Um verdadeiro encontro com Jesus

março 15, 2017


Texto: Marcos 10: 46-52

46-Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
47- E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
48- E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
49- E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
50- E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
51- E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
52- E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho

Introdução:

Falaremos os passos que um homem chamado Bartimeu um homem que necessitava  de ter um  encontro com o Senhor.

1º Sentado junto do caminho.

Bartimeu estava sentado junto do caminho. Sua vida havia parado no tempo pelas as limitações que a sua cegueira lhe impusera.  É como se todos tivesse seguido sua trajetória normal, e somente ele estivesse parado.

Infelizmente, muitas pessoas permitiram a estagnação de suas vidas, enquanto outras continuam vivendo e lutando.

Bartimeu precisava de alguém que o tirasse daquele lugar e o pusesse verdadeiramente no caminho. “Jesus disse: Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Joao 14:6)

2º Lançar para longe a capa de proteção.

Quando Jesus passou por ali, Bartimeu começou a chamar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Jesus ouviu e o chamou. Imediatamente, ele lançou para longe de si a capa que lhe protegia por muito tempo. Aquela capa lhe dava segurança, proteção, calor, aconchego. Mais diante do caminho de Jesus, ela poderia se tornar um empecilho que dificultaria a corrida em Sua direção.

Talvez devemos lança nossas próprias capas de proteção. A capa da hipocrisia, do bom pai, da boa mãe, do bom filho, do bom marido, da boa esposa, etc. Precisamos nos rasgar diante d’Aquele que tudo ver e que pode perdoar nossos pecados. Precisamos nos despojar de todas as mascaras que nos fazem sentir melhor, mas que não condizem com a realidade.

3º Especificar o que quer que Cristo lhe faça.

Poderia ser obvio que o desejo do cego fosse enxergar. Mesmo assim, Jesus fez a pergunta acerca do que gostaria que se lhe fizesse. Sem hesitar, ele respondeu que queria ver, e assim se fez.

Algumas necessidade parecem óbvia em nossas vidas. Mesmo assim, Jesus continua nos perguntado sobre o que queremos que Ele nos faça. Isso acontece por que o senhor nunca viola nossa vontade. Ele jamais entrará em qualquer quarto cuja a porta não tenhamos Lhe aberto. Por essa razão, precisamos de definir o que queremos que ele nos faça, bem como, crer que ele nos fará na medida da nossa fé.

4º Perseverar em seguir Jesus pelo o caminho.

É muito bom verificar o contraste entre o primeiro e o ultimo estado do homem de Jericó: de alguém sentado junto do caminho, para alguém que segue a Jesus pelo o caminho o caminho.

Bartimeu sabia que não havia recebido tamanha benção para voltar a viver a vida de sempre. Ele queria mais do que um milagre; desejava a presença de Cristo em sua vida. E por isso, decidiu segui-lo por onde quer que ele fosse.

Como você vai viver a partir de hoje? Terá você coragem de fazer o que o cego fez, quando, decididamente, se pôs a seguir ao Senhor perseverantemente?

Que realmente seja assim em nossas vidas. Que possamos deixar de ver a vida passar junto do caminho, para ajudar a fazer a história ao lado do Senhor.

CONCLUSÃO:

O homem que havia começado junto do caminho, prisioneiro de seu mal, agora se torna eficaz testemunha do amor de Deus. Sua cura foi um milagre, mais o foi para servir de testemunho para muitas vidas. Muitos puderam crer em Cristo ao conhecerem aquele que experimentara o toque curador do Senhor.

APLICAÇÃO:

Líder ministre: Verifique quais tem sido as áreas estagnadas da sua vida que estão a espera de um milagre. Lance fora todas as expectativa e seja específico acerca do que você quer que o senhor lhe faça. Dirija-Lhe uma oração agora mesmo, e motive os discípulos a participarem do Encontro com Deus.

Comuniquem a programação da IBB/CZS:

• Cultos de Celebração 1º Culto ás 10h:15m 2º Culto das 19h ás 21h;
• Culto Passos de Fé das 19h ás 21h;
• Sexta-Feira: Vigilia as 22h;
• Rede de Jovens aos sábado ás 19h30min;
•Pré-Encontro Salas Terça, Quinta, Sexta ás 19h
• Propósito  de 52 dias de oração das 05h ás 06h; início dia 06 de março termino 26 de abril;
• Encontro com Deus Homens e Mulheres dia 31 de Março  1 e 2 de Abril, Vagas limitadas.

Imprimir

Comentários