Recebendo a libertação do cativeiro para Sião

abril 6, 2015


Recebendo a libertação do cativeiro para Sião

 Salmos 126.1-6

Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.

2 Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria.  Até nas outras nações se dizia:  “O Senhor fez coisas grandiosas
por este povo”.

3 Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.

4 Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.

5 Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.

6 Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria,
trazendo os seus feixes

Quebra-Gelo: Líder Comece a ministração em sua célula. Pergunte para os discípulo ou visitante, quem gostaria de se libertar de algum cativeiro? Explique o que significa o Cativeiro, Algo que nos prende… Deixe que cada um compartilhe brevemente sua resposta.

INTRODUÇÃO:

Este Salmo é pós-exílio. O povo estava experimentando a tão sonhada libertação, depois do cativeiro na Babilônia.

Vamos ver neste Salmo os Benefícios da Libertação do cativeiro da nossa alma:

1 – O impacto da libertação Ler: (v.1-3)

- Saímos da realidade Ler: (v.1). Muitas pessoas, ao se converterem, ficam tão impactadas com o Reino de Deus, que ficam como quem sonha.

- Louvor automático Ler: (v.2): Quando experimentamos a libertação, um sentimento forte de louvor e gratidão nos invade.

- Impacto que causa nas pessoas Ler: (v.2b): Muita gente não entende, não acredita que, por exemplo, um drogado pode se recuperar pela fé em Cristo, alguém desacreditado pela sociedade, possa de uma noite para o dia tornar-se uma pessoa referencial, uma família destruída pode ser restaurada.

2 – Restauração da sorte.

Quando eles chegaram do cativeiro, tiveram também o impacto da terra abandonada há 70 anos, em ruínas. Por isso disseram “Restaura a nossa sorte”

Quando éramos cativos do diabo, abandonamos áreas da nossa vida e agora temos o impacto de vê-las em ruínas. Apenas quando nos convertemos é que vemos os danos que o pecado causou em nossas vidas:

- Família – Falta de relacionamento, de confiança, de diálogo, amizade, contenda…

- Trabalho – Desajustes, falta de realização, demissões com justa causa, irresponsabilidades.

- Comportamento moral – Má fama, prisões, mentiras, problema de carater.

- Pode ser no corpo – Prostituição, vícios, doenças provenientes desses comportamentos…

3 – Trabalho árduo (v.5)

O trabalho era penoso, pois a terra estava desolada. Trabalhar em nossas áreas em ruínas também é duro e muitas vezes custam lágrimas. É duro reconquistar a confiança da pessoa amada depois de tê-la traído, é duro restaurar a reputação, dignidade, confiança da família…

4- Recompensa (v.6)

Ainda que pareça difícil, e até loucura, a restauração de áreas de nossa vida, nós devemos trabalhar, pois a recompensa é certa.

Assim como o trabalhador semeia com lágrimas, mas com júbilo vai colher os frutos.

5 – Deus estabeleceu um princípio que Ele não pode quebrar! Deus tem princípios, tem caráter imutável. Não adianta tentar fazê-lo mudar. Ele sempre agirá de acordo com estes princípios. E o Salmo 126.5-6, nos faz recordar de um destes princípios que é muitíssimo importante para recebermos

do poder de Deus em nossas vidas. Trata-se do princípio da semeadura.

Observe no texto que o Salmo fala de semeadura “com lágrimas” e de colheita abundante e alegre. Deus nunca fará você desfrutar de uma abundância de frutos se você não semeou devidamente. Semear com lágrimas significa, por vezes, enfrentar lutas, adversidade e provações sem se deixar vencer pelo desânimo. Infelizmente, há pessoas que desistem de confiar em Deus tão logo são expostas a problemas. Os problemas e provas são oportunidades de honrarmos a Deus e demonstrar fé.

Cativeiro é o estado que uma pessoa vive quando não tem aliança com Deus e ainda não desfruta da bênção do do Senhor. Sião é um dos nomes de Jerusalém e, por vezes, especifica o monte onde foi construído o templo. Sião representa o Encontro com Deus através de Jesus, a conversão verdadeira. Este é o grande e maior sonho de Deus, que as pessoas sejam libertas de todo cativeiro e se encontrem com Ele.

Quantos de nós vivíamos preso num cativeiro, vícios, pecados, mentira, prostituição e Deus através de Jesus no libertou e nos levou para Sião. Libertação, este é o maior sonho do coração de Deus nos ver livres.

AGENDA SEMANAL IBB/CZS

  • Culto passos de fé, Quarta-feira às 19:30min no templo da IBB/CZS;
  • Rede Jovens Radicais, Sábado às 19:30min no templo da IBB/CZS;
  • Revolução 300,
  • Campanha da aquisição do terro para o nosso templo;
  • Intercessão de Segunda à Sexta-feira, 06:00hs/7:00hs e as 18:00hs/19:00hs
  • Vigília da Unidade -  no Templo da Igreja Batista do bosque as 22:00hs;
  • Rede de Casais – Nossa historia – dia 14 de Abril, no templo da Igreja Batista do Bosque as 19:30min;
  • Pr. Marquinhos Meneses do Rio de Janeiro, ministério dose de animo, entrada gratuita;
  • Aniversario da Igreja Batista do Bosque, 24, 25, e 26 de Abril com o Pr. Rodrigo Santana e ministério de louvor GAD de Rio Branco/Ac

 

Líder direcione seus discípulos ao culto de celebração das células aos domingos

Imprimir

Comentários