Qual o ar que você respira?

agosto 1, 2017


Texto Base: Atos 9:1-9

1 – E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
2 – E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
3 – E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4 – E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 – E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

Introdução:

Esta narrativa de Atos cap. 9  fala da conversão de um dos homens mais importantes da Bíblia depois de Jesus, seu nome é  Paulo. Ele é o autor de 13 livros do Novo Testamento, e sua vida nos inspira todos os dias. Nas primeiras citações ele é reconhecido como Saulo, pois este era um nome Romano, depois passou a usar o nome de Paulo.

Atos 9:1 diz que  ar que Saulo Respirava, era de  ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Antes de ter uma experiência pessoal com o Senhor Jesus, o coração desse homem estava em trevas era cheio de ódio, ressentimento e amargura. Em I João 3:14 e 4:8 diz: Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. …Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”

Saulo era alguém extremamente zeloso por sua religião, o Judaísmo, e por isso, castigava aqueles que não professavam o mesmo tipo de fé. Mas desconhecia o fato de que a verdadeira religião não convence pela força nem pela violência.

Os que ainda não tiveram uma experiência pessoal com Cristo estão deixando de respirar o aroma do céu, este nos cura, a saber, o Amor de Deus.  Devemos nos perguntar sobre que tipo de ar é o que respiramos, que tipo de aroma está em nossa casa, trabalho, faculdade? Devemos sondar se não temos respirado o ar poluído da intriga, do ódio, da violência, da falta de perdão, do egoísmo, da incompreensão ou outro qualquer que não seja o da esfera limpa e pura do amor de Deus, do perfume de Cristo. Aprendam isso, daquilo que estivermos cheios, exalaremos.

A luz divina que ilumina o coração –   Ler Atos 9:3 “Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,”Estando Saulo a caminho de Damasco para colocar em prática o que determinou em seu coração, repentinamente, sobreveio-lhe uma luz do céu que o derrubou por terra e o deixou cego por três dias.

Ali Jesus falou-lhe ao coração. A intensidade do brilho foi tão grande que Saulo ficou impossibilitado de ver com seus olhos físicos. Havia, porém, um propósito para aquela cegueira exterior. Saulo precisava deixar de olhar para os outros e focar em si mesmo, para ver seus próprios defeitos, suas mazelas. Seu coração estava em trevas e ele ainda não havia percebido.

Com a cegueira em relação ao mundo externo, ele certamente teria de ater-se exclusivamente à visão interna, e ali poderia ter uma experiência pessoal com Jesus Cristo, depois de ser impactado com a triste realidade do seu coração. Ali ele fez uma leitura de si mesmo e se arrependeu.

Todos nós precisamos passar por uma experiência assim, ainda que não seja como foi a de Saulo de Tarso. Deus não precisa, necessariamente aparecer brilhando mais que o sol, cegando as pessoas para levá-las à conversão. Seu propósito, porém, é de sempre conduzi-las por um caminho no qual elas possam ver seu estado interior e se arrependerem verdadeiramente dos seus pecados. O Salmos 51:1 diz: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.”

Devemos verificar se as visões distorcidas do passado já foram substituídas pelas novas. Pense, se veja por dentro, como você é, sem disfarce, às vezes não percebemos. Muitas vezes trazemos marcas ruins do passado, devemos nos livrar delas para vivermos uma vida feliz. Feliz significa fértil, felicidade é igual fertilidade, isto é, só seremos plenos e completos se frutificarmos, se vivermos por um propósito!

A Conversa dele com Jesus – Ele perguntou: “Quem és tu, Senhor? “E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; Atos 9:5

Apesar de ser um profundo conhecedor das Escrituras Sagradas, Saulo ainda não conhecia a Jesus. É possível conhecer a Bíblia, mas não conhecer o autor da Bíblia, que é Cristo. Saulo conhecia os mandamentos bíblicos, os preceitos, os rituais do Antigo Testamento, mas “não” conhecia o Senhor. A pergunta dele sobre quem és tu, Senhor?, nos mostra como Saulo não conhecia o próprio  Cristo.

Jesus Cristo não é um conjunto de regras, dogmas, nem de rituais. Ele não é uma religião. Ele é muito mais que isso, Ele é Deus, Ele é o Senhor, Ele é o rei, Ele é o Salvador, Ele é a resposta que precisamos, Ele também é uma Pessoa que quer se relacionar com você, comigo, conosco!

Se você já entregou a sua vida ao Senhor Jesus no passado, renove sua aliança e intimidade com Ele, hoje é oportunidade de rever o propósito e retomar o caminho. Se você ainda não entregou sua vida a Jesus o Cristo, procure hoje ter uma experiência pessoal com Ele. Convide-o para entrar em seu coração para assumir o lugar de Senhor e Salvador pessoal e receba a vida eterna.

Só o Senhor Jesus pode mudar a sua vida!  A bíblia diz: Todo aquele que crer e invocar o nome do Senhor será salvo e receberá a vida eterna. Amem!

Líder, prepare uma canção conforme o mover para tocar no final enquanto as pessoas fecham os olhos. Nesse tempo vá orando por cada uma tocando nelas e deixe Deus agir. Enquanto isso vá orando, abençoando e profetizando, liberando do amor de Deus sobre todos.

AGENDA SEMANAL IBB/CZS

• Dois Cultos de Celebração das células aos domingos  ás 10h15m manhã e ás19h
•Quarta-feira – Culto Passos de Fé ás 19h;
•Sexta-feira  Vigília das 19h ás 21h;
•Rede de Jovens aos sábados as 19:30min;
•Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RÁDIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30min AS 14:30min de Segunda a Sexta;

Imprimir

Comentários