Jesus quer habitar na sua casa

janeiro 18, 2016


Texto Base: Lc 19:2-10

2 Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. 3 Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. 4 Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. 5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. 6Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. 7 Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um pecador”. 8 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. 9 Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. 10 Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.Você já se encontrou a fazer perguntas assim:

Introdução:

Existem algumas indagações que muitas vezes fazemos e até questionamos a nós mesmos:

Por que não consigo viver em paz na minha própria casa? Por que há tantos problemas em meu lar? O que faço para ter paz em meu lar?

Realmente parece que temos que vencer muitas barreiras para conseguir um lar de paz. Às vezes pensamos que isso é impossível,  ou nos acostumamos a viver sofrendo, e não paramos para tentar resolver os problemas, talvez você já tentou de tudo, mais nada mudou. Precisamos entender que, o projeto de Deus é para nossa casa, para nossa família e somente a presença de JESUS pode trazer paz completa para nosso lar.

O texto que lemos no Cap 19 de Lucas,  fala de Zaqueu chefe dos cobradores de impostos, era como se Zaqueu fosse o Secretário da Fazenda do Município de Jericó. Havia tornado-se rico porque recebia uma porcentagem de toda a arrecadação. Zaqueu era homem de rico. Sua fortuna consistia em jóias, roupas, imóveis, Zaqueu era rico materialmente e pobre espiritualmente.

Sua posição lhe permitia caminhar pelas ruas e fazer as pessoas tremerem por causa de seu poder e autoridade. Tinha um elevado nível social e gozava do respeito da classe alta. Além do mais, Zaqueu morava na conceituada “Cidade das Palmeiras” Jericó. Esta cidade era rodeada por um verde exuberante e possuía uma rara beleza natural. Jericó era, também, um grande centro comercial. E como ali estivesse o escritório da alfândega, Jericó era a morada de muitos publicanos, cobradores de impostos.

Zaqueu era israelita, e por causa de sua profissão era odiado por seus irmão. Ele negou sua pátria e foi cobrar impostos dos israelita para o governo romano, Zaqueu  Era considerado um traidor.

Por trás daquele pequeno gigante, achava-se uma indefesa criança, carente de amigos, de dignidade; carente de respeito, de aceitação. Por trás daquela armadura de guerreiro, havia um homem temeroso, um pai carinhoso, um esposo dedicado. A vida de Zaqueu não era assim como todos imaginavam. Ele não era aquele homem durão que todos imaginavam. Sabe de uma coisa? As pessoas não são aquilo que aparentam ser. E Deus sabe disso. E por isso, de alguma maneira, Ele tenta chegar até o coração delas.

Zaqueu tinha muitas restrições e dificuldades, mas não ficou chorando ou lamentando, apenas enfrentou suas debilidades e conseguiu trazer o Senhor da Paz para dentro da sua casa. Conhecemos muitas famílias que cansadas de lutar sozinhas, buscaram a ajuda de Deus e foram transformadas.

Lições que podemos  aprender com a história de Zaqueu?

1 -  Para mudar nossa vida, precisamos tomar uma decisão e  fazer a nossa parte.
Ele não viu impedimentos na sua pequena estatura, mas criou meios para superá-la subindo em uma árvore. Antecipou-se à passagem de Jesus;
2 – Deus sempre está vendo os nossos verdadeiros esforços.
Pode ser que nunca tenha havido paz em sua casa, pois achava que Deus não via seus esforços. Ele sempre vê. Ele corresponderá todas as nossas iniciativas em busca de sua presença;
3 -  Jesus está preocupado com você e não com seus pecados.
Quando Ele está perto, naturalmente encontro forças para confessar e deixar o pecado. Ele não te condena, pois morreu para pagar seus débitos com Deus;

Conclusão:

Os esforços de Zaqueu foram importantes para que houvesse salvação em seu lar. Ele buscou meios para ver a Jesus, recebeu o mestre em sua casa, confessou seus pecados. Não devemos ficar esperando por outras pessoas da nossa família, pois a mudança começa em nós. Receber Cristo em nossa casa é uma decisão que implica em  mudanças. Deus não quer somente perdoar seus pecados. Ele quer   transformar a nossa vida e entrar na sua casa através de você. Mas para isto acontecer,  Ele quer que você desça agora da árvore das tentativas frustradas de mudar a sua vida na força do seu braço, Ele quer que você desça agora da árvore das fracassos, das decepções.

Hoje, Deus quer pousar em seu coração. Há um lugar para Ele em seu coração? Ou existem outras prioridades em sua vida? Lembre-se que desde a eternidade você é a única prioridade de Deus.

Líder ore,  com os pressentes e dê oportunidade para entregarem suas vidas a Jesus.

Faça o apelo e consolide os novos, ore pelos visitantes.

- Líderes Comunique a sua Célula a Programação da IBB/CZS:
- Intercessão diária no templo;
- Culto Passos de Fé, Vigília, Rede de Jovens;
- Celebração às 19h30min;
- Programa da IBB CZS Vivendo em Fé RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13H36min ás 14h:36min de Segunda a Sexta;
- PROGRAMA DA REDE DE JOVENS, CONEXÃO JOVENS RADICAIS RADIO INTEGRAÇÃO 99.9 FM das 13h às  14h Todos os sábados.

Imprimir

Comentários