O Encontro com Deus

março 9, 2016


Texto: Lucas 19:1-10

1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.

2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.

3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

4 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.

5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.

7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Introdução:

A nossa vida é feita de encontros e desencontros, hoje nós vamos meditar na história de um homem chamado Zaqueu, um homem publicano pecador que teve um  encontro com Jesus.

Essa é a nossa própria experiência, todos nós fomos  uma espécie de Zaqueu. Entretanto, Jesus nos encontrou e  nos convidou a estar com Ele.

O texto que lemos no cap. 19 do evangelho de Lucas, registra a ida de Jesus à cidade de Jericó.  Jesus passa uma única vez em Jericó. Mas esta passagem fica na história. Nesta única vez que o Senhor Jesus foi a Jericó, dois homens aproveitam a oportunidade: O primeiro foi cego Bartimeu e o  segundo foi o cobrador de impostos  Zaqueu. Diz a bíblia sagrada  que Zaqueu era de pequena estatura, aqui eu aprendo que a nossa vida é feita de oportunidades e decisões.

Quando Zaqueu viu a grande multidão que acompanhava Jesus, e ao avaliar sua condição física, entende que seria impossível ter uma “visão” satisfatória de Jesus. O que fazer para não perder a oportunidade de ter um encontro com Jesus? Zaqueu não desperdiçou aquela oportunidade, Jesus não iria voltar em Jericó. Existem oportunidades na nossa vida que são únicas.

Zaqueu sai da inércia, faz a sua parte sobe numa  figueira brava  que naquele momento se torna o palco de um dos mais belos encontros de um pecador com o Seu Criador.

1.  ZAQUEU UM EXPECTADOR OCULTO: Queria ver quem era Jesus v 3. Muitos querem ver Jesus. Até hoje as pessoas são curiosas a respeito dEle. Querem vê-Lo, mas sem muito compromisso. Com Zaqueu foi diferente, pois o texto descreve que Ele procurava. Os estudiosos das línguas originais dizem que esta palavra denota uma ação contínua. Mas é impossível alguém ficar oculto aos olhos do Senhor. É impossível um coração passar despercebido diante dEle quando pulsa com o desejo de conhecê-Lo.

2. ZAQUEU ESPERAVA VER JESUS PASSAR MAS: Zaqueu ficou olhando Jesus se aproximar e parar bem embaixo de onde estava. O que estava acontecendo? Jesus para e olha para sua direção entre as folhas. Jesus não passa. Ele não somente chega até Zaqueu, mas o vê e fala: Desce depressa! Uma alegria se espalha em seu coração e transborda, e um enorme sorriso aparece em seu rosto. Mais que depressa recebe Jesus Cristo em sua casa.

3.  A CONVERSÃO DE ZAQUEU: Enquanto uns murmuram criticando, Deus estava operando Sua obra no íntimo de Zaqueu. Esta obra operada por Deus em Zaqueu é tão poderosa que ele resolve tornar pública a sua decisão e começa a dizer palavras que revelavam sua decisão de fazer uma mudança radical em sua vida.

Zaqueu resolve mudar de vida, e decide restituir as pessoas que ele havia defraudado devolveria quatro vezes mais. Queria recomeçar sua vida com tudo acertado diante de Deus e dos homens.

Convenção fala de mudança de atitude e esta deve ser a atitude de todos que se convertem a Jesus Cristo, em todos os tempos e situações, independentemente de raça ou condição social.

4. A REAÇÃO E REVELAÇÃO DE JESUS: Foram poucas as confissões públicas de salvação como esta. José de Arimatéia e Nicodemos eram  crentes “agente secreto”, ninguém sabia de sua fé em Jesus, (João 19:38,39). A alegria de Jesus ao exclamar: (Hoje houve salvação nesta casa. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido. Nas palavras de Jesus aprendemos que:

1º -  Zaqueu era um homem perdido, isto é, não tinha salvação, era um candidato à condenação futura;

2º -  Zaqueu não era perdido para si mesmo, era uma ovelha perdida. Deus o perdera devido ao pecado que põe toda a humanidade em perdição eterna, pois “o salário do pecado é a morte”, (Rm. 6.23ª)  Ele estava perdido, note que este relato, não é uma parábola, mas um fato real nos dias de Jesus;

3º -  Com esta confissão de mudança da parte de Zaqueu, Jesus disse: hoje houve salvação, isto é, Zaqueu foi salvo;

4º -  Aprendemos também que Jesus Cristo está a procura de todos os que se perderam, para que também eles sejam salvos como Zaqueu.

CONCLUSÃO: Hoje poderá ocorrer a chegada de Jesus Cristo em algum lugar e encontrar alguém como Zaqueu, se for você não se demore, desça da tua posição e receba Jesus com alegria em teu coração

Ore com os pressentes e dê oportunidade para entregarem suas vidas a Jesus.

Líder: Fale sobre o Encontro com Deus e motive os discípulos a participarem.

Faça o apelo e consolide os novos, ore pelos visitantes.

Comunique a sua Célula a programação do mês de março da IBB/CZS

- dia 13  inicio da Escola Capacitação Destino, aula inaugural na Escola Valerio Caldas,  inscrições na secretaria da IBB.
- Sala de Pré-Encontro: dias segunda, terça, quinta e sexta-feira ás 19h na
- dia 11/03  Rede de Homens Noite das torcidas  ás 19h30 min na IBB
- dia 18  Rede de Mulheres Tema: As Quatro Estações ás 19h30 min l IBB- dia 20 – Ceia do Senhor ás 19h30min na IBB
- dias 25, 26 e 27 de março  Encontro com Deus Homens a maior experiência da sua vida Valor: R$ 140,00 na secretaria da IBB Vagas limitadas
-  Intercessão diária, Culto Passos de Fé, Vigília, Rede de Jovens
- Culto de Celebração  19h30min
- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13h AS 14h TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários