Vencendo através da Cruz – Parte 1

setembro 25, 2014


Vencendo através da Cruz – Parte 1

Marcos 15:21-24

Introdução

Começaremos a falar sobre o momento mais importante da historia: o martírio de Jesus na Cruz do Calvário por nossos pecados

1 – A Cruz de Simão

Simão estava passando pelo o caminho quando foi surpreendido com a ordem para ajudar Jesus a levar a cruz. Talvez tenha pensado: “Eu não tenho nada a ver com isso!”; ou mesmo: “Esta cruz não é minha!”.

Para Simão aquela cruz podia representar uma interferência na sua rotina diária; um estorvo, um contratempo, alguma coisa assim. Algo que podia contar como um acontecimento único, que não aconteceria novamente no dia seguinte.

Mas aquela cruz devia representar muito, mas do que parecia aos seus olhos. O seu comprometimento com ela era muito mais profundo do que lhe parecia. Aquela cruz era dele, sim; ele tinha tudo a ver com ela, assim como todos nós. Se aguem não merecia, esse alguém era Cristo.

Um certo Rufo é mencionado em Romanos 16:13. Sendo esse o mesmo mencionado no Evangelho de Marcos como o filho de Simão, então cremo na conversão de todo a família após esse evento.

Jesus morreu para levar a cruz de Simão e nossa também.

2 – Ele não se deixou interromper

Tentaram amenizar o sofrimento de Jesus, oferecendo-Lhe algo com efeito de um entorpecente. Acharam que Ele não suportaria tamanha dor; por isso, quiseram adormece-lo conforme fazia com outros em condições semelhantes. Mas ele não quis; não se deixou entorpecer. Ele não deixo a Sua dor aliviada para poder sofrer por nós, consciente de cada segundo de tormento, outrora destinado a nós.

Há muitas pessoas que ainda hoje buscam amenizar seus próprios tormentos de várias formas. Algumas se entregam à bebida; outros, às drogas; ou até mesmo ais relacionamentos ilícitos. Eles buscam fugir dos que os atormenta.

Jesus sabe o que isso significa, por que conhece o que é a dor. Mas Ele a enfrentou e a venceu, para que nunca mais ninguém tenha fugir novamente.

Ele sofreu cada segundo do nosso tormento para nos trazer alívio e paz.

3 – Suas vestes foram repartidas

Suas vestes representavam a Justiça de Deus em sua vida. Repartidas entre os soldados, significava a Justiça Divina oferecida ao homem pecador.

Quando Adão pecou no Jardim do Éden, ele foi despojado de vestimenta espiritual, de modo que ele reconheceu sua própria nudez, bem como a da sua esposa. Eles andavam nus e não se envergonhavam, conforme o relato bíblico. Porém, havia algo que os cobria: a glória de Deus. Assim que o pecado entrou em seus corações, eles foram despidos dessa glória e se envergonhavam do que viram. Suas vidas não refletiam mais o brilho da presença de Deus.

Mais Cristo foi despido de Sua glória, agora representada por suas vestes,  para devolver ao homem a dignidade outrora perdida por causa de suas transgressões.

Os que crêem em Seu Nome são declarados justos. Ele morreu para nos justificar.

Conclusão

Vimos que o sacrifício de Jesus no calvário se deu para que a nossa cruz fosse levada por Ele. Sua morte também livrou do tormento da alma as vidas que viviam fugindo do que as entristecia. Ele vestiu as nossas vestes de pecado e nos concedeu um novo manto de justiça. Fomos declarados justos por sua entrega de vidas por nós.

Aplicação

Identifique os comportamentos de fugas que você ainda estar adotando em seu cotidiano. Aproprie-se da verdade de que Jesus já levou seu tormento de alma para lhe dar um novo sentido de vida.

AGENDA SEMANAL

  • Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;
  • Intercessão diária no templo da IBB/CZS;
  • Quarta-feira Culto Passos de Fé;
  • Sexta-feira Vigília;
  • Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;
  • Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30hs AS 14:30hs de Segunda a Sexta;
  • Programa Jovens Radicais aos sábados 13:00hs

Líder direcione seus discípulos ao culto de celebração das células aos domingos.

Imprimir

Comentários