O Vale lugar de encontro com Deus.

julho 13, 2017


Texto: Ez 37:22,23

Introdução

1 – Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

2 – E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.

3 – E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.

4 – Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.

5 – Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

6 – E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.

7 – Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.

8 – E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

9 – E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

10 – E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

Introdução:

Muitos entram em vales. O salmista Davi disse certa vez: “ainda que eu ande no vale da sombra da morte”. Precisamos entender que os vales são lugares de solidão, de decisões, de experiências com Deus, de crises. Talvez você esteja num vale e esteja sentindo-se só. Em vales, muitos desanimam.

O texto que lemos, diz que o Senhor Deus disse para o profeta Ezequiel para ir para um vale: “Levanta-te, e sai ao vale, ali falarei contigo”.

Aqui aprendemos algumas lições:

1º – Vale é lugar de Encontro com Deus  no v. 22. diz  que o Senhor Deus queria ter um encontro com Ezequiel no vale. O vale é também um lugar onde Deus quer te encontrar e falar com você e mudar  sua história.

2º – Vale É um lugar de provação da fé o texto diz: (“…e me pós no meio de um vale que estava cheio de ossos…”v.1)

É difícil uma pessoa aceitar a idéia de ir ao vale. Sempre queremos que coisas boas aconteçam em nossas vidas. Porém, Deus disse a Ezequiel, que era no vale que o Senhor o queria. Ezequiel teve que se humilhar diante de Deus. A Bíblia diz: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”.

Quando o povo de Deus saiu de Canaã ficaram cerca de 40 anos no deserto, e Deus testou a humildade de seu povo. Dt 8:2 diz: “Lembrar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos”. No vale da humilhação Deus examina o nosso interior, para ver se estamos preparados para receber de sua prosperidade.

Em  Joel 3:14 diz que o vale  é  um lugar de decisão (“Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão”.  No vale muitas coisas acontecem. Alguns desistem, outros abandonam Deus, outros reclamam de Deus,  muitas decisões são tomadas.

3º – No Vale o homem tem que decidir vencer ou ser derrotado. No vale ou você entrega-se totalmente  a Deus ou foge dEle, reclamar de tudo ou entregar todas as lutas a Jesus, adorar ou blasfemar,  ser liberto ou permanecer dominado.

Nossas decisões podem trazer bençãos ou gerar maldições.

4º – Vale é  um lugar onde aprendemos a exercer a autoridade profética O Texto diz: “Portanto eu profetizei como se me deu ordem. Enquanto eu profetizei houve um ruído, um barulho” v.7).

 

Conclusão:

O vale é um lugar onde você pode vencer e experimentar a graça de Deus. O profeta Ezequiel teve forças restauradas e ficou em pé. Deus quer te levantar, te erguer no vale. Você é vencedor. Então aprenda a profetizar vitória e milagres para sua vida.

Gn. 32:24-29- Quando Jacó estava no vale, ele lutou até ser abençoado.

“Deus não nos chamou para vivermos aos trancos e barrancos”, e sim para que experimentemos uma vida cheia de bençãos e de vitórias.

 

AGENDA SEMANAL IBB/CZS
•  Sala de Pré-Encontro, Segunda, Terça, Quinta e Sexta as 19h na IBB;
•  Encontro com Deus de Homens 21, 22 e 23 de Julho inscrições R$ 150,00;
• Encontro com Deus de Mulheres 28, 29 e 30 de Julho inscrições R$ 150,00;
• Dois Cultos de Celebração das células aos domingos  ás 10h15m manhã e ás19h
•Quarta-feira – Culto Passos de Fé ás 19h;
•Sexta-feira  Vigília das 19h ás 21h;
•Rede de Jovens aos sábados as 19:30min;•Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RÁDIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30min AS 14:30min de Segunda a Sexta;

 

 

 

Imprimir

Comentários