JEOVÁ-ROHÍ O SENHOR É O MEU PASTOR

abril 13, 2015


JEOVÁ-ROHÍ O SENHOR É O MEU PASTOR

Salmos 23

1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Quebra-Gelo: Pergunte para os discípulos e para os visitantes: Qual o Salmo mais conhecido da bíblia?

 

Introdução

 

É sobre este que iremos ministrar na sua vida. O  Salmo 23 é o mais conhecido em todo o mundoo mais lido, o mais recitado de todos, mas será que todas as pessoas que conhecem o Salmo 23, conhecem também o Pastor do Salmo?

O salmista Davi teve a plena convicção de quem era o Senhor para ele, Como ele diz aqui, “Jeová Rohi” – expressão hebraica, traduzida por “o Senhor é o meu Pastor. Davi conhecia o Senhor Deus como pastor, como o seu pastor.

Nós  precisamos conhecer a Deus também por este ângulo é muito importante saber que o Senhor é o nosso Pastor. Porque como tal, Ele sempre nos guia pelo caminho certo! Ele nos defende do inimigo com a Sua vara.

Ele nos puxa para mais perto de si com o Seu cajado, ora para nos acariciar e para também, quando necessário, nos disciplinar…

Ele não nos deixa desidratados, pois nos leva às águas de descanso.Ele não nos deixa desnutritos, porque comemos dos seus pastos verdejantes.

Enfim, Jeová Rohí nos apascenta, nos cura, nos faz repousaro Senhor nosso Deus é, verdadeiramente, o Bom Pastor!

Agora, para que possamos nos beneficiar das palavras proféticas contidas neste Salmo, nós também precisamos ter a mesma certeza, a mesma convicção que Davi teve.

Convicção  de que somos ovelhas do Senhor e que Ele é o nosso Pastor.

Precisamos ter uma convicção que nos leve a declarar como o Sábio Salomão:  “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu” (Ct 6.3). Uma convicção tal que sejamos levados a dizer: “O Senhor é o meu Pastor”.

Porque todo este Salmo sóéreal, só faz sentido, para pessoas, que por assim dizer, tornaram-se ovelhas, e Deus o Pastor delas.

há duas questões que precisamos aprender neste Salmo:

A primeira lição é:

 

  1. O Salmista Declarou ser ovelha do Senhor

A pergunta é: Você já se certificou de ser ovelha do Senhor?

A maneira de como você vive  pode certificar se você é uma ovelha de Deus ou não, as ovelha é  uma pessoa que pertence a Deus e que é guiada por Ele,  é verificando se o seu coração, traz as marcas do Senhor, como o seu legítimo dono.

Porque todo rebanho tem a marca do seu dono, elas ficam tatuadas no couro, são gravadas a ferro quente, estão lá, para certificar que aquele animal é de propriedade deste ou daquele senhor.

O Apóstolo Paulo declarou aos gálatas: “…trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus” (Gl 6.17).

Para você dizer “O Senhor é o meu Pastor”, você precisa ter se tornado ovelha dEle.

Aí, então, poderá declarar: “Jeová Rohí – O Senhor é o meu Pastor”.

A  segunda lição que precisamos aprender :

 

2. O Salmista Declarou Que nada iria lhe Faltar

Se pararmos para pensar no nosso dia-a-dia, costuma faltar tantas coisas: as vezes falta dinheiro, falta trabalho, faltam amigos, falta gasolina, falta gás, luz, falta água etc.

Para algumas pessoas, falta o marido ou esposa, para outras, falta saúde, enfim, no dia-a-dia é bastante comum passarmos falta de muitas coisas.

Queridos, será que o salmista Davi exagerou na declaração que fez?

Será que esta parte da Bíblia “nada me faltará” significa mesmo “nada me faltará”? Aqui ele se manifesta como o provedor.

Sendo Deus o nosso Pastor, o que é que não vai faltar para nós?

No v.2, aprendemos que, em primeiro lugar, como Bom Pastor que é, Deus não deixará que nos falte o Seu cuidado.

Aqui no v.2 está escrito, que Jesus sempre levará as suas ovelhas a pastos verdejantes, a águas tranqüilas e a um bom descanso a fim de que o vigor delas, a força delas, seja restaurada.

Então, veja: este pastor, que o Senhor Deus é, cuida com muito zelo de cada ovelha do Seu rebanho.

Mas ela diz: “Jeová Rohí – o Senhor é o meu pastor e nada me faltará… Não vai me faltar o cuidado de Deus”. Aleluia!!

