O poder do sangue de Jesus

agosto 13, 2014


INTRODUÇÃO:

Toda vez que falamos da morte de Cristo na cruz, falamos ao mesmo tempo do derramamento do seu sangue. Em toda a Bíblia, o sangue tem um significado muito especial. De gênesis até Apocalipse, ele aparece como elemento indispensável na redenção da humanidade.

De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão. ( Hebreus 9:22 )

No Antigo Testamento, vemos que era necessário o derramamento do sangue de animais para que o pecado dos homens fosse encoberto. O sangue destes animais não eram suficientes para apagar o pecado, apenas encobria o pecado de uma família.

Entretanto, há um sangue precioso a ponto de valer o perdão definitivo, e não apenas para uma família, mas para toda humanidade; e este foi derramado na Cruz do Calvário, foi o sangue de Jesus.

…a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue”. ( Atos 20.28b )

“Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo”. ( I João 2.2 )

Nesta ministração vamos entender um pouco mais sobre o poder que há no sangue de Jesus.

1. O sangue para a remissão dos pecados

Quando Deus criou o homem, o fez à sua imagem e semelhança. Adão e Eva não tinham em si mesmos a semente do pecado. Mas, um dia, foram enganados por Satanás, que os levou a duvidar da Palavra de Deus e a desobedecerem a uma ordem clara do Senhor. falar sobre a Queda do homem no jardim do Éden Gn 3.

Cuidado: o diabo sempre vai colocar em dúvida a Palavra de Deus pra que você desobedeça e peque. Deus não mente e a Sua Palavra é a verdade. Nunca duvide disso!

Tão logo Adão e Eva pecaram, eles correram pra se esconder de Deus porque perceberam que estavam nus. Veja o que a Bíblia diz em Gn 3:7,10. Antes de pecar, a nudez não era um problema, mas depois do pecado, os olhos de ambos foram abertos. Então, Deus realiza o 1º. Sacrifício com sangue que a Palavra registra. Ele sacrificou um animal e com a pele fez roupas pra o homem e sua mulher Gn 3:21.

Para cobrir o pecado, a vergonha, a nudez do homem foi preciso um sacrifício de sangue. Isso é um princípio bíblico: “…sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” ( Hb 9:22 )

2. Os sacrifícios de animais

No AT, na Lei de Moisés, Deus instituiu que, para pagar pelos seus pecados, o povo deveria trazer um animal sem defeito e sacrificá-lo. Assim, o derramamento do sangue do animal substituía o derramamento de sangue do homem que era, através desse sacrifício, perdoado.

Mas, esse modelo de purificação era imperfeito porque não produzia arrependimento e nem mudança de atitude nos corações dos homens. Veja o que a Bíblia diz: ” …ela ( a Lei ) nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano aperfeiçoar os que se aproximam para adorar. (…) esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados, pois é impossível que o sangue de bodes e touros tire pecados” ( Hb 10:1, 3 )

3. O sangue de Jesus

Deus providenciou, então uma maneira perfeita e definitiva de resolver o problema dos nossos pecados. Jesus, como sacrifício perfeito, derramou uma única vez o seu sangue por nós, pagando assim, a nossa dívida. “Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, Ele (Jesus Cristo) entrou no Santo dos Santos de uma vez por todas, e obteve eterna redenção. Ora, se o sangue de bodes e touros (… ) os santificam (… ) quanto mais o sangue de Cristo que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus. ( Hb 9:12-14 )

4. O sangue foi o preço pago pela nossa libertação

Talvez você já tenha assistido ou lido algo sobre o mercado de escravos que existia ( e infelizmente, ainda existe ) em muitos lugares do mundo. Pessoas eram expostas como mercadoria pra que outras pessoas as comprassem e as levassem para viverem em escravidão. Nós estávamos mortos por causa dos nossos pecados, sobre nós pesava uma condenação impagável, mas Cristo nos viu, quando ainda éramos pecadores e pagou um alto preço por cada um de nós.

Ele nos comprou! Mas, logo após a compra, Ele nos deu uma “carta de alforria”, ou seja, disse: ” eu lhe comprei, mas você é livre”.

Pois é essa consciência que devemos ter. Jesus pagou um alto preço por nós e agora, livremente, e de coração agradecido, vamos servi-lo!

O sangue representa a vida! Ele corre por nossas veias e artérias transportando oxigênio e nutrientes pra todo o nosso corpo. Quando Jesus derramou seu sangue por nós, Ele estava nos dando a sua própria vida. Nada mais justo que agora também vivamos por Ele e para Ele.

5. Você precisa cobrir-se com o sangue de Jesus

O sangue de Jesus é poderoso! Ele é suficiente pra nos purificar de todo o pecado ( I João 1:7 ), mas ele também nos dá acesso a Deus e nos oferece cobertura e proteção. Cobrir-se com o sangue de Jesus significa apropriar-se de todos os benefícios da cruz.

Há uma história no AT que ilustra muito bem o que é essa proteção do sangue. É a história da Páscoa. Em Êxodo 12, Deus dá a Moisés as orientações de como o seu povo deveria celebrar a 1ª. Páscoa. Tudo aconteceria na noite em que Deus mandaria a 10º. Praga sobre o Egito: a morte dos primogênitos ( contar a história resumidamente, se necessário ). As orientações para aquela noite simbolizam a obra que Jesus viria fazer muito tempo depois.

Cada família deveria sacrificar um cordeiro ou cabrito, macho, sem defeito, que seria assado no fogo e servido como prato principal daquele jantar. Mas, um detalhe não podia ser esquecido. A família deveria passar um pouco do SANGUE do animal nas laterais e nas vigas superiores das portas da casa. Quando o anjo do Senhor passasse para executar a morte dos primogênitos e visse o SINAL DO SANGUE na porta da casa, nada aconteceria com aquela família. Todos seriam protegidos.

E assim aconteceu: naquela noite só não houve morte nas casas que estavam com a marca do sangue. Ainda hoje é assim: o sangue de Jesus nos diferencia. Ele é a marca sobre as nossas vidas e sobre a nossa família. Entenda que a família, lá na época de Moisés, precisou obedecer a um comando para ser beneficiada. Se eles tivessem matado o animal, assado, ceado, mas não tivessem obedecido à ordem de passar o sangue na porta, não teriam sido poupados.

Pois é assim até hoje. O cordeiro ( JESUS ) já morreu por nós. O seu sangue está disponível, mas precisamos nos apropriar dele e fazer a nossa parte, colocando Jesus sobre a nossa vida, a nossa casa, a nossa família. Só assim estaremos protegidos, de toda e qualquer represália do maligno.

CONCLUSÃO: Entenda a preciosidade do sangue de JESUS! Coloque-se debaixo do senhorio de Cristo! Você será perdoado e protegido. Coloque a sua família debaixo do sangue de Jesus, através da oração! Interceda por cada um deles. Seja obediente!

Líder ore com aqueles que ainda não têm não receberam o sangue sobre sua vida com aliança com Deus.

Ore com as pessoas e dê oportunidade a eles de se entregarem a Jesus.

Comunique a sua Célula a programação da IBB/CZS
AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários