo entre Davi e o gigante golias. Esse é o inicio da história de Davi, esse texto evidencia que antes de Davi enfrentar o gigante Golias Deus já o havia preparado quando ele pastoreava o rebanho do seu pai Jessé.

Muitas vezes, nos deparamos com grandes gigantes e nos desesperamos, desistimos, fugimos e deixamos de conquistar o que Deus tem para nós. De acordo com o tema eu gostaria de trazer à luz algumas verdades para que você aprenda  matar os gigantes que se levantar:

1 – Não dê ouvidos ao que é contrário as promessas  de Deus (Vs 33):

O rei Saul disse para Davi que ele não era capaz de vencer Golias, pois desde muito jovem ele já era guerreiro e Davi era apenas um pastor de ovelhas. Muitas pessoas dirão que você não é capaz de vencer certos obstáculos em sua vida, dizendo que você nunca vai conseguir ser um homem ou mulher de Deus, dizendo que não tem jeito pro seu marido, pra sua esposa, para os seus filhos, pra sua saúde, pra sua vida financeira, mas não dê ouvido para essas pessoas ou para o diabo, dê ouvido para as  promessas do Senhor para sua vida, creia que Deus te dará a vitória e assim será. Lembre-se promessa não tem prazo de validade, Fiel é o que prometeu!!

2 – Devemos nos lembrar de quantos “ursos e leões”  já vencemos, as batalhas espirituais que Deus nos deu a vitória (Vs 34-36):

Deus tem nos dado vitórias diárias e nos preparado para enfrentarmos o nosso gigante espiritual. Eu não sei qual é o gigante que estar te afrontando, se é problemas no seu casamento se são problemas com vícios na família, marido dependente, filho dependente,  ou na vida financeira, mas sei que Deus já te preparou para vencer esse gigante, pois eu tenho certeza que no seu histórico de lutas no passado você já enfrentou seus “ursos e leões” e  venceu, eu creio que você já passou por lutas que  te credencia para vencer este gigante, nós só iremos vencer as grandes lutas se soubermos administrar as pequenas.

3 – Use as armas que o Senhor te entregou (Vs 35-40):

O Rei Saul revestiu Davi com sua armadura e espada, mas Davi mal pode andar, pois não estava acostumado. Então ele se desfez da armadura do Rei Saul, pegou seu cajado, sua funda e cinco pedras, armas o qual era perito. Muitas vezes temos usado armas para que seja possível vencermos, mas quando é possível somos nós que estamos em ação, mas quando é impossível ai o nosso Deus todo poderoso entra em cena e luta por nós, por isso não tente fazer nada com suas próprias forças, mas aja conforme Deus te direcionou, ou seja, pela fé. Não enfrente seu gigante com armaduras dos outros, somos tentados a seguir os conselhos das outras pessoas quando estamos na luta,  isso é usar armaduras dos outros.

Se Davi tivesse vencido o gigante golias com as armaduras de Saul, a gloria seria de Saul.

A bíblia não relata  vitoria de Saul sobre nenhum gigante, Saul não era referencial de guerreiro, Saul era derrotado, não vencemos guerras com armaduras de perdedores.

Deus já nos entregou as nossas armas, que não são carnais e sim espirituais jejum, oração e o poder do nome de Jesus Cristo, vamos colocar em prática.

4 – Não deixe o “gigante te intimidar” (Vs 43-44):

Golias tentou intimidar Davi e tentou mostrar para Davi que era impossível vencê-lo, mas Davi com toda intrepidez, confiando do Deus todo poderoso, disse que naquele dia Deus entregaria o gigante em suas mãos e que ele ainda ia cortar a cabeça dele. Não Devemos olhar o tamanho dos nossos gigantes, dos nossos problemas, mas sim o tamanho do nosso Deus que já nos deu a vitória.

5 – No momento da Batalha,  avance não recue  (Vs 48-50):

Davi não se deteve e foi pra cima do gigante e o venceu. Deus se move diante de nossas atitudes, combata, vença, não pare, ore, clame, creia, pois Deus te dará a vitória, a vitória é certa o nosso Pai já entregou o “gigante em nossas mãos.

Conclusão: Muitos problemas que são verdadeiros gigantes insistem em se levantar contra nós, mas assim como Deus deu a vitória a Davi, assim será na sua vida.  Que você seja conhecido como matador de gigante, pois assim será em nome de Jesus, basta seguirmos estes ensinamentos  que isso será realidade em sua vida. Você não é um covarde, você não é um derrotado,  você é um vencedor. Matador de Gigante é o seu nome.

Líderes Comunique a sua Célula a Programação da IBB/CZS:

- Sala de Pré-Encontro inicio 26/10 as 19h na IBB

- Encontro de Homens dias 27, 28 e 29 de Novembro vagas limitadas.

- Encontro de Mulheres dias 04, 05 e 06  de dezembro vagas limitadas.

- Conferência de Louvor e Adoração com Pr. Judson Oliveira do Ministério Judá  de Belo Horizonte,  dias 18 e 19 de dezembro  ás 19h30min inscrições R$ 20,00 na secretaria da IBB.

- Intercessão diária no templo;

- Culto Passos de Fé, Vigília;

- Rede de Jovens as 19:30h;

- Celebração às 19h30min;

Imprimir

Comentários