Purificando o Templo do Senhor na nossa Vida

fevereiro 9, 2015


Purificando o Templo do Senhor na nossa Vida

“Quando Jesus e os discípulos chegaram a Jerusalém, ele entrou no pátio do Templo e começou a expulsar todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não deixava ninguém atravessar o pátio do Templo carregando coisas. E ele ensinava a todos dizendo assim: – Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: “A minha casa será chamada ‘casa de oração’ para todos os povos”. Mas vocês a transformaram em um esconderijo de ladroes! Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar um jeito de matar Jesus. Mais tinham medo dele porque o povo admirava os seus ensinamentos. De tardinha, Jesus e os discípulos saíram da cidade”. (Marcos 11:15-19 NTLH)

Introdução:

Nesta ministração Falaremos sobre os três propósitos do Senhor em purificar o Templo de Jerusalém e a sua relação com o templo do Espírito Santo  na nossa vida.

1º O propósito original

O Templo de Jerusalém fora construído para que o povo de Israel pudessem cultuar a Deus por meio de suas orações e sacrifícios. No entanto, havia um espaço dedicado aqueles que não faziam parte da nação judaica, os gentios, que também viriam para adorar ao Deus de Israel: o “pátio dos gentios”. Eles podiam conhecer as escrituras, bem como podiam participar das festas anuais do povo judeu, quando voltavam a suas nações, muitos influenciavam seu povo a servir ao Deus de Israel. Sendo assim, todas as nações eram abençoadas, e o propósito original da edificação do templo era cumprido.

Deus nunca intentou a salvar apenas uma única nação. Israel nasceu com um propósito de ser um reino de sacerdotes: “Vocês são um povo separa somente para mim e me servirão como sacerdotes…” (Êxodo 19:6 NTLH). Ela cumpriria o papel de interceder pelos povos levando-os a Deus.

2 º O desvio de propósito

 

No templo não eram aceitas as moedas dos estrangeiros, que eram considerados pagãs pelo o povo judeu. Era preciso trocar moedas por moedas da própria nação. Além disso, era necessário também um mercado que provesse os objetos necessários ao templo. Daí o comercio naquele lugar.

A visão comercial, porém, logo sobrepujou a espiritual. A intenção de servir aos que se achegavam para adorar a Deus cedeu lugar aos interesses meramente financeiros. A casa de orações se tornou em covil de ladrões e salteadores.

A Bíblia nos ensina que nos somos o templo do Espirito Santo (1 Coríntios 3:16). Portanto, fomos separados para sermos habitação do Altíssimo na  terra. O senhor deseja tocar as pessoas através de nós, assim como templo de Jerusalém abençoava as nações.

Quando alguém se desvia pelo caminho da prostituição, dos vícios, do roubo, e tec., deixa de cumprir o propósito divino para o qual nasceu. Quando permitimos que o nosso coração se corrompa pelo engano da cobiça, tiramos Deus do lugar central e colocamos os valores materiais.

3º A purificação do Templo

Quando senhor viu toda aquela movimentação desnecessária e pecaminosa dentro dos limites do templo, teve de agir. Tratou então de virar as mesas dos cambistas e derrubar as cadeiras dos que vendiam pombas; tudo para colocar a Casa de Seu Pai em ordem.

Ele nos mostrou zelo pelas coisas de Deus assim como zelar por nós. “Se alguém destruir o Santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado (1 coríntios 3:17)”.

O cordeiro que lida com os pecadores, curando e tratando de suas feridas emocionais, também é Leão que se levanta para defender o Santuário de Deus, que somos nós.

Conscientes disso não podemos expor nossos corpos ás mesmas paixões do passado. “…a imoralidade sexual, a impureza as ações indecentes, adoração a ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os excessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que disse: os que fazem essas coisas não receberam o reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21 NTLH)

CONCLUSÃO

Como santuários de Deus na terra, precisamos conservar nossos corpos santos ao Senhor. Ele habita em nós e deseja abençoar as pessoas através de nossas vidas.

APLICAÇÃO

Através de uma simples oração peça a Deus que lhe mostre o real estado de sua vida espiritual. Seu corpo é templo do Espírito Santo. Ele tem sido usado para glorificar a Deus ou ao pecado? Deixe-O agir em seu interior limpando toda a sujeira que porventura houver. Consagre sua vida novamente a Senhor e receba sua paz.

Líder ore pelos discípulos e visitantes e consolide os novos. Comunique a programação da IBB/CZS:

AGENDA SEMANAL IBB/CZS

  • Culto passos de fé, Quarta-feira às 19:30min no templo da IBB/CZS;
  • Rede Jovens Radicais, Sábado às 19:30min no templo da IBB/CZS;
  • Noite profética Unção e Milagre, com Pr. Rodrigo Sant’ana do Rio de Janeiro; 15 de fevereiro;
  • Seminário de cura e maturidade na vida do líder, preletor Pr. Coty; 20 e 22 de fevereiro;
  • intercessão de Segunda à Sexta-feira, 06:00hs/7:00hs e as 18:00hs/19:00hs;

Líder direcione seus discípulos ao culto de celebração das células aos domingos

Imprimir

Comentários