O maior de todos os milagres

agosto 23, 2016


João 5:1-9

1 – Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
2 – Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3 – Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
4 – Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5 – E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6 – E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7 – O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 – Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9 – Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

Introdução

O texto  que lemos no evangelho de  Jesus segundo escreveu  João  no capítulo 5, encontramos um homem que está à espera de um milagre.  Este paralítico está condenado a passar o resto dos seus dias inválido.

Este milagre de João 5 tem como cenário o Tanque de Betesda. O próprio texto afirma que “Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse” (v. 3-4).

  E isso gerou expectativa em muitos enfermos, provocando assim um ajuntamento de pessoas que estavam desenganadas pela medicina e aguardavam uma intervenção divina para solução de seus problemas. Todas essas pessoas estavam à espera de um milagre.

Este paralitico carregava alguns traumas: 

1 – O Trauma de uma vida pautada no  fracasso

Estamos diante de um homem que sabe exatamente o significado da palavra fracasso. São 38 anos de tentativas frustradas. São 38 anos de experiências negativas. O histórico desse homem está marcado por decepções. Há 38 anos esse homem vê pessoas sendo curadas, mas ele não alcança a cura. Há 38 anos ele testemunha outras pessoas sendo beneficiadas pelo agito das águas, mas ele mesmo ainda esperava a sua hora.
Quantas pessoas se encontram nessa mesma condição. Estão há tanto tempo esperando um milagre da parte de  Deus em suas vidas. Já ouviram tantos  testemunhos de pessoas que foram abençoadas, mas simplesmente parece  que não chega a sua senha, a sua vez.

2 – O trauma da dor do Abandono
Quando Jesus lhe dirige a seguinte pergunta: “Queres ser curado?” (v. 6) ele prontamente responde: “Não tenho ninguém…”(v. 7). Esse homem expressa sua realidade de abandono. Abandonado pela família. Abandonado pelos amigos. Abandonado pela sociedade. Não há nada mais terrível do que o sentimento do abandono.
Pior do atravessar uma doença é atravessar uma doença sozinho. Pior do que estar no hospital, é estar no hospital sozinho. Não ter ninguém ao seu lado. Ele não contava com a solidariedade de ninguém.

3 – Enquanto todos vão à Jerusalém em direção à festa, Jesus se dirige ao Hospital da cidade  que era o tanque de betesda  (v. 1-2).

O texto é categórico ao afirmar que havia uma grande festa em Jerusalém. Possivelmente a Páscoa ou a Festa dos Tabernáculos (celebrações responsáveis por grandes ajuntamentos em Jerusalém). Contudo, enquanto todos se dirigem ao banquete, Jesus vai em direção dos aflitos. Jesus disse: “os são não precisam de médicos, e sim os doentes” (Mt 9:12). Portanto, se você é alguém enfermo, doente, alguém que está a espera de um milagre…, você está no lugar certo, nossa célula  é  lugar de Misericórdia.  A palavra Betesda significa Casa de Misericórdia.

Aqui não apenas os anjos descem para mover as águas, mas o próprio Cristo se faz presente para entregar o seu milagre, a bíblia diz: Em  Mt 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Jesus se dirige a um lugar onde havia uma multidão de doentes. Um aglomerado de pessoas enfermas. Todas em busca do mesmo objetivo: ser curado.

- Jesus vê (v. 6). No meio daquela multidão, os olhos de Jesus alcançam aquele homem. O filho do homem veio buscar e salvar o perdido. Lc 19:10
4.1 – Jesus sabe (v. 6). Essa expressão revela a onisciência de Deus. Servimos a um Deus que sabe e conhece todas as coisas. Jesus conhecia o histórico daquele homem, bem como seu drama e sua dificuldade em alcançar um milagre. Jesus conhece a sua vida, sua luta.
5 – A  misericórdia  de Deus se manifestando numa pergunta.

Queres ser curado?”. Parece que Jesus estar brincando com aquele paralítico com  essa pergunta. Evidentemente, se aquele homem estava ali é porque alimentava em seu coração a expectativa de ser curado.
Essa pergunta, basicamente, foi a mesma pergunta que Jesus fez ao cego Bartimeu: “Que queres que eu te faça?” (Lc 18:41).

É obvio que o cego Bartimeu estava a procura de um milagre de restauração da sua visão. Mas Jesus Jesus desejava ouvir a confissão por parte deles.
A confissão é algo muito importante na nossa vida.  Jesus sabia o que ele precisava, mas ele precisava ouvir da boca daquele paralítico. Devemos confessar ao SENHOR não apenas nossas faltas e pecados, como também nossas limitações e, sobretudo, nossa total dependência da graça dEle em nós.

Conclusão:

Após confessar diante de Jesus sua condição e real necessidade, o paralítico de Betesda finalmente, após 38 anos de espera, alcança um milagre. Contudo, dessa vez um anjo não desceu do céu para agitar a água; foi o próprio Deus quem desceu do seu trono de glória para encontrar-se com ele.

Hoje Jesus quer te entregar o maior milagre, que é  o perdão dos nossos  pecados e a nossa salvação.

Faça o apelo para fazer e renovar aliança com Deus, Comunique a sua Célula a programação do mês de Agosto da IBB/CZS:

• Em breve Casamento Coletivo, faça sua inscrição na Secretaria da IBB
• Cultos de Celebração 1º Culto ás 10h:15m 2º Culto das 19h ÁS 21h;
•  Domingo: Capacitação Destino na Escola Valerio Caldas das 08h ás 10h nível I e II;
• Culto Passos de Fé da Restituição   das 19h ás 21h
• Sexta-Feira: Vigilia as 22h
• Rede de Jovens aos sábado ás 19h30min;

Imprimir

Comentários