Vencendo através da Cruz – Parte 3

outubro 6, 2014


Vencendo através da Cruz – Parte 3

Marcos 15:37

Introdução

Além da terrível dor física, Jesus sofreu intensa dor espiritual. O pecado da humanidade trouxe consigo todas as suas consequências funesta sobre Ele. Hoje veremos sofrimento espiritual.

1º – As trevas do meio dia

Ao meio-dia as trevas se apoderam da luz. Ele era a luz que iluminava o caminho dos homens, dando-lhes direcionamento e sentido para a vida. Porém, naquela hora, Sua luz deixou de brilhar para dar lugar a expressas trevas. O que começou a acontecer com a natureza era simplesmente o que se passava em Seu próprio interior.

A luz do meio-dia se converteu em grande escuridão que sinalizou a chegada de um reino tenebroso e sombrio. O único Justo estava se fazendo pecador por nós, enquanto a terra era invadida pelo o ódio moral de Satanás.

Em pouco tempo porém, Cristo absolveria todo o mal em Si mesmo, cravando-o na Cruz. Sua luz voltaria a s manifestar ao homem; mas desta vez, viria para permanecer: “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevalece contra ela” João 1:5.

Jesus morreu para levar as trevas do ódio, da amargura, do rancor e de todo o pecado que entenebrece o coração do homem.

2º – Abandonado por Deus

O senhor se sentiu abandonado por Deus; o que se tornou o Seu maior sofrimento. Ele havia Se feito pecado, e, portanto, atraído a ira divina sobre Si mesmo. O pai não voltara contra Seu Filho, mas contra o mal que agora n’Ele se manifesta.

Como uma criança que reclama a presença de um pai ausente, ou de alguém que sofre profunda rejeição de uma pessoa muito especial, assim clama Jesus por Seu Pai.

Como se não bastasse todo o sofrimento físico e emocional, Ele amargava a dor da quebra da comunhão com Deus. Sentia-se como um verdadeiro transgressor da lei, com todo o sofrimento de culpa e condenação, próprio de quem pratica o mal. Porém, ele não sentia a culpa do Seu próprio pecado, pois nunca o acometera, mas a de todos os pecadores, sobre os quais repousava a ira divina. Ele sofreu e morreu por causa dos nossos pecados que nos tornaram inimigos de Deus. Em sua morte porem Cristo nos reconciliou com o Pai.

3º – A Morte de Jesus

Depois de terríveis dores físicas, emocionais e espirituais, Jesus chega ao fim de seu tormento. Antes de morrer, porém, clamou em alta voz: “Está Consumado!” (João 19:30); no grego, “Tetelestai”.

Quando um prisioneiro cumpria toda a sua sentença relativa a um determinado delito praticado, ao sair da prisão recebia um carimbo em sua ficha. Nela, a palavra “Tetelestai” era gravada, significando que toda a dívida estava paga, e a sentença, totalmente cumprida.

Ao clamar a mesma palavra na Cruz, Cristo estava dizendo que a dívida do homem para com Deus estava sendo totalmente quitada naquela mesma hora. “Está consumado”; “tudo esta pago”.

Ele pagou a nossa sentença que era de morte, e morte eterna.

Conclusão

Cristo enfrentou as trevas e venceu. Ele tomou o lugar dos que se sentem abandonado por Deus por causa de seus pecados, fazendo-se pecado por nós. Na Cruz, Ele pagou toda a nossa sentença de morte, oferecendo-nos grande salvação.

Aplicação

Procure nesta semana , falar do amor de Cristo que dissipa as trevas do coração. Peça ao Senhor que Ele traga ao seu coração alguma pessoa que necessite dessa palavra; alguém se encontre em amargura ou sofrimento de alma. Testemunhe de sua própria libertação e ajude-o a trilhar o mesmo caminho.

 

AGENDA SEMANAL

  • Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;
  • Intercessão diária no templo da IBB/CZS;
  • Quarta-feira Culto Passos de Fé;
  • Ceia do Senhor, dia 12 de outubro;
  • Relógio de oração, dia 17 de outubro;
  • Discipulado 144, dia 20 de outubro
  • Festa das Gerações, 19:30hs  na IBB, dia 26 de outubro, vista a camisa da sua geração e vamos celebrar ao Senhor.
  • Sexta-feira Vigília;
  • Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;
  • Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30hs AS 14:30hs de Segunda a Sexta;
  • Programa Jovens Radicais aos sábados 13:00hs

Líder direcione seus discípulos ao culto de celebração das células aos domingos.

Imprimir

Comentários