Os Benefícios da Fidelidade

outubro 20, 2015


Texto Base: Dn 3:8-18 NTLH

8 Foi nessa hora que alguns astrólogos aproveitaram a ocasião para acusar os judeus.

9 Eles disseram ao rei Nabucodonosor:

— Que o rei viva para sempre!

10 O senhor deu a seguinte ordem: “Quando ouvirem o som dos instrumentos musicais, todos se ajoelharão e adorarão a estátua de ouro.

11 Quem desobedecer a essa ordem será jogado numa fornalha acesa.”

12 Ora, o senhor pôs como administradores da província da Babilônia alguns judeus. Esses judeus — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego — não respeitam o senhor, não prestam culto ao deus do senhor, nem adoram a estátua de ouro que o senhor mandou fazer.

13Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso e mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles foram levados para o lugar onde o rei estava,

14e ele lhes disse:

— É verdade que vocês não prestam culto ao meu deus, nem adoram a estátua de ouro que eu mandei fazer?

15 Pois bem! Será que agora vocês estão dispostos a se ajoelhar e a adorar a estátua, logo que os instrumentos musicais começarem a tocar? Se não, vocês serão jogados na mesma hora numa fornalha acesa. E quem é o deus que os poderá salvar?

16 Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam assim:

— Ó rei, nós não vamos nos defender.

17 Pois, se o nosso Deus, a quem adoramos, quiser, ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder, ó rei.

18 E mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer.

Introdução:

O rei foi Nanucodonosor avisado de que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, estavam desprezando o seu decreto, não estavam adorando a imagem construída por ele.

Esse texto fala de três jovens que por serem fieis ao Senhor não se curvaram e adoraram a estatua levantada pelo rei Nabucodosor, iremos APREDENDER os benefícios da Fidelidade que através da nossa fé e a confiança no poder de Deus, que mesmo nas situações mais difíceis, não nos desampara os que colocam toda a confiança Nele, e em qualquer situação teremos a certeza que o Senhor nos dará o livramento.

O que é necessário na decisão de permanecer fiel?
1 –   Coragem para ser minoria: Ler v.8-12

Vivemos um tempo, onde muitas pessoas estão vivendo sob influência de outras pessoas. Muitas vezes comprometem a fidelidade ao Senhor, tão somente para agradar os outros, ou porque não tem a coragem de ser minoria… “Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti, a teus deuses não servem, nem adoram a imagem de outro que levantaste”(v.12).

Os amigos de Daniel decidiram permanecer fiéis a Deus e tiveram a coragem der ser minoria.

2. Coragem para permanecer firme nos princípios: v.13-16

O rei Nabucodonosor, ficou irado e furioso ao ouvir que Sadraque, Mesaque e Abde-Nego, não adoraram a imagem de ouro que ele havia construído: “Agora, pois, estai dispostos e, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”(v.15).  -  Os amigos de Daniel já haviam tomado a decisão: “Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó rei Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder” Ler (v.16).

Eles tiveram a coragem para permanecerem firmes em seus princípios.
3 – Coragem para submeter-se ao propósito de Deus

Ler: v.17-18

Infelizmente hoje, muitos não tem tido a consciência do que é ser “servo”. No primeiro sinal de dificuldade, no primeiro obstáculo já querem desistir da fé, já querem abandonar tudo.  Deixa de ser fieis a Deus por qualquer situação adversa. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, estavam convictos de que o melhor era submeter-se inteiramente ao que Deus tinha para eles: “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei… Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste”  (v.17,18).

Os amigos de Daniel estavam determinados a submeter-se ao propósito de Deus custe o que custasse.

Você sabe quais os benefícios da Fidelidade a Deus?  Salvação, Livramento, provisão, proteção, paz  etc.

CONCLUSÃO:

Ter a coragem para ser minoria; coragem para permanecer firmes nos princípios; e a coragem para submeter-se aos propósitos de Deus; foi determinante para que Deus os livrasse da fornalha de fogo ardente.

Ore com os pressentes e dê oportunidade para entregarem suas vidas a Jesus. Leve os discípulos a fazerem uma Aliança de fidelidade com Senhor.

Faça o apelo e consolide os novos, ore pelos visitantes.
- Líderes Comunique a sua Célula a Programação da IBB/CZS:
- Ceia do Senhor dia 25/10 ás 19h30min na IBB
- Sala de Pré-Encontro inicio 26/10 as 19h na IBB

  • Encontro de Homens dias 27, 28 e 29 de Novembro vagas limitadas.
  • Encontro de Mulheres dias 04, 05 e 06  de dezembro vagas limitadas.
  • Conferencia de Louvor e Adoração com Pr. Judson Oliveira dias 18 e 19 de Dezembro inscrições R$ 20,00 na secretaria da IBB.
  • Intercessão diária no templo;

- Culto Passos de Fé, Vigília;
-  Rede de Jovens as 19:30h;
- Celebração às 19h30min;

Imprimir

Comentários