O que Jesus faz por nós

agosto 14, 2014


Texto: (Marcos 14:27-31 – NTLH)

“E disse Jesus aos discípulos: Todos vocês vão fugir e me abandonar, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Matarei o pastor, e as ovelhas serão espalhadas.” Mas, depois que eu for ressuscitado, irei adiante de vocês para a galiléia. Então Pedro disse a Jesus: Eu nunca abandonarei o Senhor, mesmo que todos o abandonem! Mas Jesus lhe disse: Eu afirmo a você que isto é verdade: nesta mesma noite, antes que o galo cante duas vezes, você dirá três vezes que não me conhece. Mas Pedro repetia com insistência: Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha que morrer com o senhor! E todos os outros discípulos disseram a mesma coisa.”

Introdução:

Hoje veremos sobre a visão que o senhor tem de cada um de nós e o que ele deseja fazer a nosso respeito. Assim como Ele deseja fazer a nosso respeito. Assim como Ele conhecia o limite de cada um de seus discípulos, também é conhecedor dos nossos limites.

Três pensamentos a luz da bíblia a nosso respeito:

1º O que a palavra de Deus fala sobre nós.

Jesus começou a conversar com os seus discípulos  preparando-os para o momento de dispersão que sua morte provocaria entre eles. Eles ficariam desorientados sem um mentor, fragilizados pelo o temor do que lhe poderá acontecer. Tudo isso mostraria quão imaturo estavam e despreparados para um momento tão forte como aquele.

Mais isso não era novidade para Jesus. A palavra de Deus já havia profetizado sobre o acontecimento, e alertado sobre a morte do pastor e consequente dispersão das ovelhas. Nela já estava registrada a frágil estrutura humana na qual seus discípulos nuca deviam confiar.

A Bíblia apresenta seus personagens sem máscaras nem pinturas. Suas fraquezas foram expostas a luz do dia para que nos pudéssemos ter uma visão clara de suas limitações semelhantes as nossas.

cobiça de Balaão, são alguns exemplos que confirmam o que estamos dizendo.

2º O que pensamos de nós mesmos.

A despeito do que a Bíblia já falava sobre a condição pecaminosa do homem, os discípulos ainda mantinhas alguma ilusão sobre eles mesmos. Com sinceridade fizeram votos de fidelidade prometendo seguir Jesus a todo o tempo, mesmo diante do perigo. Cremos que estavam sendo honestos; desconhecendo, porém, o mal que havia dentro deles, que só se manifestaria diante da provação.

Podemos ter algum conceito da nossa pessoa até passarmos pelas provas de fogo permitidas pelo o Senhor: “Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês.” (1 Pedro 4:12)

A prova tem de objetivo revelar o que há de errado em nosso interior, para que não nos enganemos. Por exemplo, na hora do desemprego vamos descobrir se realmente confiamos no senhor da provisão. Quando enfrentamos situações de tensões no transito, na família ou no trabalho, verificamos que tipo de estrutura  emocional temos; se somos temos os frutos do espirito ou não.

3º O que Jesus faz a nosso respeito.

O fato de ter ciência da minha fragilidade não deve me desanimar. Lembremo-nos do que Jesus disse aos discípulos logo após ter anunciado sua morte e a dispensação de todos: “Mas, depois que eu for ressuscitado, irei adiante de vocês para a Galiléia.”

A base da vitória deles não repousava em qualquer virtude que pudessem manifestar; e sim, na ressurreição do seu Senhor dentre os mortos. Ou seja, não dependia deles e sim d’Ele, Jesus sabia que seria negado e abandonado; mas, uma vez ressurreto, iria diante deles para a Galiléia.

Sua graça, misericórdia, perdão, encorajamento e restauração, irão adiante de nossas mazelas, vergonhas e fracassos. É isso que Jesus faz por nós. Ele vai adiante, mostrando que nossos pecados nos matam, mas Sua ressurreição nos devolve a vida.

Na Cruz Ele levou nossos pecados; e, na ressurreição, nos justificou. Fomos declarados justos!

“Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé n’Ele, temos paz com Ele por meio de nosso senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:1)

CONCLUSÃO:

Podemos estar enganados quanto ao conceito que temos de nós mesmos. Uma exposição sincera a Palavra de Deus nos revelará o verdadeiro quadro do nosso coração. A despeito da triste conclusão a que podemos chegar Cristo sempre se adiantará para revelar sua Graça e seu Poder restaurador sobre nos.

APLICAÇÃO:

Desafie os discípulos da célula, numere seus supostos “pontos fortes”, e peça ajuda ao Espirito Santo para verificar se eles se mantém fortes na hora da prova. Identifique também os “pontos fracos”! e os submeta ao Senhor, buscando fortalecimento nas áreas vulneráveis e amadurecimento da fé cristã.

AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

 

Imprimir

Comentários