Vencendo através da Cruz – Parte 4

outubro 13, 2014


Vencendo através da Cruz – Parte 4

Marcos 15:39

Introdução

Hoje vamos acompanhar o que aconteceu nos primeiros minutos após a morte de Jesus.

1º – O véu do templo

Quando Jesus entregou seu espirito nas mãos do pai, o véu do templo se rasgou de alto a baixo. No templo havia alguns compartimentos dentre os quais se encontrava o Lugar Santíssimo, ou, Santo dos Santos que ficava por trás de um espesso véu, o qual fazia a separação entre o Lugar Santíssimo e o Lugar Santo. Somente o sumo-sacerdote podia entrar ali uma vez por ano a fim de oferecer sacrifício por toda a nação. Por tanto, era um lugar muito importante, especialmente por que fora um lugar escolhido por Deus para a manifestação da sua glória.

No entanto, tratava-se apenas de uma figura de Cristo, que era uma pessoa em que o espirito de Deus permanentemente habitava. Jesus era o verdadeiro Templo do Espírito Santo, e o seu corpo, o autêntico véu que estava prestes a se rasgar para liberar aos a glória de Deus residente ali.

Quando Cristo entregou Sua vida oferecendo Seu corpo, o véu do Templo foi rasgado de cima para baixo, ou seja, pela mão divina, simbolizando o livre acesso da humanidade à presença de Deus por meio do Seu Sangue precioso.

Jesus morreu para nos dar acesso ao Pai.

2º – Testemunho do Oficial Romano

A forma como Jesus enfrentou a cruz bem como todos os acontecimentos que acompanharam aquele momento, impressionaram um oficial romano. Ele certamente ouviu Suas palavras de perdão liberadas aos seus agressores; acompanhou suas orações dirigidas ao pai; contemplou Sua face terna ao conceder perdão e esperança ao ladrão da cruz; e se emocionou com a forma afetuosa que Jesus demonstrou ao se preocupar com sua mãe,  entregando-a aos cuidados de João.

O Oficial então concluiu então que estava diante de um homem incomum; diante de quem era o que realmente dizia ser: o próprio Filho de Deus.

Antes disso, o seu coração abrigava muitas dúvidas sobre quem seria aquele home. Era um mercenário impostor ou um homem verdadeiro, injustiçado pelos os religiosos? Porém, diante do que viu, do que presenciou, e do que fez parte de sua própria sua experiência como observador de cristo, em pouco tempo concluiu que Ele era o Filho de Deus. Jesus morreu para dissipar todas as dúvidas do nosso coração.

3º – Fidelidade até a última hora

Algumas mulheres caminhavam com Jesus durante o Seu ministério. Umas havia sido curadas de enfermidades, outras libertas de demônios e outras, perdoadas de seus pecados. Todas haviam descoberto o sentido da vida, e, por isso, O seguiam em todas os momentos.

Mas a hora da crucificação foi um momento muito cruel, de terrível dor e agonia. Aquele não era um lugar apropriado para uma mulher, cuja natureza é de sensibilidade e de ternura de coração. Mas elas estavam ali e permaneceram até o fim. Elas suportaram os pregos, e a agonia como se fossem em seus próprios corpos. Foram fieis até a morte e como recompensa tiveram seus nomes escritos no livro da vida e nos Evangelhos, espalhados por todo o mundo.

Ele morreu para recompensar os fiéis com a coroa da vida

Conclusão

Jesus encontrou o horror da cruz em nosso lugar para que podássemos ter acesso à presença do Pai. O oficial romano que se preocupou em observa-LO para saber, de fato, quem Ele era, saiu com a resposta que buscava: Jesus era o Filho de Deus. A fidelidade a toda prova se deu a conhecer através da atitude das mulheres que não O abandonaram em Seu momento de dor e aflição. Elas serão sempre lembradas por onde o Evangelho for pregado.

Aplicação

Se você ainda não o fez, tem a oportunidade de entregar o seu coração a Jesus agora mesmo; confessando-O como seu único e suficiente Salvador e Senhor. Líder faça uma oração de entrega a Jesus para que suas vidas nunca mais seja a mesma.

Imprimir

Comentários