Somos frutos das nossas decisões

fevereiro 3, 2015


Somos frutos das nossas decisões

 

Texto: Lucas 15:11-32

E disse: Um certo homem tinha dois filhos;

12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.

13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.

15 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.

16 E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.

17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!

18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.

22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;

23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;

24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.

25 E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.

26 E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.

27 E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.

28 Mas ele se indignou, e não queria entrar.

29 E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;

30 Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.

31 E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;

32 Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.

 

 

Introdução

Todos nós, a semelhança deste jovem, somos ou já fomos filhos pródigos, assim as lições da vida dele se aplicam às nossas vidas também. Princípios para uma vida pródiga estão relacionados com a graça de Deus, com a nova oportunidade, com a restituição e dependência de Deus. Temos aprendido que nossas decisões definem futuro. Se você não aplicar o que tem aprendido, demonstrará que o terreno do seu coração não absolveu a semente por ser terra árida, sem tratamento, sem ter aceitado o processo.

1. As suas decisões determinam as suas circunstâncias

Sua vida não muda a menos que você entenda que você cria as suas circunstâncias. Você pode culpar as pessoas, pode culpar a Deus ou o inimigo, mas o fato é que as suas decisões criam as suas circunstâncias. Aquilo que você pensa refletirá em suas palavras e suas palavras darão combustível para as suas decisões, por isso é necessário renovar a nossa mente com a Palavra de Deus.

Veja o personagem deste texto de hoje, ele se tornou o filho pródigo. Depois de pedir à parte que lhe cabia na herança ele se sentiu independente, auto-suficiente e por isso saiu de casa e junto com os amigos caiu na farra e gastou todo o dinheiro que possuía. A situação foi ficando cada dia pior até que ele chegou ao fundo do poço. Ele passou a comer com os porcos. Comer com porcos era o fim a linha para um judeu, pois pela lei o porco é imundo.

Vamos agora imaginar aquele jovem ali imundo comendo a lavagem dos porcos. Um político passando por ali diria que a sua condição era culpa do governo. A situação fora causada pela falta de educação apropriada e pelo desemprego crescente. Um jornalista diria que a culpa é dos juros altos, da crise financeira que afetou quase todo mundo e das catástrofes que tem varrido a terra, pois Aquele jovem não teria perdido toda sua fortuna de forma tão rápida.

Um psicólogo diria que a culpa certamente é do pai que o traumatizou. O pai foi irresponsável ao dar ao filho a herança mesmo sabendo que o filho ainda não tinha condições de lidar com tanto dinheiro. O fatalista diria que a culpa é da sorte e do destino. Uns nasceram para ser pobres e nada pode ser feito a respeito disso.

Mas no final alguém dirá que foi o diabo o culpado, outros teriam a ousadia de dizer que Deus é o culpado, pois se Ele é amor, como pode ele permitir alguém comer com porcos? Diriam eles.  Mas quantos ousariam dizer que o jovem mesmo foi o responsável? No entanto esta é a verdade. As decisões dele determinaram as suas circunstâncias.

Você é responsável pelas consequências de suas ações. Você fez as escolhas, você tem poder de decisão, você tem livre arbítrio, você decide a sua vida, sendo assim, então deve arcar também com as conseqüências. Não adianta culpar a quem quer que seja, pois nossas palavras e ações são resultado de nossas escolhas e estas são sementes.

2. Aquele que não está disposto a ajudar, inevitavelmente vai atrapalhar

Precisamos ter cuidado com pessoas que não nos acrescentam coisas boas, pois estas normalmente semeiam criticas, derrotas e enterram os nossos sonhos, pois são coveiros, estes acabam por nos levar a perder coisas. Sempre se pergunte: “em que esta pessoa está contribuindo para melhorar a minha vida em Deus?” Se elas não fazem o melhor, vão acabar fazendo o pior. Você precisa focar em seu líder, em seu discipulador que normalmente ora por você e tenta sempre te ajudar a crescer e frutificar.

Conclusão

Existem muitos tipos de relacionamentos perigosos. As pessoas mais perigosas são aquelas que nos levam a perder o temor a Deus. Perto delas o pecado parece perder a gravidade. A sua vida depende das pessoas que você permite ao seu redor. As pessoas ao seu redor vão determinar as experiências que você terá em Deus. As pessoas ao seu redor vão alimentar força ou fraqueza em você. O texto dá a entender que o jovem gastou o seu dinheiro com amigos. Os relacionamentos nunca são neutros em sua vida. Cuidado!

O filho pródigo mais uma vez, tomou uma decisão, de voltar para casa do pai, pedir perdão e ser restaurado, faça o mesmo hoje.

AGENDA SEMANAL IBB/CZS

  • Culto passos de fé, Quarta-feira às 19:30min no templo da IBB/CZS;
  • Rede Jovens Radicais, Sábado às 19:30min no templo da IBB/CZS;
  • Noite profética Unção e Milagre, com Pr. Rodrigo Sant’ana do Rio de Janeiro;
  • Seminário de cura e maturidade na vida do líder, preletor Pr. Coty; 20 e 22 de fervereiro;
  • intercessão de Segunda à Sexta-feira, 06:00hs/7:00hs e as 18:00hs/19:00hs;

Líder direcione seus discípulos ao culto de celebração das células aos domingos

Imprimir

Comentários