O propósito da tribulação na nossa vida

novembro 24, 2014


O propósito da tribulação na nossa vida

 

Texto:”Confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus.” (Atos 14.22)

 

Quebra-Gelo

Líder pergunte para os presentes, quantos gostaria  de não   ter nenhum tipo de problemas  em 2015?

Depois que todos participarem,  você líder explique que só há um jeito de não termos contratempos problemas e dificuldades na vida, sendo arrebatados ou  promovidos para a Glória, isto é, indo para o céu.

INTRODUÇÃO

Nós precisamos aprender que as lutas, as tribulações na vida do cristão tem um propósito. Tudo na nossa vida tem um propósito, nada pega Deus de surpresa, Deus permite as lutas nas nossas vidas para forjar a nossa fé, mas o maior problema hoje é que ninguém gosta de passar por aflições, tribulações, frustrações, quando falamos de  tristeza, angústia, dor, decepções,  as lutas que enfrentamos já vem na nossa mente que tudo isso vai nos destruir, roubar a nossa promessa.

O Apóstolo Paulo nos ensina em  (Ler:  2 Corintios 4:17) – Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

Aqui aprendemos dois princípios espirituais:

1º) A nossa tribulação não é tão pesada que não possamos suportar-la, Paulo fala que é leve;

2º) A  nossa tribulação  tem prazo de validade,  ou seja, é momentânea, fique firme por que esta aflição vai passar.

(Ler Romanos 8:18) – Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada;

(Ler Romanos 5:3) – E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

No texto base que lemos nos fala da pregação do Apostolo Paulo e Barnabé aos discípulos das cidades de Listra, Icônio e Antioquia, eles ensinavam que por conta de sermos cidadãos do Reino de Deus as tribulações são inevitáveis.  Note que o texto menciona “muitas tribulações”!  Neste mesmo capítulo de Atos temos o episódio do apedrejamento de Paulo em Listra, quando o apóstolo foi tido como morto.  Ninguém melhor do que o apóstolo Paulo para confirmar que servir a Deus inclui enfrentar tribulações.

Jesus nos admoestou acerca das tribulações.  Em João 16.33 encontramos as seguintes palavras do Senhor: Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz.  No mundo vocês terão aflições; contudo, tenham bom ânimo! Eu venci o mundo.  Com estas palavras o Senhor tanto nos previne acerca de tribulações ou aflições, como também nos conforta e nos motiva a termos ânimo.

a) Há uma razão pela qual o mundo nos aflige:  A razão é o fato de não sermos do mundo, mas de Deus.  Sobre este assunto o Senhor instruiu seus discípulos em João 15.18,19: Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou.  Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.  Que mundo é este que nos odeia? É   O mundo que despreza a Deus.  Quem despreza a Deus desprezará toda imagem e semelhança de Deus.

b) Temos a paz do Senhor em nós:  Ao mesmo tempo que o Senhor menciona as aflições, também menciona a paz.  Interessante que o mundo que aflige não conhece esta paz, muito pelo contrário, quanto mais o mundo despreza a Deus, maiores se tornam seus conflitos.  Em João 14:27, ao mencionar a paz que Ele nos dá e que o mundo não tem para dar, o Senhor acrescenta: Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.

c) O Reino de Jesus subsistirá para sempre.  A pregação dos apóstolos Paulo e Barnabé aos novos discípulos era de que o preço de fazermos parte do Reino de Jesus é enfrentarmos tribulações.  Este é o preço de romper com o mundo que despreza a Deus e se aliançar com Ele.  O lucro é imensamente compensador; afinal, Jesus venceu o mundo (Jo 16.33b).  E quem tem uma aliança com Deus tem a promessa de ser mais do que vencedor (Rm 8:37).

d) Seja corajoso e firme na fé!  Conforme Atos 14:22, esta era a ênfase dada pelos apóstolos aos novos discípulos do Senhor: coragem e perseverança.  A tendência quando se enfrenta uma luta ou aflição é se refugiar na caverna, porém um discípulo de Jesus não pode se intimidar.  Afinal, Jesus é nossa inspiração.  O autor da Epístola aos Hebreus manda que não tiremos nossos olhos de Jesus, que suportou a cruz e a vergonha para alcançar o propósito de estabelecer o Reino de Deus entre nós (Hb 12:2).

Lembre-se que a vida cristã não se consiste apenas de dificuldades.  Muito pelo contrário, mesmo nas dificuldades, a paz do Senhor continua a prevalecer nos corações dos discípulos que não desviam seus olhos do Senhor.  E além do mais, temos sempre a presença e o socorro do Senhor.  Ele não nos abandona a mercê da nossa própria sorte, mas faz com que até mesmo as aflições concorram para o nosso bem.

CONCLUSÃO:

Ore com seus discípulos e leve-os a confessar que não são deste mundo, mas que pertencem ao Reino de Deus.  Leve-os a declarar que desejam transbordar da paz do Senhor e pelo poder do Nome de Jesus vencer toda e qualquer adversidade.  Peça uma unção de ousadia e ânimo sobre cada um deles.

Líder Faça o apelo e dê oportunidade aos novos de entregar a vida a Jesus.

Você pode escolher ignorar a necessidade de ter relacionamento com Deus e agir como o homem rico de Lucas 12, mas terá que arcar com as consequências. Porém, você pode se entregar a Jesus e alcançar o privilégio de tornar-se ovelha do Pastor a quem o rei Davi descreveu. Não deixe para depois. Hoje mesmo, decida servir a Deus e ter comunhão com Ele por toda a sua existência.

Ore com os discípulos  e dê oportunidade para os visitantes de se entregarem a Jesus e se o houver decisões consolide os novos.

Comunique a sua Célula a programação da IBB/CZS Intercessão diária, Culto Passos de Fé, Vigília, Rede de Jovens; – Celebração às 19:15h;

 

AGENDA SEMANAL IBB/CZS

  • Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;
  • Intercessão diária no templo da IBB/CZS, 18:00 hs;
  • Quarta-feira – Culto Passos de Fé;
  • Sexta-feira –  Vigília;
  • Rede de Jovens aos sábados as 19:30min;
  • Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30min AS 14:30min de Segunda a Sexta;
  • Programa Jovens Radicais aos sábados 13:00hs;
  • Rede de Casais 28 de novembro, 19:30min;
  • Reencontro dia 19, 20 e 21 de dezembro;
  • Culto da Virada 31 de Dezembro 21:30min

 

Líder direcione seus discípulos ao culto de celebração das células aos domingos.

Imprimir

Comentários