Andando em Novidade de Vida

junho 15, 2015


 

Texto: Marcos 1:16-20

INTRODUÇÂO:

A palavra “discípulo” significa “alguém que segue”. Jesus chamou e formou doze discípulos. Antes de subir ao céu, deu uma ordem a eles. Jesus sempre deixou bem claro que, para ser um discípulo dEle, seria preciso fazer uma renúncia. Ler: Lc 14:33. No texto que acabamos de ler, fala dos primeiros discípulos que Jesus chamou, eram Pescadores.

O texto diz que eles largaram as redes, o barco e o pai. Foram três renúncias, cada qual com um significado, que iremos tirar um ensinamento para as nossas vidas.

1 – As redes Eles eram pescadores, então a rede era o instrumento de trabalho. Elas podem significar o trabalho. Muitos, hoje, não têm tempo para Deus por causa do trabalho. Para seguir a Jesus não é preciso deixar o trabalho, é claro; o problema está quando ele toma o centro da vida. Tem pessoas que vivem para trabalhar e ignoram os demais valores da vida; como, por exemplo, o relacionamento com o cônjuge e os filhos. Isso resulta em lares infelizes, onde os filhos crescem sem amor, inseguros, rebeldes e emocionalmente desequilibrados.
 Mas, o pior, é que os valores espirituais são diretamente afetados. A filosofia humanista e capitalista coloca o trabalho em primeiro lugar, porque tudo gira em torno do dinheiro; e somos facilmente engolidos por esse sistema! É quando as pessoas dizem e pensam: “Não tenho tempo para Deus!” Mas, toda a felicidade começa em nosso espírito. Quem não faz renúncias para colocar o Reino de Deus em primeiro lugar, não é feliz. Ler: Mt 6:33

O BARCO – O barco representa tudo o que é material. Possivelmente era o bem de maior valor que possuíam. Precisamos renunciar os bens materiais. É claro que não significa ter que  vender tudo, mas é desprender-se no coração! Alguns não conseguem ou se recusam a seguir a Jesus porque tem seus olhos voltados apenas para o que é material. Suas coisas se tornam ídolos no coração. Ídolo é tudo o que toma o primeiro lugar, ou o lugar de Deus em nossa vida. (Lucas 12:34)
Certa vez um jovem muito rico chegou a Jesus e perguntou: “que farei para herdar a vida eterna?” Jesus lhe respondeu com outra pergunta: “sabes os mandamentos?” Ele respondeu: “Tudo isso tenho observado desde a minha juuventude”. Jesus poderia ter dito “Bem então está tudo certo, você já esta salvo!” Mas Ele sabia o que estava prendendo o coração do jovem, e disse: “Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me”. Isso foi duro demais para o jovem: Mas ouvindo ele esta palavra ficou triste, porque era riquíssimo (Lucas 18:18-13)
 É importante lembrarmos que a avareza nem sempre está ligada  à riqueza. Alguém de menos recursos pode ser mais materialista do que o que tem mais.

O PAI – A terceira renúncia foi o pai. Possivelmente este seja a mais difícil. O que ele representa? As pessoas que nos cercam, familiares, parentes, amigos, etc. Mais uma vez, não se trata aqui de abandoná-los, ou assumir uma atitude de exclusivismo e arrogância pensando ser mais santo do que eles, mas entender que o relacionamento com Deus é prioridade acima de todos. Nele fundamentamos os demais relacionamentos.
Algumas pessoas, por exemplo, não seguem a Jesus porque o maridop não deixa; maridos não O seguem porque acham que a esposa não vai gostar; filhos não O seguem porque os pais não vão permitir, ou porque os colegas vão criticar e fazer chacota, etc. Jesus fala em Mateus 10:37. Cada um vai responder pessoalmente diante de Deus. A escolha é pessoal e individual.
Existe um ditado que diz: “É fácil andar com Jesus no peito, o difícil é ter peito para andar com Jesus”. De fato, é uma renúncia!

UM ESTILO DE VIDA – Aqui está um segredo do cristianismo! Eu apenas me rendo, Deus faz o resto. Um morto não pode se auto-ressuscitar; alguém tem que fazer isso por ele. Jesus estava morto, e quem O ressuscita foi o Pai. É Ele também quem nos ressuscita, que coloca em nós o Seu Espírito Santo. Renunciar é o mesmo que se esvaziar para que Ele possa entrar! Se renunciei minha própria vida, eu não vivo mais e Ele passa a viver a vida dEle através de mim. Isso é o que distingue o cristianismo de qualquer outra crença ou religião.
Toda religião consiste em dogmas, mandamentos, regras, cargas impostas pelos homens. Mas o cristianismo não é uma religião, é um estilo de vida. Cristianismo não é viver debaixo de regras e mandamentos para tentar ser uma boa pessoa. Não é se esforçar para ser como Jesus, mas é morrer para si mesmo para que Jesus viva a vida dEle mesmo através de nós. Isso faz toda a diferença! (Gl 2:19-20)
 Quando alguém diz: “ A minha religião não permite…”, é porque ainda não nasceu do espírito, não recebeu a natureza divina. Os religiosos agem como um cachorro que, só não morde porque está preso. Ele continua tendo a natureza de cachorro; se puder se soltar vai fazer o que é próprio de sua natureza. Deus não nos criou para vivermos amarrados por uma religião e continuar com a natureza pecaminosa dentro de nós. Ele já nos libertou. È proibido proibir! Quem tem a natureza do deus Santo não precisa mais de leis nem de proibições pois o padrão dEle, que habita em nós, é infinitamente maior do que qualquer mandamento.
Sou transformado de dentro para fora. Faço ou não faço algo, não porque não posso, mas porque não quero.

CONCLUSÃO:  Viver em novidade de vida, é deixar fluir a vida de Deus através de nós. É uma vida fascinante, uma verdadeira aventura. É ser verdadeiramente livre. Ser livre não é fazer tudo o que todo mundo faz, mas é poder fazer escolhas. Quando posso fazer de tudo, mas tenho o poder para decidir e fazer o que quero, então sou livre. Isto é ter personalidade. Novidade de vida é ter personalidade, é andar no sobrenatural, permitindo a natureza de Deus fluir através de nós. O querer dEle está em mim! (Mateus 10:39)
Decida hoje mesmo viver em novidade de vida!

Líder faça o apelo e consolide os novos, e encaminhe toda sua Celula para o nosso culto de celebração.

 

Lideres comunique a programação da IBB/CZS:

Campanha do Terreno #EuFaçoParte300 valentes

23 - Rede de Homens

26 –  Macro Discipulado com Pr. Agostinho Ribeiro

28 – Ceia do Senhor

30 - Rede de Mulheres

Intercessão diária no templo;

- Culto Passos de Fé, Vigília;

- Rede de Jovens as 19:30h;

- Celebração às 19h30min;

 

 

Imprimir

Comentários