Outra coisa que Jesus não deixará que falte às Suas ovelhas, é a direção. Deus mesmo é quem guia as Suas ovelhas…

O v.3 diz que Jesus guia as Suas ovelhas nas veredas da justiça, isto é, pelos caminhos certos.

Como rebanho dirigido pelo próprio Senhor, guiado pelo próprio Deus, nós nunca entraremos num beco-sem-saída, nós nunca ficaremos perdidos – porque o Senhor nosso Deus, somente nos guia por veredas da justiça.

O pastor usa duas ferramentas para disciplinar as ovelhas: O cajado e a Vara. A Vara é comprida e com um ponto de interrogação na ponta, e com ela o pastor livra as ovelhas de ficarem presas a arbustos ou espinheiros. O cajado serve para que a ovelha não vá aonde não lhe é permitido. Em uma briga ou quando está a ponto de se desgarrar, o pastor lança o cajado sobre ela e a assusta.

A ovelha é um animal totalmente domesticável, tanto que ela apenas segue a seu pastor, se outro a chamar ela não atenderá e o mais interessante: ao contrário do gado que se grita atrás dele para que ele ande, no caso da ovelha o pastor deve ir a frente, chamando-a, mostrando o caminho que deve seguir.

O v.4 fala que a ovelha de Jesus, mesmo quando andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto, ela não temerá o perigo, porque o Senhor estará ali com ela!

Portanto, esse verso diz que o Senhor não deixará faltar orientação nenhuma ao Seu rebanho, porque Ele mesmo, estará com cada uma das Suas ovelhas.

Agora não esqueça: ovelha longe do aprisco, se torna presa fácil do lobo, por isso não podemos faltar célula, discipulado, cultos.

Outra coisa que o Senhor, nosso Bom Pastor, não deixará faltar às Suas ovelhas, é: a Sua Presença.

As ovelhas, o salmista Davi sabia, elas estavam sempre sujeitas a cair num vale, estavam também sempre sujeitas aos ataques de animais ferozes, e por serem muito frágeis, então, necessitavam de defesa e de proteção constantes.

Um dos fatos mais estranhos com relação às ovelhas, é que são animais extremamente sensíveis,  é quase impossível fazer com que uma ovelha se deite, a menos que se satisfaçam quatro condições: que elas estejam plenamente tranqüilas, sem temores, que não hajam atritos com outras ovelhas que não hajam moscas importunando,  e que não estejam com fome.

Enfim, uma ovelha somente se deitará se ela estiver em plena segurança, sem temores, sem tensões e sem fome.

pessoas que são ovelhas de Jesus, não deixaram de ser pessoas comuns e frágeis, mas, porque agora são do rebanho de Jesus, (elas são alvo predileto do diabo – sofrem ataques).

Não podemos poupar o lobo, por que  senão iremos  sacrificar as ovelha.

Ah! é lindo o momento em que Davi, diz neste Salmo 23, “Tu estás comigo!”

Porque nada tranqüiliza mais uma ovelha do que a presença do pastor junto a ela.

Conclusão

Assim se dá com o rebanho de Deus, a presença de Deus tira o medo, tira o pânico, tira o receio do desconhecido.

E que ouçam os nossos inimigos… que ouçam todos os espíritos de medo, de pânico, de intranqüilidade… Que todos ouçam em alto e bom som, o que nós afirmamos: O Senhor nosso Deus está conosco – Jeová Rohíé o seu nome e de nada, absolutamente nos faltará.

Vale a pena fazer parte do rebanho de Deus, porque Ele realmente é o Bom Pastor:

Líder faça o apelo e consolide os novos.

 

AGENDA SEMANAL IBB/CZS

  • Culto passos de fé, Quarta-feira às 19:30min no templo da IBB/CZS;
  • Rede Jovens Radicais, Sábado às 19:30min no templo da IBB/CZS;
  • Revolução 300,
  • Campanha da aquisição do terro para o nosso templo;
  • Intercessão de Segunda à Sexta-feira, 06:00hs/7:00hs e as 18:00hs/19:00hs
  • Rede de Casais – Nossa historia – dia 14 de Abril, no templo da Igreja Batista do Bosque as 19:30min;
  • Pr. Marquinhos Meneses do Rio de Janeiro, ministério dose de animo, entrada gratuita 17 de Abril de 2013;
  • Aniversário da Igreja Batista do Bosque, 24, 25, e 26 de Abril com o Pr. Rodrigo Santana e ministério de louvor GAD de Rio Branco/Ac

 

Líder direcione seus discípulos ao culto de celebração das células aos domingos

 

Imprimir

Comentários