Qual fonte estamos bebendo?

abril 20, 2015


Texto: Jeremias 2:13

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.

O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retém água.

Quebra-Gelo: Líder Comece a ministração de hoje lançando uma pergunta: o que é um crime? O substantivo masculino “crime” deriva do latin, crimen, e significa “violação da lei penal”, “delito moral grave”. Note nas palavras de Deus através do profeta Jeremias que são denunciados dois crimes.

INTRODUÇÃO:

Em Jeremias 2:9, observe que é exatamente isto que Deus faz. Ele denuncia o seu povo por tais crimes. No verso 8, o Senhor alista os líderes políticos e espirituais por conduzir o povo nestes crimes: sacerdotes, intérpretes da lei, governantes e profetas.

1°) O primeiro CRIME denunciado pelo Senhor é o de abandoná-lo. No verso 5, Deus pergunta: que falta os seus antepassados encontraram em mim para que me deixassem e se afastassem de mim? Você conhece alguém que cometeu este mesmo crime? Que o Senhor nos livre de incorrermos neste erro! O próprio Senhor afirma do absurdo de alguém afastar-se dEle. Afinal, Ele é “uma fonte de água viva” (v. 13).

Todos nós sabemos da importância da água para nossa sobrevivência. Estima-se que mais de 80% das doenças que afetam a humanidade são decorrentes da falta de qualidade da água. Uma simples pesquisa na internet pode confirmar esta informação e lhe dar uma lista vasta de doenças transmitidas pela água contaminada. Sabemos o valor de uma fonte de água viva para nossa saúde e bem estar.

Servir a Deus é beber desta fonte espiritual, a pergunta é qual fonte estamos bebendo? Sobre este assunto o Senhor Jesus ministrou à mulher samaritana (Jo 4:10-14). Como alguém pode desprezar a bênção de beber de uma fonte de água viva, água limpa que se renova constantemente?

Em Apocalipse 21.6, o Senhor Jesus declara: Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água viva. Hoje é dia de reconhecer que assim como dependemos da água para viver, dependemos de Deus. Há uma sede no nosso Espírito que somente em Deus podemos saciar.

2°) O segundo CRIME denunciado por Deus através de Jeremias é o de “abrir cisternas rachadas”. As cisternas eram muito comuns em Israel. São reservatórios com a finalidade de reter água da chuva e fornecê-la para usos diversos. Uma cisterna não pode ser rachada, porque neste caso não reterá a água. O que Deus chamou de “cisternas rachadas” foi a idolatria.

Observe o verso 11 e veja que o Senhor chamou os ídolos de “deuses inúteis”: Mas o meu povo trocou a sua Glória por deuses inúteis. No verso 12, Deus convoca os céus a ficarem “horrorizados e abismados” diante disto. Entenda o quão absurdo é aos olhos do nosso Deus todo tipo de idolatria.

CONCLUSÃO

É impossível Um servo de Deus como eu e você, que já provou da Fonte de Água Viva, sermos mais os mesmos.

Líder: Conclua esta ministração, orando com seus discípulos e reafirmando que reconhecem a bênção de beber da fonte de água viva.

Atenção líderes:

1) Faça apelo e consolide os novos;

2) Ore pela necessidade de todos presentes;

3) Peça que também cada um deles pense em três pessoas que estão passando por problemas, carentes de Deus em sua família, ou entre os amigos e que peçam a Jesus que os traga à próxima célula.

LIDER passe a programação da IBB/CZS

AGENDA SEMANAL IBB/CZS

  • Culto Celebração das Células – Domingo 19:30hs no templo da IBB/CZS
  • Culto passos de fé, Quarta-feira às 19:30min no templo da IBB/CZS;
  • Intercessão de Segunda à Sexta-feira, 06:00hs/7:00hs e as 18:00hs/19:00hs
  • Rede Jovens Radicais, Sábado às 19:30min no templo da IBB/CZS;
  • Revolução 300,
  • Campanha da aquisição do terreno para o nosso templo;
  • Aniversário da Igreja Batista do Bosque, 24, 25, e 26 de Abril com o Pr. Rodrigo Santana e ministério de louvor GAD de Rio Branco/Ac

Líder direcione seus discípulos ao culto de celebração das células aos domingos

Imprimir

Comentários