Vencendo através da Cruz – Parte 2

setembro 29, 2014


Vencendo através da Cruz – Parte 2

Marcos 15:25-32

Introdução

Ainda focando na Cruz veremos  como algumas pessoas se portaram diante d’Aquele que podia salvar suas almas.

1º – O “Rei dos Judeus”

Uma placa foi colocada em sua Cruz: “O Reis dos judeus”. O governador Pilatos foi quem mandou confeccioná-la como forma de apresentar o motivo de Sua condenação.

Os religiosos protestaram porque não era assim que eles O viam; mas apenas o que Ele dizia ser. A verdade, porém, era justamente aquela; por mais que não quisessem aceita-lo. Jesus, Consigo, crucificou o fracassado reinado humano para estabelecer um novo Reino, glorioso e eterno, dentro dos corações dos que crêem em sua mensagem redentora.

Pilatos e os religiosos perderam a oportunidade de O reconhecer como o verdadeiro Rei. Ele levou os nossos fracassos provenientes de nossa queda e da impossibilidade de governar nossa própria vida.

2º – Os dos ladrões

Em Lucas 23, essa história é contada assim: Um deles se junta à multidão para zombar do Senhor, o outro, porém reconhece se um pecador e merecedor daquele juízo. Olhando para Jesus, nos momentos finais de sua vida, ele ainda encontra forças para suplicar misericórdia. Seu pedido: “…Jesus, lembre-se de mim quando o senhor vier como Rei!” (Lucas 23:42) o senhor em reconhecimento da atitude de fé daquele homem que consegui ver além da cruz, fez-lhe uma promessa: “Jesus respondeu: – Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso”. (Lucas 23:43)

Aquele momento de terrível dor, para um miserável pecador arrependido, logo iria passar. Seria por pouco tempo em comparação          a uma eternidade de gozo na presença de Cristo.

Para o outro ladrão, porém, a cruz era apenas o começo do juízo eterno. Ele esteve ao lado de Quem podia livra-lo da morte eterna, mas não soube aproveitar a oportunidade.

3º – O insulto da multidão

Todos que ali passavam proferiam palavras de zombaria e desprezo contra o Senhor. Eles questionavam seu poder, alegando que Ele fosse realmente o que dizia ser, já teria saído dali sobrenaturalmente. Eles não sabiam, porém, que Sua permanência na cruz bem como Sua rendição nas mãos dos homens foi voluntária. Ele queria estar naquele lugar; sua entrega não foi forçada, e sim, espontânea.

A Carta aos Hebreus relata-nos com que atitude Ele enfrentou a morte: “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus”. (Hebreus 12:2)

Por meio dos insultos, as pessoas revelaram o que estava em seus corações. Desprezaram o Senhor da Glória por causa de sua momentânea humilhação. Ele voluntariamente, morreu para levar nossa vergonha e desprezo.

Conclusão

As pessoas que passaram por Jesus nos Seus últimos momentos de vida tiveram a oportunidade de terem suas vidas transformadas. Das que foram mencionadas hoje, apenas um homem O reconheceu como Rei; passando de miserável pecador para um cidadão do Reino Celestial.

Aplicação

Veja-se agora mesmo ao é da Cruz como os demais citados na lição de hoje. Contemple Sua dor, vergonha e humilhação que passou em seu lugar. Aproveite para agradecer-Lhe Sua disposição de entregar a vida por você.

AGENDA SEMANAL

  • Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;
  • Intercessão diária no templo da IBB/CZS;
  • Quarta-feira Culto Passos de Fé;
  • Sexta-feira Vigília;
  • Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;
  • Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30hs AS 14:30hs de Segunda a Sexta;
  • Programa Jovens Radicais aos sábados 13:00hs;

Líder direcione seus discípulos ao culto de celebração das células aos domingos.

Imprimir

Comentários