Lute Pela sua familia

fevereiro 15, 2016


Texto Base: Mc 5.21-24

21 E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. 22 E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, 23 E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. 24 E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.

Introdução:

O texto para nossa ministração fala da família de um grande líder religioso, chamado Jairo, que está passando uma grande luta na sua família, sua única filha está enferma a beira da morte.

Jairo era chefe da sinagoga, um líder na comunidade. Jairo era o responsável pelos serviços religiosos. O líder da sinagoga era um dos homens mais importantes e respeitados da comunidade. Vamos aprender que não existe nada demasiadamente  difícil  para o nosso Deus, o  impossível pode acontecer quando Jesus intervém, Jesus ressuscita a filha única de Jairo, demostrando o seu amor pela nossa família.

Nós estamos em guerra espiritual e precisamos  lutar pela nossa família. Existe um adágio popular  “A família é uma instituição falida”, mas nós sabemos que isso é uma mentira do diabo. O maior projeto de Deus não é individual é coletivo é para nossa família, no Tempo do diluvio Deus salvou Noé e sua família.

Paulo disse para o carcereiro: Ver At 16:31 “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”

Eis alguns dos sintomas de degeneração familiar que  nos apresentam nesses dias; crises,  vícios, desilusões nos casamentos; adultério, divórcios; crianças abandonadas; filhos rebeldes e indiferentes aos pais; brigas constantes entre os casais;

Em alguns casos a situação tem se agravado, de tal maneira que:

=> um CAMPO DE BATALHA, onde os membros  só se encontram para brigar.

Como inverter este triste quadro e transformar meu lar em um  pedacinho do céu, um endereço de entrega das bênçãos de Deus?

A IBB/CZS é uma igreja de família, e a família é um projeto divino, nasceu no coração, não é um acidente histórico ou uma necessidade social.  Líder profetize sobre a vida dos discípulos e convidados da  sua célula:    A SUA FAMÍLIA É UM PROJETO QUE NASCEU NO CORAÇÃO  DE DEUS, POR ISSO LUTE POR ELA.

Um dia Jesus entrou numa casa e encontrou uma família parecida com esta realidade. O que Ele fez naquele dia?

O que Ele pode fazer hoje pela sua família?

1. A  FILHA DE JAIRO É O SÍMBOLO DE MUITAS FAMÍLIAS QUE ESTÃO ENFERMA.– v.23

a) Doenças que assolam alguns lares: egoísmo,  contendas, ressentimentos, ausência de perdão, mágoas, lembranças do passado, infidelidade,   – tudo isso está dentro das nossas casas;

b) Lembre-se: o alvo maior de satanás é  destruir a família. E o alvo de maior de  Deus é restaurar é salvar  é  abençoar, nem tudo está perdido.

c) Na casa de Jairo, a menina estava muito doente, semi-morta.

d) A pergunta é: Como está a saúde emocional, física e espiritual da nossa família?

f) Há alguma doença afetando a sua esposa, o seu marido, os seus filhos?

2. A  SUA FAMÍLIA ESTÁ MORRENDO

Jairo tinha uma causa urgente para levar a Jesus. Sua filhinha estava à morte. Lucas nos informa que ela era filha única e tinha doze anos (Lc 8.42). Desta maneira a linhagem de Jairo estava-se extinguindo.

Segundo o costume uma menina judia se convertia em mulher aos doze anos. Todos os outros recursos para salvar sua filha haviam chegado ao fim. Jairo, então, busca a solução em  Jesus. O sofrimento muitas vezes pavimenta o nosso caminho para Deus. As aflições tornam-se fontes de bênçãos quando elas nos levam a Jesus.

a) O que morreu na família? Será que estamos contribuindo para esta situação?

c) Algumas coisas morreram na sua família neste ano de 2012? O tempo, a estima, o respeito, diálogo, a esperança, o amor, a fé;

d) Muitas famílias estão de luto;

e) A família está em alvoroço – v. 38 – Há choro e pranto quantas lágrimas (algumas em oculto) em nossas casas;

3. O QUE FEZ JAIRO, O RESPONSÁVEL POR AQUELA CASA?

a) Procurou Jesus – v. 22; Deixou o preconceito,  o orgulho de lado venceu a vergonha, por ser o chefe da sinagoga, precisamos entender que o nosso ministério principal é com a nossa família;

b) Ele se Prostrou aos pés de Jesus – v.22; – deixou a vergonha de lado. Jairo se humilhou diante de Jesus. Ele se prostrou. Ele reconheceu que estava diante de alguém maior do que ele, do que sua religião, do que a própria sinagoga. Reconheceu o poder de Jesus. Ele se prostrou e nada exigiu, mas pediu com humildade. John Henry Burn diz que:  Não há lugar na terra mais alto do que aos pés de Jesus

c) Suplicou com insistência – v.23  Jairo não apenas suplica a Jesus, mas o faz com insistência. Ele persevera na oração. Ele tem uma causa e não está disposto a desistir dela. Não reivindica seus direitos, mas clama por misericórdia. Ver: (Salmo 50:15 – “invoca-me no dia da angústia: eu te livrarei, e tu me gloficarás”.

4. O QUE JESUS FEZ EM FAVOR DESTE LAR?

a) Jesus foi – v. 24 – Jesus está disponível para ir com você em sua casa, para soprar o Espirito de ressurreição e  vida.

b) Jesus deu-lhes uma palavra de ânimo – v.36; “Não temas, crê somente”. Era fácil para Jairo crer em Jesus enquanto sua filha estava viva, mas agora a desesperança bateu à porta do seu coração. Quando as circunstâncias fogem do nosso controle, também somos levados a desistir de crer.

c) Jesus tomou a menina (situação) pela mão – v.41;

d) Jesus restaurou-lhe a vida – v. 42

Conclusão:

Precisamos entender que segundo as escrituras sagradas Jesus é o mesmo ele não mudou e tudo o que Jesus fez na casa de Jairo, naquele dia, Ele pode fazer hoje na sua família.  Jesus trabalha em parceria com o homem a sua parte é lutar pela sua família a parte de Deus é operar o milagre da ressurreição.

Lideres comunique a programação da IBB/CZS:

- Dia 18 Relógio de 24h de Oração;
- Dia 21 Ceia do Senhor;
- 29 inicia Sala de PRÉ-ENCONTRO segunda e Terça, quinta e sexta as 19h na IBB/CZS;
- Dia 13 de março inicia Capacitação Destino, inscrição na secretaria da IBB
- Intercessão diária no templo;
- Culto Passos de Fé, Vigília;
- Rede de Jovens as 19:30h;
- Celebração às 19:15h;
- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;
- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários