Escolha ser Fiel a Deus

março 10, 2021


Texto: Salmos 119:30  Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.

Quebra-Gelo: Lider inicie esta ministração fazendo uma pergunta:

Quantos aqui podem se lembrar de uma decisão que tomaram e da qual se arrependeram depois.

Lider você poderá dar oportunidade para que alguém compartilhe sua experiência. É importante ressaltar se a pessoa teve chance de voltar atrás e também se teve prejuízos por causa da decisão precipitada.

Introdução:

Todos nós  somos vítimas das escolhas que fazemos. Escolhas erradas podem causar prejuízos enormes para nós e para outros. Escolhas mudam o nosso futuro e influenciam até na Eternidade.

O texto que lemos no livro dos  Salmo 119:30 fala de uma escolha: escolhi o caminho da fidelidade. Este texto nos faz reconhecer que cada um de nós recebeu o direito de escolher. Isto é chamado na teologia de livre arbítrio. A liberdade de escolha.

Fidelidade é uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, em quem se pode acreditar.

A bíblia apresenta o próprio Deus como o modelo de fidelidade: - e vi o céu aberto, e eis um cavalo branco, e o que estava montado nele se chama fiel e verdadeiro…  Ap 19:11.

O apostolo Paulo fala em Gl 5:22:23 dos frutos do Espírito que são eles: a fé,  o amor, fidelidade, mansidão, temperança…

Deus está procurando Homens e Mulheres, discípulos que possam produzir estes frutos.

 Mas eu quero meditar hoje sobre a fidelidade que é um dos frutos do Espírito. Como já falamos anteriormente fidelidade é atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume é a característica de quem é leal, confiável… E  ai eu te pergunto você é fiel a Deus? Ou melhor, dizendo: Até onde você está disposto a ir com Jesus Cristo? Até quando você será fiel a ele? Ser fiel a Deus no meio das bênçãos é muito fácil.  Todo mundo quer ser fiel na bonança, na prosperidade, na hora de receber o milagre. Mas Jesus espera  de nos que sejamos fiéis também no momento da dificuldade.

Fidelidade é a qualidade de quem possui fé, é a qualidade de ser cheio de fé, e ser cheio de fé é o grande tema da Bíblia.

Na verdade fé e fidelidade são palavras bem parecidas uma com a outra, Fidelidade é a principal característica de quem possui fé.

A fé que não conduz o crente à fidelidade, não tem valor nenhuma para a prática na vida cristã, portanto é uma fé morta.

Foi isto que Tiago quis dizer quando disse que a fé sem obras é morta Tg 2.14-26, ou seja, a sua fé tem que mostrar fidelidade.

O crente que possui uma fé verdadeira ele é fiel, fiel a  Deus, fiel a sua família, a sua igreja, aos seus amigos, aos seus estudos, a sua vida profissional, etc.

1 – A  FIDELIDADE A DEUS É UMA ESCOLHA

Já aprendemos que Toda escolha tem consequências. Escolher obedecer a Deus e ser fiel a Ele é o melhor  coisa  que podemos buscar. Em Dt 30:19-20Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora, escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, para que vocês amem o Senhor, o seu deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a Ele

o Senhor Deus foi claro em dizer que os israelitas deveriam escolher: obediência, vida e bênção ou rebeldia, morte e maldição.

Isto é tão sério que ainda no deserto o Senhor Deus ordenou a Moisés que preparasse uma cerimônia que deveria acontecer assim que o povo se instalasse na Terra Prometida, em Canaã.

Era para colocar todo o povo num vale, no meio do território, entre os montes Ebal e Gerizim. Em Dt 11:26-29, o Senhor explica que aquela Cerimônia era para deixar bem claro ao Povo que a bênção e a maldição dependeria das escolhas. As maldições causadas pela escolha da desobediência seriam lidas pelos líderes sobre o Monte Ebal. As bênçãos resultantes da obediência seriam lidas pelos líderes sobre o Monte Gerizim. E o povo estaria entre os dois montes.

2 – JESUS ESCOLHEU SER FIEL

Você acha que Jesus poderia ter desistido de passar pelo Calvário? Lá no Jardim do Getsêmane Ele teve a oportunidade de desistir. E perseverou no Caminho da Fidelidade ao Pai. Somos beneficiados pela escolha que Ele fez. Glória a Deus, Aleluia.

Josué nos deixou um testemunho muito abençoador. Em Josué 24:15Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor.

Escolher servir a Deus é a melhor decisão. Ela resulta em bênçãos imediatas,   como a nossa salvação que é passar a eternidade com o nosso Deus.

Escolher ser fiel a Deus significa decidir fazer uma ALIANÇA com Ele. Fiel é quem tem uma aliança para guardar. O que o Povo de Israel ouviu no vale entre Ebal e Gerizim foi a leitura dos termos da Antiga Aliança. Eles deveriam decidir entre fidelidade ou desobediência.

Hoje, temos uma NOVA ALIANÇA, através de Jesus Cristo. Nos tornamos filhos de Deus através da nossa entrega de vida a Jesus Cristo. Esta é a decisão mais importante que alguém pode ter.

Que todos saiam desta célula com uma aliança de FIDELIDADE com o Senhor.

CONCLUSÃO:

Dê oportunidade para as pessoas de sua célula se posicionarem diante de Deus e declararem sua escolha. Ore com eles e declare a decisão de servir ao Senhor com fidelidade.

DESAFIOS.

LIDER peça para todos discipulo da célula baixar o app da igreja Batista do Bosque/CZS e acompanhar  a programação da IBB/CZS:

Atenção: Crianças e  Idosos (60 anos) e pessoas do grupo de risco, e que apresente sintomas de gripe ou resfriado  devem acompanhar nossos  nossos cultos on line.

  1. Plano 40  das 05 ás 06h no templo;
  2. Por motivo do Decreto Governamental onde estabelece Lockdown no finais de semana e feriado, nosso Culto de Celebração será nas Sextas-Feiras ás 19h,
  3. Dia  15 de Março será a  Ceia do Senhor inscrições pelo app
  4. dias 17 e 18 de Abril   aniversario de 12 anos  da IBB CZS  Algo Novo com Lukas Agustinho e banda, inscrições no app
  5. 13 e  14 de Maio Conferencia de Casais (A arte de permanecer casados e Felizes) com Pr. Mac Anderson vagas limitadas inscrições no app.

Imprimir

Comentários