Vencendo a Corrida da fé

março 20, 2016


 

Texto Base: 1 Corintios 9:24-27

 24 Não sabeis que entre todos os que correm no estádio, na verdade, somente um recebe o grande prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis!
25 Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, e isso, para obter uma coroa que logo se desvanece; no entanto, nós nos dedicamos para ganhar uma coroa que dura eternamente.
 26Portanto, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem apenas soca o ar.
 27 Mas esmurro o meu próprio corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de haver pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.

Quebra-Gelo: Líder pergunte para os visitantes, discípulos: Quem já assistiu pela TV a corrida de São Silvestre em São Paulo?  Uma multidão  de atletas, poucos levam o prêmio?

Introdução: A ministração de hoje, iremos usar o  texto base, onde O Ap. Paulo está usando  uma corrida, mais, precisamente, uma maratona,  ele faz uma analogia entre a maratona e a corrida da vida cristã.

Maratona é uma modalidade de corrida onde os atletas percorrem 42 km e 600m. É uma prova de resistência, que consagra o vencedor com prêmios, fama e glória.

Esse Texto que lemos é uma analogia usada pelo Ap. Paulo, para nos ensinar acerca da maratona da vida cristã.
Nessa corrida em que estamos, onde a linha de chegada é no céu, não tem apenas um vencedor. Nela, todos que cruzarem a linha de chegada, ou seja, todos que chegarem ao céu são vencedores e receberão o prêmio, a recompensa, o galardão, que é a coroa da vida.

Precisamos entender que na corrida da vida cristã, o vencedor não é aquele que chega em primeiro lugar, mas é aquele que não desiste.

Muitas vezes, os que nos aconselham a desistir os nossos “amigos” até muito bem intencionados, mas distantes da visão de Deus para nós, eles aconselham: “Você deve se conformar. Não tem mais jeito. Não há mais esperança para você. Você deve aceitar a vida como ela é. Não se iluda com a expectativa de que alguma coisa boa ainda possa acontecer”.

Feche seus ouvidos para esses profetas do caos, lançando palavras pessimistas ao seu coração. Nenhuma tragédia tem que ser a palavra final para você. Os vitoriosos de todas as épocas jamais olharam para as dificuldades à volta de si. Então, meu amado (a), não desista por causa daqueles que não acreditam em seus sonhos.

Continue nesta corrida da Fé movido por aquilo que  você crê, e não por aquilo que vê. Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo aquilo que pedimos ou pensamos e Deus tem poder para terminar a boa obra que iniciou em sua vida.

Quais os elementos para se vencer essa corrida da vida cristã?

1. Insatisfação com o próprio desempenho: Todo atleta de alto nível, que não se contenta com a mediocridade, está à procura de novos recordes.

Thomas Edson dizia: “Mostre-me um homem satisfeito (acomodado), e eu lhe mostrarei um homem fracassado”. E eu complemento esse argumento com uma frase que temos dito sempre: “O tá bom é inimigo do ótimo”.

Há muita gente que se contentou com o bom, por isso está perdendo o ótimo e o melhor de Deus. Deus tem para elas o ótimo e o melhor, mas elas se acomodaram e se satisfizeram com o bom apenas.

Há muitas pessoas acomodadas, que já não sonham mais e nem esperam mais por grandes coisas de Deus. Vemos isso em jovens que deixam de estudar, pois acham que o diploma não vai adiantar nada; afinal, dizem, há muitos diplomados desempregados.

2. Respeito às regras: “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas” 2Tm 2:5. Nos jogos gregos, os juízes eram rigorosos com relação aos regulamentos a serem respeitados pelos atletas, e o que cometesse qualquer infração era desqualificado e desclassificado.

Aprenda uma coisa, para viver na casa do pai tem regras, para viver no mundo tem consequências. Muitos desistem nesta corrida por que não querem se submeter as regras de Deus, os princípios de Deus.

As regras a serem observadas durante a maratona da vida cristã estão na Palavra de Deus, e se nós violarmos essas regras, seremos desclassificados, e, portanto, impossibilitados de receber as recompensas do Senhor.

A bíblia está cheia de exemplos de pessoas que começaram bem a corrida, mas não chegaram a seu fim, pois não levaram as regras de Deus a sério. Sansão começou bem a sua corrida, mas foi desclassificado, pois não levou as regras impostas por Deus a sério. Saul também começou bem, mas foi desclassificado pelo mesmo motivo.

Sabe o que aprendo, aqui? Não basta começar bem. É preciso terminar bem.

Conclusão:

Talvez haja muitos aqui hoje que estão a essa altura do percurso da maratona. Estão atravessando o dia mal. Quanto esforço. Quanto sacrifício. Quanto dor. Quanto cansaço. A vontade de desistir é grande. Pergunta-se: “Será que tanto esforço vai valer a pena?

Ore com os pressentes e dê oportunidade para entregarem suas vidas a Jesus. Faça o apelo e consolide os novos, ore pelos visitantes.

Comunique a sua Célula a programação do mês de março da IBB/CZS:

  • Escola Capacitação Destino, na Escola Valério Caldas, aos domingos das 8h ás 10h da manhã;
  • Sala de Pré-Encontro: dias segunda, terça, quinta e sexta-feira ás 19h na IBB
  • dias 01,02 e 3  de Abril  Encontro com Deus Homens e Mulheres a maior experiência da sua vida Valor: R$ 140,00 na secretaria da IBB Vagas limitadas.
  • A partir do dia 27 de março os cultos de Celebração e Passos de Fé serão das 19h ás 21h;

 A partir do dia 17 de Abril iremos abrir mais um  Culto de celebração pela manhã das 10h15min ás 11h30min na IBB

 

Imprimir

Comentários