O lugar da presença de Deus

agosto 13, 2014


Texto: Exodo 25:8

Introdução:  Quando Deus mandou Moisés construir o tabernáculo, seus utensílios e a Arca, na verdade Deus queria que sua presença estivesse com os homens.

O coração do Pai cheio de amor almejava estar nos homens como no princípio, mas não podia por causa do pecado.

A Arca no tabernáculo simbolizava a presença de Deus no meio do povo.

Quando o povo saia para a guerra à Arca era levada e com ela a glória e poder de Deus, se eles estivessem dentro de seu propósito a vitória era certa. Na sua presença milagres acontecem.  Ver: (Josué 3:14) 

1 – O lugar da Arca (Presença de Deus no Tabernáculo.)

Mesmo ignorado, rejeitado, Deus sempre quis cuidar de cada um de nós, Ele nunca desistiu do homem, nunca o abandonou. Sua presença estaria ali na Arca no tabernáculo, na tenda interior próxima do povo (Êxodo 26:33,34).

2 – O lugar da Arca (Presença de Deus no Templo)

O tempo da peregrinação do povo termina e anos depois o grande rei Salomão constrói um majestoso templo e para ali a arca é levada e colocada no santuário interior do templo, no lugar Santíssimo. (II Crônicas 5:7).

Porém o templo é transformado em um lugar terrível onde a politicagem, a ganância e os interesses pessoais, ofuscam o seu grande projeto. O povo não ia mais para ser abençoado, mas todos queriam tirar proveito para si, por este motivo por duas vezes Jesus o purifica e por fim condena o templo determinando que não fique nele pedra sobre pedra. (Mateus 24:1,2) Jesus nunca mais voltou lá e 70 anos depois o templo foi destruído, pelo comandante romano chamado Tito. Hoje no mesmo local está construída uma mesquita muçulmana, Deus queria estar próximo ao povo, o pulsar do seu coração o seu imenso amor por nós o leva a desistir desse meio e Jesus vem para nos redimir e nos levar de volta ao lugar de onde Adão nunca deveria ter saído.

3 – O lugar da Arca (Presença de Deus no homem)

Jesus realiza na cruz a tremenda obra da redenção, pelo seu sangue que nos limpa a separação é removida e recebemos o direito de entrarmos na presença do Pai. Paulo o grande apostolo disse que Deus não habita em templo feito por mãos humanas… Então qual é o seu lugar de habitação na terra?

Encontramos a seguinte resposta. (I Corintios 3:16) – Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

(17) – Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

(I Corintios 6:19) – Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Por que pessoas estão vivendo por viver?

Deprimidas, angustiadas, amarguradas, incrédulas e infelizes.

Pessoas sem sonhos, sem metas sem rumo sem esperança de um futuro.

O que esta faltando?

Mais uma religião?

CONCLUSÃO:

Com certeza não, o que falta é a revelação da cruz, uma experiência com a obra do calvário, um encontro com Deus, para que se experimente o poder de uma nova vida, um novo começo.

Quando a presença de Deus está no homem este poderá dizer como Davi: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” Sl23;1

E como Paulo que disse: “tudo eu posso naquele que me fortalece” Fl.4:13.

Há lugar para ele na sua vida? Líder fazer o apelo e orar pelos discípulos.

AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários