Enfrentando as adversidades na caminhada

agosto 13, 2014


Texto: Lucas 9.57-58

Quebra-Gelo: Você já fez algum voto a Deus que não honrou ou que teve dificuldade de honrá-lo?
Lider, favor explicar para os discípulos o que é um voto.

Introdução:

É muito comum que as pessoas tomem decisões de seguir a Jesus de Nazaré no calor das emoções e que depois não consigam se manter nelas. O Proverbista Salomão diz em Eclesiastes há um versículo que nos alerta para não sermos precipitados em fazermos promessas a Deus (ou votos) que, depois, não consigamos cumprir. A Bíblia diz que é uma tolice fazer votos que você não conseguirá cumprir (Ec 5.2-5), precisamos  ser prudentes nos votos.

O texto bíblico acima conta que no caminho para Jerusalém, certo homem de quem não somos informados sequer do nome, disse a Jesus: Eu te seguirei por onde quer que fores (v. 57). Sabemos o que aguardava Jesus em Jerusalém, pois aquela era sua última viagem antes da crucificação. Também sabemos que foram poucos os discípulos que permaneceram próximos a Jesus durante sua prisão e crucificação. Ao fazer tal afirmação, certamente, aquele homem não sabia bem o que dizia.

1) Para seguir Jesus é preciso ter fé autêntica! O Apostolo  Lucas não revela o nome do homem, Sabemos que ele também estava a caminho para Jerusalém, mas não há nada no texto que nos leve a pensar que ele fosse um seguidor de Jesus. Ao contrário, se o fosse, Lucas registraria. Provavelmente fosse um simples simpatizante da fé. Alguém que, empolgado pelas histórias que corriam sobre o poder de Jesus, decidiu apresentar-se a Ele.

Em Lucas 8.1, encontramos a Parábola do Semeador, onde Jesus explica sobre pessoas empolgadas, que prontamente se dispõem a viver para Deus, mas que não têm perseverança nesta disposição: Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade…. As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. (Lc 8.6 e 13).

Como saber se o que move uma pessoa é fé autêntica ou empolgação? Deus é capaz de saber, nós não; somente quando vêm provações é que sabemos.

Será que Jesus acredita na sua fé? O evangelista João nos conta um fato que exemplifica o que estamos estudando. Em João 2.23-24, temos a informação de diversas pessoas em Jerusalém que creram em Jesus. Porém, Jesus não se confiava a eles. O que quer dizer isto? João escreveu que Jesus sabia do que se passava nas pessoas e as conhecia. Ele não confiava naquelas pessoas porque sabia que a “fé” que diziam ter não resistiria a provas.

Interessante que a expressão “não se confiava a eles” significa literalmente “não aceitava ser fiador deles”.  De quantas pessoas você aceitaria ser fiador hoje? Assunto difícil este! Pois será que Jesus é fiador da sua fé?

Raposas, tocas; aves, ninhos. A resposta que Jesus deu ao homem entusiasmado a princípio parece enigmática. As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos… Raposas lembravam a família de Herodes, que governava a Palestina desde antes de Jesus nascer (Ler Lc 13.31-32).

Assim, Jesus faz aquele homem observar que, aparentemente, havia segurança para quem seguisse herodianos ou romanos. Pois, segundo Ele, o Filho do homem não tinha onde reclinar a cabeça. Ou seja, a segurança que Jesus nos dá só existe no nível da fé autêntica.

Conclusão: Aproveite este momento para levar seus discípulos a declarar ao Senhor que a fé autêntica é o que os leva a se apresentarem a Ele. Ajude-os a orar e declarar ao Senhor que confiam nEle, que O seguirão e servirão por toda a vida. E que provação alguma fará a fé morrer em seus corações.
Dê oportunidade aos novos de confessarem a Jesus como Senhor e Salvador.
AGENDA SEMANAL

- Intercessão diária no templo da IBB/CZS;

- Culto Passos de Fé;

- Vigília;

- Culto de Celebração das células aos domingos 19h30;

-  Rede de Jovens aos sábados as 19:30h;

- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13:30H AS 14:30H de Segunda a Sexta;

- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM DAS 13H AS 14H TODOS OS SÁBADOS.

Imprimir

Comentários